Vivo amplia projeto de geração distribuída de energia e prevê a construção de 83 usinas em todo o país

September 06, 2021 | Categoria: Energy

Por Nicole Wey Gasparini, do Um Só Planeta

 

A empresa de telecomunicações Vivo irá expandir seu projeto de geração distribuída e ampliar de 70 para 83 o número de usinas de fontes solar, hídrica e de biogás, que serão implantadas em todas as regiões do Brasil até 2022, com 11 parceiros pelo país. Desde 2019, 100% do consumo de energia da empresa vem de fontes renováveis, obtidas tanto por geração distribuída, quanto no mercado livre e por meio da aquisição de certificados de energia, os I-RECs (International Renewable Energy Certificates).

Ainda este mês, a Vivo irá...

Continuar Lendo

Ministro pede esforço de todos para enfrentar a crise hídrica.

September 02, 2021 | Categoria: Energy

MAURÍCIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque afirmou em seu segundo pronunciamento em rede nacional em menos de três meses que a situação se agravou. E por esse motivo indicou a necessidade de um esforço de todos os consumidores para que economizem energia elétrica visando evitar problemas no horário de ponta do sistema.

Em discurso de cerca de cinco minutos, ele afirmou novamente que os recursos mais caros estão sendo utilizados para garantir o abastecimento e negou a possibilidade de racionamento. O ministro destacou que o governo vem tomando medidas como as anunciadas nesta terça-feira, 31 de agosto, mas não citou nominalmente a elevação dos valores na nova classe d...

Continuar Lendo

Energias renováveis mantêm crescimento e abrem vagas durante a pandemia.

September 02, 2021 | Categoria: Energy

Fonte: Folha de S.Paulo – Revista Grandes Construções.

 

No terreno que um dia abrigou as Cavalariças Imperiais, perto da Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro, hoje se constrói uma usina solar para abastecer o Museu Nacional, que passa por um processo de reconstrução após o incêndio de 2018.

O projeto de geração de energia dentro de área urbana é um retrato do crescimento do mercado de energias renováveis no país, que passou quase sem sentir os efeitos da pandemia e prevê aceleração após a aprovação de marco regulatório em discussão no Congresso.

O texto estabelece regras para o funcionamento da chamada geração distribuída, neg...

Continuar Lendo

Previsão de crescimento das térmicas abre espaço para desenvolvimento tecnológico nacional.

August 30, 2021 | Categoria: Energy

LACTEC OFERECE DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

Muito tem se discutido sobre a inserção de usinas térmicas na matriz brasileira para dar mais segurança energética ao país, diante das previsões de agravamento das crises hídricas e de crescimento do mercado de gás natural. O Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE 2030 – considera a inflexibilidade termelétrica e integração gás-eletricidade como um dos cenários dentro das “visões de futuro para o parque gerador de energia elétrica”.

Especialistas do Lactec – referência em soluções tecnológicas para o setor elétrico – avaliam que o aumento da contribuição da fonte termelé...

Continuar Lendo

Setor energético em transformação exige lideranças inovadoras.

August 27, 2021 | Categoria: Energy

Fonte: Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

 

O sistema elétrico no Brasil encontra-se em um momento de transformações expressivas: cada vez mais pulverizado e diversificado, com o surgimento e a expansão de várias matrizes energéticas, além de registrar o crescimento contínuo do mercado livre de consumo, aliado a clientes mais exigentes e conectados.

Tudo isso tem exigido um aumento da profissionalização das empresas e potencializado o desafio das lideranças. “O que era um aspecto apenas governamental, agora conta, por exemplo, com muitos fundos de investimentos estrangeiros. Então, como liderar nesse segmento complexo e tecnicista, garantindo, ao mesmo tempo, a inovação e a inclus&atild...

Continuar Lendo

Para retomar lucratividade, AES Brasil mira na diversificação do portfólio com foco em eólica.

August 06, 2021 | Categoria: Energy

ROBSON RODRIGUES, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO

Em entrevista à Agência CanalEnergia, a CEO da AES Brasil, Clarissa Sadock, avalia que o segundo semestre de 2021 foi de “muitas emoções para a companhia” para conseguir equalizar as contas, fazer frente às dificuldades impostas pela crise hídrica e administrar novas aquisições em geração eólica e solar a fim de diversificar o portfólio.

A empresa teve um resultado positivo, mas com os lucros bastante afetados pelo agravamento da crise hídrica e aumento das compras de energia para equacionar a situação do balanço energético. Entretanto, Sadock avalia aquisições de novos complexos eólicos e solares e novos PPAs red...

Continuar Lendo

Tecnologia aperfeiçoa prevenção de corrosão em estruturas de aço.

August 06, 2021 | Categoria: Engineering

Fonte: Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

 

Desenvolvida para qualquer setor que tenha aço em seus projetos, a tecnologia Anodo Passivar promete reduzir o gasto no combate à corrosão em cerca de 65%.

Alimentada por energia elétrica, a técnica utilizada no serviço de passivação – como é chamada a proteção das superfícies na manutenção de estruturas de aço – emite micropulsos elétricos para criar uma película protetora de elétrons, que blinda o aço da ação destrutiva da corrosão.

Podendo ser monitorada remotamente, a solução modular permite proteção de qualquer metragem, a um custo muito infe...

Continuar Lendo

Tecnologia ajuda concessionárias na primarização de O&M na geração eólica.

August 05, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Apesar do crescimento em ritmo acelerado, a geração de energia eólica tem enfrentado alguns desafios e um deles é relacionado a sua gestão de operação e manutenção (O&M). É o que aponta a AQTech, empresa especializada em soluções inovadoras para monitoramento e diagnóstico de ativos dos setores de energia hidráulica e eólica.

De acordo com a companhia, o monitoramento e manutenção do grande volume de ativos é um desafio tanto para quem terceiriza essa operação quanto para quem faz a primarização da O&M sem as ferramentas adequadas. Tradicionalmente, os próprios fabricantes das unidades geradoras ficam responsáveis por sua manutenç...

Continuar Lendo