Brasil é o 2º país do mundo que mais gera empregos no setor de energia renovável.

October 30, 2023 | Categoria: Energy

Por Jornal Nacional

A cena da indústria de energia renovável é rara de ver. Fazenda onde cresce o mercado estratégico, fábricas que não soltam a fumaça dos combustíveis fósseis e trabalham para frear o aquecimento global. Mercado de trabalho cheio de oportunidades no Sudeste e também no Nordeste. Para o especialista e para a operária.

"Eu me formei em 2019 e já saí para o mercado de energia fotovoltaica como engenheiro projetista. Agora, eu estou aqui como especialista de produto", fala Lucas Almeida de Jesus.

 

O diretor da empresa, Jean Charles Pechino, fala do progresso da energia renovável. "Há dez anos começamos como uma startup, em seis anos nós multiplicamos o nosso faturamento por 300. Foi um crescimento incrível"

Um relatório da Agência Internacional de Energia Renovável e da Organização Internacional do Trabalho coloca o Brasil como o segundo país que mais gerou empregos em 2022 no setor. Foram 1,4 milhão de vagas, atrás apenas da China e à frente dos Estados Unidos e da Índia.

Uma máquina que veio da China em 11 contêineres precisou de oito meses para a montagem e mais de Us$ 6,5 milhões de investimento para dobrar a capacidade da fábrica. E o país está cheio de exemplos como esse, de investimento na indústria da energia limpa. Os especialistas dizem que, apesar de já ocupar um lugar de destaque, o Brasil ainda não tem uma produção à altura dos recursos naturais.

É sol de sobra em todo território e o vento certo, cosntante e unidirecional, além de muita água. O Brasil chama a atenção nos empregos com a geração solar, hidrelétricas, eólicas e biocombustíveis.

 

O gerente industrial do Bioparque, Thales Eli Dourado, explica a capacidade de produção da energia limpa. "A energia produzida serve para alimentar todos os nossos processos produtivos e o excedente, hoje, do nosso bioparque aqui em Rio Brilhante, é uma capacidade de 50 megawatt/hora, é o suficiente para a gente alimentar uma cidade de 100 mil habitantes".

 

A realidade gera um enorme horizonte para o Brasil, como explica o diretor-técnico e regulatório da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Carlos Dornellas.