Itaipu alcança 50 milhões de MWh gerados no ano.

October 14, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A usina de Itaipu estava prestes a atingir a marca de 50 milhões de MWh gerados no ano de 2021 no último sábado, 9 de outubro. A central registra índice de produtividade média anual até o momento, em 1,0977 megawatt médio por metro cúbico por segundo (MWméd/m³/s), o melhor índice anual de todos os tempos. Em julho, a binacional tinha batido o recorde de produtividade mensal, com 1,1221 MWméd/m³/s.

A produtividade é um índice calculado pela relação entre a quantidade de energia gerada e a vazão turbinada. De acordo com a geradora, os índices são possíveis graças ao empenho das equipes binacionais da Área Técnica, fazendo que Itaipu ate...

Continuar Lendo

Certificados de energia renovável devem se tornar tendência para descarbonizar a economia.

October 14, 2021 | Categoria: Energy

ROBSON RODRIGUES, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

Diante dos objetivos globais de transição energética para uma economia de baixo carbono, a busca dos agentes do setor elétrico por ativos ESG (Environmental, social and corporate governance) tem se tornado cada vez mais determinante no atual contexto. Essa foi uma das constatações do painel que debateu a eletrificação e descarbonização da economia pela visão do setor no Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase).

O tema é objeto de estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que está em fase de conclusão de um relatório sobre a criação de um mercado de precificação de carbono e é consenso entre os pla...

Continuar Lendo

Nova sede da Enel RJ vai consumir 40% menos de energia.

October 11, 2021 | Categoria: Energy

PEDRO AURÉLIO TEIXEIRA, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DO RIO DE JANEIRO (RJ)

A nova sede da Enel RJ, na região da zona portuária do Rio de Janeiro, vai consumir cerca 40% menos de energia que a sede antiga, em Niterói. Em cerimônia de inauguração do novo espaço, na última quinta-feira, 8 de outubro, a diretora de Serviços e Segurança Patrimonial, Flavia Baraúna revelou ainda que a empresa instalará no Aqwa Corporate – novo endereço da companhia – três vagas com recarga para veículos elétricos, por meio da subsidiária Enel X. “O projeto trouxe eficiência e otimização de custos”, revela.

O espaço também terá a certificação WELL, com foc...

Continuar Lendo

Veolia inicia a produção de energia por biogás.

October 08, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Veolia, empresa de soluções de gestão de água, resíduos e energia para cidades e indústrias, está inaugurando três novas Usinas Termelétricas no Brasil. As centrais estão localizadas em Iperó (SP) e em Biguaçu (SC) em três dos Centros de Gerenciamento de Resíduos (CGR´s) operados pela companhia. Segundo dados da empresa, com cerca de 12,4 MW de potência acumulada, estas três unidades geram calor e eletricidade renovável o suficiente para cobrir o consumo de energia de aproximadamente 42.000 habitantes

A opção, explicou a companhia, vem da aposta na valoriz...

Continuar Lendo

Vivo amplia projeto de geração distribuída de energia e prevê a construção de 83 usinas em todo o país

September 06, 2021 | Categoria: Energy

Por Nicole Wey Gasparini, do Um Só Planeta

 

A empresa de telecomunicações Vivo irá expandir seu projeto de geração distribuída e ampliar de 70 para 83 o número de usinas de fontes solar, hídrica e de biogás, que serão implantadas em todas as regiões do Brasil até 2022, com 11 parceiros pelo país. Desde 2019, 100% do consumo de energia da empresa vem de fontes renováveis, obtidas tanto por geração distribuída, quanto no mercado livre e por meio da aquisição de certificados de energia, os I-RECs (International Renewable Energy Certificates).

Ainda este mês, a Vivo irá...

Continuar Lendo

Ministro pede esforço de todos para enfrentar a crise hídrica.

September 02, 2021 | Categoria: Energy

MAURÍCIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque afirmou em seu segundo pronunciamento em rede nacional em menos de três meses que a situação se agravou. E por esse motivo indicou a necessidade de um esforço de todos os consumidores para que economizem energia elétrica visando evitar problemas no horário de ponta do sistema.

Em discurso de cerca de cinco minutos, ele afirmou novamente que os recursos mais caros estão sendo utilizados para garantir o abastecimento e negou a possibilidade de racionamento. O ministro destacou que o governo vem tomando medidas como as anunciadas nesta terça-feira, 31 de agosto, mas não citou nominalmente a elevação dos valores na nova classe d...

Continuar Lendo

Energias renováveis mantêm crescimento e abrem vagas durante a pandemia.

September 02, 2021 | Categoria: Energy

Fonte: Folha de S.Paulo – Revista Grandes Construções.

 

No terreno que um dia abrigou as Cavalariças Imperiais, perto da Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio de Janeiro, hoje se constrói uma usina solar para abastecer o Museu Nacional, que passa por um processo de reconstrução após o incêndio de 2018.

O projeto de geração de energia dentro de área urbana é um retrato do crescimento do mercado de energias renováveis no país, que passou quase sem sentir os efeitos da pandemia e prevê aceleração após a aprovação de marco regulatório em discussão no Congresso.

O texto estabelece regras para o funcionamento da chamada geração distribuída, neg...

Continuar Lendo

Previsão de crescimento das térmicas abre espaço para desenvolvimento tecnológico nacional.

August 30, 2021 | Categoria: Energy

LACTEC OFERECE DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

Muito tem se discutido sobre a inserção de usinas térmicas na matriz brasileira para dar mais segurança energética ao país, diante das previsões de agravamento das crises hídricas e de crescimento do mercado de gás natural. O Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE 2030 – considera a inflexibilidade termelétrica e integração gás-eletricidade como um dos cenários dentro das “visões de futuro para o parque gerador de energia elétrica”.

Especialistas do Lactec – referência em soluções tecnológicas para o setor elétrico – avaliam que o aumento da contribuição da fonte termelé...

Continuar Lendo