Adeus ao cimento: a revolução verde chega à construção civil.

October 17, 2023 | Categoria: Engineering

Cindy Fernández - Meteored

 

Há alguns meses, cerca de 60 toneladas de concreto foram despejadas em um prédio antigo em Seattle como parte dos esforços de renovação histórica do edifício. Para quem assistiu às obras, até para os próprios trabalhadores, a construção era uma das milhares que aconteciam na cidade. No entanto, esta ação nada glamorosa de encher aquele poço foi um marco na luta contra a mudança climática.

Nesta obra estreou uma inovação pioneira na indústria da construção: um concreto pronto para misturar sem cimento, criado pela empresa C-Crete Technologies. Ao eliminar este material, não são produzidas emissões significativas de CO2; de fato, os fabricantes afirmam que ele o absorve do ar ao longo do tempo, conferindo-lhe maior durabilidade e contribuindo para o impulso da indústria da construção em direção a emissões líquidas zero.

A produção de cimento, principal componente do concreto, é uma das principais fontes de emissões de dióxido de carbono (CO2) no mundo. Em 2022, a indústria cimenteira foi responsável por 7% das emissões globais de CO2.

Cada tonelada de aglutinante C-Creta que substitui o cimento Portland evita aproximadamente 1 tonelada de emissões de CO2. O novo concreto é muito fluido, bombeável e muito resistente, ainda mais que o concreto tradicional. Além disso, é altamente durável e compatível com misturas de concreto tradicionais.

Não deveríamos ficar surpreendidos com o fato de estar sendo dada atenção a esse tema. O concreto é a segunda substância mais utilizada no mundo depois da água, e a produção de cimento é uma das principais fontes de emissões de dióxido de carbono no mundo. Tanto que em 2022 representou 7% das emissões globais de CO2.

Mesmos resultados com menos emissões

Hoje, para fazer concreto, os trabalhadores misturam cimento Portland com água, criando uma pasta que adere a materiais como areia e rocha. A produção de cimento representa a porção cara e com alto teor de carbono do concreto, por isso foi necessário encontrar um conjunto de moléculas que pudessem produzir um aglutinante semelhante ao cimento.

O processo de produção de cimento envolve a calcinação do calcário em altas temperaturas, liberando dióxido de carbono na atmosfera. A limpeza de uma indústria tão grande e conservadora como a da construção exigirá uma transição suave e econômica.

"Estamos entusiasmados em apresentar o nosso concreto sem cimento, que é uma revolução na construção sustentável", declarou Rouzbeh Savary, fundador e presidente da C-Crete. "Nosso aglutinante é um substituto para o cimento Portland que reduz drasticamente as emissões de carbono. Como nosso produto atende aos padrões da indústria e tem paridade de custo com o concreto convencional, ele abre uma nova era na construção", acrescentou.

Devido à indústria estar tão habituada ao cimento Portland e às responsabilidades envolvidas nos projetos de construção, se um novo produto for complicado de utilizar ou se comportar de forma diferente, os empreiteiros e os trabalhadores não mudarão.

 

A combinação molecular feita pela C-Crete ainda está em segredo enquanto a empresa aguarda suas patentes, mas testes de terceiros descobriram que ela atende aos requisitos de desempenho do cimento Portland, como resistência e fluidez.