Estado de São Paulo e BID firmam convênio para GD Solar e resíduos sólidos

November 08, 2017 | Categoria: Engineering

MAURÍCIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO

 

Um convênio entre o governo do estado de São Paulo e o BID pretende incentivar e desenvolver a geração distribuída solar fotovoltaica e a geração de energia por meio do uso dos resíduos sólidos. O acordo foi assinado no início do ano e agora começa a dar seus primeiros passos com a contratação de estudos e serviços de consultoria para avaliação do potencial de uso da fonte solar fotovoltaica em prédios público e o desenvolvimento desses sistemas de GD. E ainda, buscará desenvolver mecanismos de financiamento para estas duas tecnologias.

O valor do programa é de R$ 2 milhões sendo que a maior parcela dever&aac...

Continuar Lendo

Entidades Da Construção Civil Defendem Portaria Que Altera Regras Sobre Trabalho Escravo

October 24, 2017 | Categoria: Engineering

Por Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb

 

O Ministério do Trabalho publicou na última segunda-feira (16) a Portaria Nº 1.129,  que altera a fiscalização de trabalho escravo no País. Em vigor, a legislação determina que um trabalho só poderá ser comprovado como escravo quando for reconhecida “a submissão do trabalhador a trabalho exigido sob ameaça de punição, com uso de coação, realizado de maneira involuntária”.

Antes da portaria, era enquadrado como trabalho escravo qualquer serviço que um fiscal reconhecesse como trabalho forçado, jornada exaustiv...

Continuar Lendo

Comercialização de materiais da construção cai 7,1% no primeiro semestre, diz Abramat

July 18, 2017 | Categoria: Engineering

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat) divulgado nesta quarta-feira (12), as vendas de materiais de construção apresentaram queda de 7,1% no primeiro semestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passado. A retração é de 5,4% em junho sobre o mesmo mês de 2016 e de 8,9% nos últimos 12 meses.

"Não será possível recuperar vendas no restante do ano a ponto de neutralizar a queda do primeiro semestre. A previsão para o ano de 2017 foi modificada para uma redução de 5% no faturamento real da indústria de materiais", comenta Walter Cover, presidente da associação.

Em...

Continuar Lendo

SindusCon-SP apresenta cartilhas sobre PPPs na construção civil

May 16, 2017 | Categoria: Engineering

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) divulgou durante o seminário de Parcerias Público-Privadas (PPPs) na Construção Civil, realizado na última terça-feira (9), as cartilhas informativas sobre Concessões e PPPs (volume 1), PPPs em habitação (volume 2), PPPs em infraestrutura: estudo de casos (Volume 3) e PMI Procedimento de Manifestação de Interesse e MIP Manifestação de Interesse Privado (Volume 4).

As publicações abordam de forma explicativa todos os detalhes que envolvem as PPPs e concessões como oportunidades, ofertas e demandas, diferenças entre PPPs patrocinadas e PPPs administrativas, obrigações d...

Continuar Lendo

Custo da construção começa o ano em desaceleração, segundo FGV

January 30, 2017 | Categoria: Engineering

Luísa Cortés, do Portal PINIweb

 

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE-FGV) informou nesta sexta-feira (27) que o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) teve uma variação de 0,29% em janeiro, resultado inferior ao mês anterior, de 0,36%. Em 12 meses, a alta acumulada foi de 6,32%.

A parcela relativa a Materiais, Equipamentos e Serviços apresentou 0,30% de crescimento, sendo a taxa do mês anterior de 0,15% e a acumulada de 12 meses, de 2,51%. Dentro dessa categoria, os materiais e equipamentos registraram a mesma variação que no mês anterior, em 0,17%. Dos quatro subgrupos que compõem a categoria, apresentaram aumento em suas taxas os materiais para instalação (de 0,8...

Continuar Lendo

Emprego na construção civil cai em novembro pela 26ª vez consecutiva, aponta SindusCon-SP

January 11, 2017 | Categoria: Engineering

Luísa Cortés, do Portal PINIweb

O emprego na construção civil teve uma nova queda em novembro, de 2,2%, a 26ª consecutiva. Nos 12 últimos meses, 437 mil postos de trabalho foram fechados no setor, o que corresponde a um recuo de 14,5% se comparado ao período anterior. A pesquisa foi realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getúlio Vargas, com dados do Ministério do Trabalho e do Emprego.

Com a redução do emprego no setor, o estoque de trabalhadores passa de 3,57 milhões - quantidade registrada no primeiro mês de queda, em outubro de 2014 - para 2,582 em novembro de 2016.

O presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, j&a...

Continuar Lendo

Indústria de materiais de construção deve fechar 2016 com queda de 12% no faturamento

December 15, 2016 | Categoria: Engineering

Luísa Cortés, do Portal PINIweb

O faturamento total deflacionado das vendas de materiais de construção caiu 14,5% no mês de novembro em relação ao ano anterior. Já em comparação a outubro, a retração foi de 8,6% e de 12,4% no acumulado do ano até novembro, se comparado ao mesmo período de 2015. Nos últimos 12 meses, foi de -13%. Os dados são do Índice Abramat, pesquisa realizada mensalmente pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

O emprego na indústria do setor diminuiu 6,3% em novembro, se comparado ao ano passado. No mês, o decréscimo foi de 1,4%.

Nos últimos três anos, a associação afirma que as...

Continuar Lendo

Distrito Federal muda regras para transporte de resíduos da construção civil

November 23, 2016 | Categoria: Engineering

Luísa Cortés, do Portal PINIweb

Foi publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (18) o Decreto nº 37.782, que regulamenta como deve ser feito o transporte de resíduos volumosos e da construção civil no Distrito Federal. Em 120 dias, quando as novas regras entrarem em vigor, só poderão transportar esses materiais quem tiver cadastro no Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e emitir certificado de licenciamento.

Segundo o Governo do Distrito Federal, a medida colabora para a diminuição dos gastos estaduais e para o cuidado ambiental da região. A Agência de Fiscalização (Agefis) identificou em 2015 897 pontos clandestinos de descarte de lixo. "Tanto o SLU quanto as administrações regionais gastam milhões por...

Continuar Lendo