Solar Group lança nova linha para fixação de painéis fotovoltaicos.

December 01, 2020 | Categoria: Energy

A Solar Group anunciou o lançamento de uma nova linha de perfil e grampos para fixação de painéis fotovoltaicos em telhados, eliminando a necessidade de furos na estrutura para instalação e atendendo a todos modelos de geradores instalados em residenciais, comércios e indústrias, com espessuras de 30, 35 e 40 mm, informa a companhia.

Chamada de linha Smart, a tecnologia aplicada nos produtos também facilita a manutenção e o ajuste do sistema projetado no telhado, acompanhando a evolução dos kits solares disponíveis no mercado e marcando a estratégia da compan...

Continuar Lendo

GreenYellow prevê emissão de 36 mil I-RECs até o fim do ano.

December 01, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A GreenYellow, especializada na implantação e operação de usinas fotovoltaicas, comercialização de energia e eficiência energética, anunciou que espera obter 36 mil certificados I-RECs (International Renewable Energy Certificates – Certificados Internacionais de Energia Renovável) no Brasil até o final de 2020, representando quase quatro vezes a quantidade de 2018.

A empresa tem submetido nos últimos três anos parte da produção de suas plantas solares à homologação e aguarda ainda para este ano mais de 90 mil I-RECs eólicos, via parceria com outros geradores. Segundo Gabriel Vibert, diretor de estratégia e inovação, a iniciativa de comprar os I-RECs evidencia a ...

Continuar Lendo

Vale vai usar rejeitos da mineração para produzir material de construção civil.

November 23, 2020 | Categoria: Engineering

Fonte: O Estado de S.Paulo – Revista Grandes Construções.

 

Responsável por dois dos maiores desastres ambientais do Brasil (Mariana e Brumadinho), a Vale tenta encontrar novos destinos para os rejeitos da mineração e desafogar suas barragens.

A mineradora inicia nesta semana um projeto-piloto que visa transformar esse material em produtos para a construção civil, como blocos de concreto e pisos.

Embora ainda incipiente, a alternativa é vista por especialistas como uma forma de reduzir a dependência pelas barragens, que viraram um risco iminente para as famílias que moram no entorno.

A iniciativa da Vale vem num momento em que há uma escalada da consciência socioambiental no mundo. Isso tem motivado empresas a se movimentar ...

Continuar Lendo

Reservatórios hidrelétricos voltam a subir após quase três meses.

November 23, 2020 | Categoria: Energy

HENRIQUE FAERMAN, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DO RIO DE JANEIRO

Depois de 11 semanas de sucessivas reduções no armazenamento hidroelétrico do SIN, o período úmido deu sinais de estar começando nessa última semana de novembro, com três regiões do país apresentando crescimento em seus níveis no último domingo, 22 de novembro, em relação ao dia anterior, aponta o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O submercado Norte registrou elevação de 0,4% no volume útil, que chegou a 28%. A energia afluente consta em 70% da MLT e a armazenada mostra 4.245 MW mês. A usina de Tucuruí produz energia com 22,25% de seu volume.

No Sul houve aumento de 0,2% e os reservatórios op...

Continuar Lendo

Grupo Dimed recebe mais uma usina solar no Sul.

November 17, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O Grupo Dimed, proprietário da rede de farmácias Panvel, recebeu na última semana mais uma central fotovoltaica da Norr Energia, com quem fechou contrato para ter cinco usinas gerando energia para 144 de suas lojas, provendo uma economia de 20% nos gastos com a conta de luz. Com 3.528 placas solares, a UFV Arno II foi inaugurada em Montenegro (RS) na semana passada e possui 1.217 kWp, capaz de produzir 1.680.000 kWh ao ano e que abastecerá 25 lojas da rede.

Esse é o terceiro empreendimento desse tipo da Panvel no estado gaúcho, sendo os outros dois em Vacaria, no telhado de uma das unidades, com 110 kWp, e em Rosário do Sul, com 1.304 kWp e que aguarda a conexão com a distribuidora local. O acordo com a desenvolvedora contempla ainda uma unidade...

Continuar Lendo

AES Tietê define sua primeira usina híbrida e segue atenta com GSF.

November 10, 2020 | Categoria: Energy

HENRIQUE FAERMAN, DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

O primeiro parque de geração da AES Tietê a ser hibridizado tende a ser um dos 14 do Complexo Eólico de Alto Sertão II (BA- 386 MW), informou o CEO da companhia Ítalo Freitas, durante teleconferência ao mercado na tarde desta sexta-feira, 6 de novembro. O executivo disse que a empresa já possui planos estruturados para venda de projetos solares junto aos eólicos, sejam operacionais ou em implantação, e que aguarda mais a recente consulta pública criada pela Aneel para avançar.

Segundo ele, a meta da companhia é expandir sua capacidade de ge...

Continuar Lendo

Equatorial e Gera Maranhão financiam estudo sobre renováveis no Maranhão.

November 09, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Investir em fontes de energias renováveis é um caminho que vem sendo apontado no mercado e já está no planejamento do Grupo Equatorial há algum tempo, tanto pelo aspecto energético, com foco no incentivo à inovação, como no aspecto ambiental. Com esse propósito, foi assinado na última quinta-feira, 5 de novembro, o termo de cooperação para realização do projeto P&D EoSolar, com pesquisa inédita que se propõe a desenvolver metodologias de estudos inovadoras dos potenciais de geração de energia solar e eólica no estado do Maranhão.

O objetivo é abrir portas para novos empreendimentos em energia na região e fomentar a economia local. Participaram da a...

Continuar Lendo

Absolar: GD já atraiu mais de R$ 19 bilhões em investimentos no Brasil

November 06, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA.

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Brasil acaba de ultrapassar a marca de 400 mil unidades consumidoras com geração distribuída solar fotovoltaica. Desde 2012, a geração distribuída a partir da fonte solar já representa mais de 3,8 GW de potência instalada operacional, sendo responsável pela atração de mais de R$ 19 bilhões em novos investimentos ao País, agregando cerca de 110 mil empregos acumulados no período, espalhados pelas cinco regiões nacionais.

Em número de unidades consumidoras com energia solar, os consumidores residenciais estão no topo da lista, representando 68,8% do total. Em seguida, aparecem as empresas dos setores de ...

Continuar Lendo