Comercialização de materiais da construção cai 7,1% no primeiro semestre, diz Abramat

July 18, 2017 | Categoria: Engineering

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb

De acordo com o levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Construção (Abramat) divulgado nesta quarta-feira (12), as vendas de materiais de construção apresentaram queda de 7,1% no primeiro semestre de 2017 em comparação ao mesmo período do ano passado. A retração é de 5,4% em junho sobre o mesmo mês de 2016 e de 8,9% nos últimos 12 meses.

"Não será possível recuperar vendas no restante do ano a ponto de neutralizar a queda do primeiro semestre. A previsão para o ano de 2017 foi modificada para uma redução de 5% no faturamento real da indústria de materiais", comenta Walter Cover, presidente da associação.

Em...

Continuar Lendo

Enel Green Power coloca em operação complexo solar Lapa

June 07, 2017 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

Foram aproximadamente 175 milhões de dólares investidos na construção do maior parque solar fotovoltaico em terras brasileiras. A Enel, através de sua subsidiária brasileira renovável Enel Green Power Brasil Participações, iniciou a operação do parque solar Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, município do Estado da Bahia.

O empreendimento é composto por duas usinas – Bom Jesus da Lapa (80 MW) e Lapa (78 MW), com capacidade instalada total de 158 MW. O local está em uma área com altos níveis de radiação solar e irá contribuir significativamente para atender às necessidades do Brasil por geração de energia nova. O parque é ca...

Continuar Lendo

Governo garante leilão para fonte eólica em 2017

June 07, 2017 | Categoria: Energy

WAGNER FREIRE, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo, garantiu que o setor eólico terá um leilão de reserva neste ano. “É uma decisão tomada. O presidente da República e o ministro estão comprometidos para fazer isso acontecer”, disse o representante do governo durante evento em São Paulo, nesta quinta-feira, 1º de junho.

Segundo Azevedo, além do leilão de reserva, existe a perspectiva de que o governo realize também um “pequeno leilão de energia nova”. O volume a ser contratado nos leilões, porém, só será definido após a realização do leil&...

Continuar Lendo

Cemig destina R$ 150 milhões para reforços e manutenção da rede em 2017

May 30, 2017 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Cemig prevê, para 2017, investimentos de R$ 151 milhões em obras de reforma, reforço e manutenção da rede elétrica, valor 12% superior ao aplicado pela empresa no ano passado. Somente entre janeiro e abril, 15 mil serviços foram executados em toda a área de concessão, que inclui 774 cidades mineiras. Entre os serviços mais comuns, estão a troca de postes e a instalação de fiações e equipamentos mais potentes e modernos.

Durante os meses de estiagem, as equipes da Cemig executam os serviços de maior porte. De acordo com o gerente do Centro Integrado da Operação da Distribuição, Carlos José Thiersch, é nesse período que as obras mais complexas sã...

Continuar Lendo

Queiroz Galvão inicia operação de segundo parque eólico no Piauí

May 30, 2017 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

A Queiroz Galvão Energia (QGE), braço de energia do Grupo Queiroz Galvão, colocou em operação comercial o parque eólico Ventos de Santa Bárbara, com 27,9 MW de capacidade instalada distribuídos em 11 aerogeradores de 2,7 MW. Esse é o segundo dos sete parques que compõem o Complexo Eólico Caldeirão Grande I, localizado na Chapada do Araripe, interior do Piauí, cuja capacidade total será de 190 MW. A autorização para o início da geração foi concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica nesta sexta-feira, 26 de maio.

De acordo com a geradora, a implantação dos demais empreendimentos desse Complexo Eólico segue em ritmo acelerado...

Continuar Lendo

Brasil Solar Power debate futuro do fotovoltaico no Brasil

May 26, 2017 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O Brasil Solar Power terá sua segunda edição se consolidando como o principal evento da fonte solar fotovoltaica no Brasil. O evento, que acontecerá em 5 e 6 julho, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, é promovido pelo Grupo CanalEnergia em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. O congresso vai debater o futuro da fonte no país, tendo em vista a contratação de 3,3 GW nos últimos leilões de energia nova e o crescimento exponencial da geração distribuída, com mais de 10 mil conexões já realizadas.

O evento conta também com uma feira reunido os maiores players da energia solar fotovoltaica no país. A feir...

Continuar Lendo

Produção eólica cresce no Brasil puxada pelo aumento de capacidade instalada

May 19, 2017 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A produção de energia elétrica a partir do vento alcançou 3.218 MW médios no primeiro trimestre do ano, aumento de 38% quando comparada com a produção verificada entre janeiro e março de 2016. O desempenho positivo reflete o aumento dos parques eólicos em operação no Brasil, que saltou de 8,7 GW em março de 2016 para 10,4 GW, incremento de 19% em doze meses.

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 17 de maio, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), existiam 411 empreendimentos eólicos em operação até março de 2017.

Na análise da geração por estado, o Rio Grande do Norte segue como maior produtor de energia eó...

Continuar Lendo

ENASE – Coelho Filho: fontes renováveis vão basear a expansão da oferta de geração

May 19, 2017 | Categoria: Energy

OLDON MACHADO, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DO RIO DE JANEIRO

 

Em entrevista concedida à imprensa após abrir nesta quarta-feira (17) o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, evento promovido pelo Grupo CanalEnergia no Rio de Janeiro, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, afirmou que um dos objetivos da reformulação em curso no modelo institucional do setor elétrico é garantir a expansão da geração por meio de fontes renováveis. “Queremos retomar a expansão por renováveis ainda em 2017”, destacou ele. Antes disso, a meta é ajustar o balanço de oferta e demanda com o leilão de descontratação e o Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits. Continuar Lendo