Profissionais discutem futuro do varejo na construção pós-pandemia.

July 28, 2020 | Categoria: Engineering

Fonte: AECWeb – Revista Grandes Construções.

 

O Portal AECweb, realizou na semana um evento on-line, o AEClive. Com o tema “Varejo na construção: digitalização e mercado pós-pandemia”, o evento reuniu Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais, e Geraldo Defalco, presidente da Anamaco.

Os convidados discutiram os efeitos da pandemia no mercado varejista da construção civil, as transformações pelas quais o setor passou nos últimos meses, e as perspectivas para o futuro do comércio com a retomada das atividades econômicas no país.

Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais, informou que, inicialmente, a pandemia trouxe uma grande apreensão ao setor varejista, devido à necessidade de fecha...

Continuar Lendo

Os efeitos da pandemia nas incorporadoras.

July 17, 2020 | Categoria: Engineering

Fonte: Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

Diego Bastos e Thiago Vieira.

 

O ano de 2020 começou com grandes oportunidades para as empresas do segmento de incorporação imobiliária. Não tinha como ser diferente, já que a taxa básica de juros chegou a ficar abaixo de 5% – a menor taxa dos últimos 23 anos. Diante desse cenário, os investidores tiveram que assumir maiores riscos visando maior rentabilidade.

Desde o segundo semestre do ano passado, as incorporadoras estão acessando o mercado de capitais para levantar recursos, sendo que quatro das maiores incorporadoras do Brasil captaram juntas, mediante follow-on, sua segunda emissão de ações, mais de R$ 2 bilhões.

Apó...

Continuar Lendo

Prorrogados os prazos de redução de jornada e suspensão de contratos de trabalho

July 14, 2020 | Categoria: Engineering

Por Rafael Marko 

Os prazos máximos para celebrar acordo de redução proporcional de jornada de trabalho e de salário passam de 90 para 120 dias, e para realizar acordo de suspensão de contrato de trabalho, de 60 dias para 120 dias.

É o que estabelece o Decreto 10.422, de 13 de Julho (DOU de 14/7/2020), pelo qual a Presidência da República utilizou a autorização para determinar a extensão desses prazos, instituída pela Lei 14.020, que derivou da Medida Provisória 936.

Pelo decreto, a suspensão do contrato de trabalho poderá ser efetuada de f...

Continuar Lendo

Cartilha orienta atividades na construção civil durante pandemia

July 13, 2020 | Categoria: Engineering

AGÊNCIA BRASIL

A construção civil é uma das atividades consideradas essenciais e que permaneceram ativas, seguindo as determinações do Ministério da Saúde, desde o início da quarentena ocasionada pelo novo coronavírus. Ao todo, mais de 50 atividades foram enquadradas nesta situação, que tem como objetivo garantir a continuidade de serviços indispensáveis à população.

O funcionamento da construção civil, porém, deve obedecer às regras sanitárias estabelecidas pelas autoridades. E para orientar todos os envolvidos no setor, desde o canteiro de obra até escritórios e estandes de vendas, sobre a segurança no exercício dessas atividades, foi produzida pe...

Continuar Lendo

Prefeitura de São Paulo testa licenciamento digital de projetos

July 10, 2020 | Categoria: Engineering

Por Rafael Marko 

Um sistema de aprovação digital de projetos de empreendimentos imobiliários está em fase de testes na Secretaria Municipal de Licenciamento de São Paulo (SEL). Bancado por empresas do SindusCon-SP, da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) e do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), o sistema será doado à Prefeitura.

A informação foi dada por Luiz Lucio, que representa o sindicato nesta ação, na reunião por videoconferência do CTQ (Comitê de Tecnologia e Qualidade) do SindusCon-SP, em 9 de julho. A reunião foi conduzida pelo coordenador do CTQ, Fabio Villas Bôas, e contou com a participação do presidente do sindicato, Odair Senra.

Ap...

Continuar Lendo

ECONOMIA I: Indicador do Ipea mostra avanço de 28,2% nos investimentos em maio

July 08, 2020 | Categoria: Engineering

O indicador econômico que mede o nível de investimentos teve crescimento de 28,2% em maio frente a abril deste ano, divulgou nesta terça-feira (07/07), no Rio de Janeiro, o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

Recuperação - Segundo o Ipea, o resultado representa uma recuperação dos investimentos em relação às quedas verificadas nos dois meses anteriores, resultantes da crise provocada pela pandemia de covid-19.

FBCF - A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), como é chamado o indicador, mostra os investimentos no aumento da capacidade produtiva da economia e na reposição da depreciação do seu estoque de capital fixo.

Máquinas - Em maio, houve crescimento de 68,7% nos investim...

Continuar Lendo

Caixa anuncia novas facilidades para a indústria imobiliária

July 03, 2020 | Categoria: Engineering

Por Rafael Marko 

Atendendo a pleitos da indústria da construção e imobiliária, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e o vice-presidente de Habitação da Caixa, Jairo Mahl, anunciaram por videoconferência, em 2 de julho, três novas medidas para ampliar e agilizar o financiamento à produção de novos empreendimentos imobiliários:

  • Utilização dos recursos de repasses/recebíveis no pagamento de encargos dos empreendimentos (somente para contratos pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo – SBPE).
  • Flexibilização da comercialização mínima, de 30% para 15%, em novos empreendimentos estimulando novos lançamentos (tanto para c...

    Continuar Lendo

Venda de imóveis residenciais cresce 25,1% em maio, diz Secovi-SP

July 02, 2020 | Categoria: Engineering

Texto: Yuri Mulato

A Pesquisa do Mercado Imobiliário, realizada pelo Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), apurou que 2.405 unidades residenciais novas foram comercializadas em maio na capital paulista. O valor é 25,1% maior do que o registrado no mês anterior, quando as vendas alcançaram 1.923 mil unidades, e 26,7% abaixo das vendas de maio do ano passado (3.282 unidades).

No acumulado de 12 meses, as vendas totalizaram 50.285 unidades comercializadas, um crescimento de 52,1% em relação ao período anterior (33.068 unidades).

Com relação aos imóveis econômicos, a pesquisa do Secovi-SP apurou que, em maio, 1.550 unidades foram vendidas. No segmento de mercado de m&...

Continuar Lendo