Engenheiros debatem a construção da UHE Belo Monte na PUC-Rio

April 12, 2017 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção 

Cercada de polêmica, com relação a questões socioambientais, mas, por outro lado, com relevância para atender ao mercado interno de energia limpa e renovável, a hidrelétrica de Belo Monte, construída na bacia do Rio Xingu, no Pará, será tema de debate na PUC-Rio, no dia 18 de abril. Engenheiros que estiveram à frente do projeto e construção da usina, considerada a terceira maior do mundo e a segunda maior do Brasil, estarão no evento, que acontece das 14h às 19h, no Auditório do RDC, na Gávea. O debate é grátis e aberto ao público.

 
Dando continuidade ao projeto "Seminários 2017 - Pós-Gradua&c...

Continuar Lendo

Menor uso de térmica derruba consumo de gás em São Paulo no primeiro bimestre

April 12, 2017 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção 

O consumo de gás natural no Estado de São Paulo somou 756 metros cúbicos (m³) no primeiro bimestre do ano, quantidade 11,25% menor que o verificado nos mesmos meses de 2016, quando atingiu 851 milhões de m³. A maior queda no consumo de gás natural no Estado foi registrada no setor de termogeração, que passou de 112 milhões de m³ no primeiro bimestre de 2016, para 3 milhões de m³, uma queda de 97,3%. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira, 10 de abril.


Para João Carlos Meirelles, secretário de Energia e Mineração de São Paulo, a recuperação dos reservatórios com o regime de chuvas mais intenso na regi&ati...

Continuar Lendo

Schneider tem meta de reduzir consumo de energia em 10% a cada três anos

April 10, 2017 | Categoria: Energy

Mauricio Godoi, da Agência CanalEnergia, de Paris*, Negócios e Empresas 

A multinacional francesa Schneider tem uma meta de redução de seu consumo energético em 10% em termos globais a cada dois anos. A política foi iniciada em 2002 como um programa de três anos para reduzir impacto de suas operações. A empresa vem aplicando suas soluções internamente para que este possa ser uma espécie de show room para seus clientes. O ciclo atual vai de 2015 a 2017, ao final de 2016 o resultado alcançado foi de 7,1%.

O vice presidente sênior de Sustentabilidade da Schneider Electric, Gilles Vermont-Deroches, conta que a cada novo o desafio se torna maior, pois a base com a qual se trabalha a redução é menor. Além de poder demon...

Continuar Lendo

Protótipo de usina utilizando resíduos sólidos urbanos será implantado em MG

April 07, 2017 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, PeD e Tecnologia 

Um protótipo de uma usina de energia elétrica a partir do tratamento de resíduos sólidos urbanos será instalado este ano no município de Boa Esperança (MG), como parte de um projeto de inovação tecnológica desenvolvido por Furnas e pela Carbogás Energia. A geradora terá capacidade instalada de 1 MW e ficará localizada próximo ao reservatório da usina de Furnas, conectada à rede da Cemig. O empreendimento, cuja implantação exigirá investimento de R$ 32 milhões, integra o programa de pesquisa e desenvolvimento a cargo das concessionárias do setor e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Segundo Furnas, o empreendimento...

Continuar Lendo

Governo de Goiás apresenta programa para incentivar energia solar

February 15, 2017 | Categoria: Energy

Wagner Freire, da Agência CanalEnergia, de São Paulo, Negócios e Empresas 

O governo do Estado de Goiás apresenta na próxima quinta-feira, 16 de fevereiro, um pacote de medidas para acelerar o desenvolvimento da energia solar fotovoltaica no estado. A ideia é atrair tanto a cadeia produtiva quanto empresas para investir em projetos de geração de energia de pequeno e grande porte no estado. A cerimônia de lançamento do "Goiás Solar" ocorrerá no Palácio das Esmeraldas, com as presenças do governador Marconi Perillo, do presidente-executivo da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaico (Absolar), Rodrigo Sauaia e demais autoridades.


Segundo Sauaia, a iniciativa é fruto de um trabalho de um ano entre o gover...

Continuar Lendo

Aneel autoriza transferência de usina da Queiroz Galvão para a Suzano

February 09, 2017 | Categoria: Energy

Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia, de Brasília, Negócios e Empresas 

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou a transferência do controle societário direto da Mucuri Energética, detido pela Queiroz Galvão, para a Suzano Papel e Celulose. A operação terá de ser feita em 120 dias, e a empresa terá mais 30 dias para enviar a documentação do processo à Aneel. 

O processo de transferência de controle já havia sido foi aprovado pelo Conselho Administra...

Continuar Lendo

Custo da construção começa o ano em desaceleração, segundo FGV

January 30, 2017 | Categoria: Engineering

Luísa Cortés, do Portal PINIweb

 

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE-FGV) informou nesta sexta-feira (27) que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) teve uma variação de 0,29% em janeiro, resultado inferior ao mês anterior, de 0,36%. Em 12 meses, a alta acumulada foi de 6,32%.

A parcela relativa a Materiais, Equipamentos e Serviços apresentou 0,30% de crescimento, sendo a taxa do mês anterior de 0,15% e a acumulada de 12 meses, de 2,51%. Dentro dessa categoria, os materiais e equipamentos registraram a mesma variação que no mês anterior, em 0,17%. Dos quatro subgrupos que compõem a categoria, apresentaram aumento em suas taxas os materiais para instalação (de 0,8...

Continuar Lendo

A Exposição Residual e as constantes de tempo do Setor Elétrico Brasileiro

January 30, 2017 | Categoria: Energy

Pedro Alves Melo, engenheiro, Artigos e Entrevistas 

Em reportagem de 20/01/2017 o Portal CanalEnergia informa que a ANEEL abre consulta pública sobre a exposição residual do MRE. O objetivo é obter subsídios para a discussão conceitual sobre a alocação das exposições residuais, atendendo requerimento administrativo da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica – Apine. Destaca-se que os geradores apontam prejuízo provocado pela diferença entre o intercâmbio de energia programado para o NE e o realizado.

Que o tema é oportuno não resta qualquer dúvida, mas o problema, aumento das diferenças entre os intercâmbios programados e os intercâmbios r...

Continuar Lendo