Energia Eólica

A energia eólica é obtida pela ação do vento, ou seja, através da utilização da energia cinética gerada pelas correntes aéreas, sendo uma das fontes mais amigáveis de energia renovável para o meio ambiente. É hoje considerada uma das mais promissoras fontes naturais de energia, principalmente porque não se esgota.

Em alguns países, a energia elétrica gerada a partir do vento representa significativa parcela da demanda. Na Dinamarca representa 23% da produção, 6% na Alemanha e cerca de 8% em Portugal (dados de setembro de 2007). Globalmente, a geração através de energia eólica mais que quadruplicou entre 1999 e 2005 e é considerada uma energia verde.

A maioria das formas de geração de eletricidade requer altíssimos investimentos de capitais e baixos custos de manutenção. Isto é particularmente verdade para o caso da energia eólica: os custos com a construção de cada aerogerador podem alcançar milhões de reais, os custos com manutenção são baixos e o custo com combustível é zero. Na composição do cálculo de investimento e custo nesta forma de energia, levam-se em conta diversos fatores, como a produção anual estimada, as taxas de juros, os custos de construção, de manutenção e de localização. Sendo assim, os cálculos sobre o real custo de produção da energia eólica diferem muito, de acordo com a localização de cada usina.

A energia eólica poderá garantir 10% das necessidades mundiais de eletricidade até 2020, poderá criar 1,7 milhão de novos empregos e poderá reduzir a emissão global de dióxido de carbono na atmosfera em mais de 10 bilhões de toneladas.

Considerando o grande potencial eólico do Brasil, confirmado através de estudos recentes, é possível produzir eletricidade a custos competitivos com centrais termoelétricas, nucleares e hidroelétricas.

- Projetos em Implantação:
  • SBER - Sociedade Brasileira de Energias Renováveis