Brasil é o 2º país do mundo que mais gera empregos no setor de energia renovável.

October 30, 2023 | Categoria: Energy

Por Jornal Nacional

A cena da indústria de energia renovável é rara de ver. Fazenda onde cresce o mercado estratégico, fábricas que não soltam a fumaça dos combustíveis fósseis e trabalham para frear o aquecimento global. Mercado de trabalho cheio de oportunidades no Sudeste e também no Nordeste. Para o especialista e para a operária.

"Eu me formei em 2019 e já saí para o mercado de energia fotovoltaica como engenheiro projetista. Agora, eu estou aqui como especialista de produto", fala Lucas Almeida de Jesus.

 

O diretor da empresa, Jean Charles Pechino, fala do progresso da energia renovável. "Há dez anos começamos como uma startup, em seis anos nós multiplicamos o nosso faturamento por 300. Foi um...

Continuar Lendo

Brasil lidera investimentos internacionais em energia renovável, diz relatório da ONU.

October 17, 2023 | Categoria: Energy

Gabriel Garcia da CNN - Em Brasília

Nos últimos sete anos, o Brasil emergiu como líder em investimentos internacionais no setor de energias renováveis e superou outras economias em desenvolvimento.

 

Entre as áreas nas quais o Brasil mais recebeu investimentos estão: pesquisa e desenvolvimento, baterias para carros elétricos e agricultura sustentável. O relatório também deu destaque para projetos sustentáveis brasileiros, entre eles; projetos de energia solar e o mercado de carbono.

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, 83% da matriz elétrica brasileira vem de fontes renováveis. A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas, p...

Continuar Lendo

Adeus ao cimento: a revolução verde chega à construção civil.

October 17, 2023 | Categoria: Engineering

Cindy Fernández - Meteored

 

Há alguns meses, cerca de 60 toneladas de concreto foram despejadas em um prédio antigo em Seattle como parte dos esforços de renovação histórica do edifício. Para quem assistiu às obras, até para os próprios trabalhadores, a construção era uma das milhares que aconteciam na cidade. No entanto, esta ação nada glamorosa de encher aquele poço foi um marco na luta contra a mudança climática.

Nesta obra estreou uma inovação pioneira na indústria da construção: um concreto pronto para ...

Continuar Lendo

Indústrias cobram definições sobre novo mercado livre de energia

July 13, 2023 | Categoria: Energy

Entra em vigor em 1º de janeiro de 2024 o novo mercado livre de energia, que vai permitir consumidores do mercado de alta e média tensão comprar energia elétrica de qualquer supridor. A medida tem potencial de reduzir as contas de luz de pequenas indústrias e comércios em até 35%, mas ainda aguarda regulamentação pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) encaminhou ofício à agência manifestando preocupação com a demora na regulamentação para adesão. A falta de definição sobre alguns pontos, segundo a entidade, tem causado baixa adesão de empresas ao modelo.

O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, e...

Continuar Lendo

"Criamos eletricidade a partir do nada": nova fonte de energia renovável é baseada em umidade

July 12, 2023 | Categoria: Energy

A ciência avança às vezes por pura sorte. Isso aconteceu há algum tempo com o professor Jun Yao, da Universidade de Massachusett Amherst (UMass), nos Estados Unidos, enquanto trabalhava em um sensor de umidade do ar.

Enquanto trabalhava no dispositivo, um aluno esqueceu de conectá-lo, mas, para espanto de Yao e seus colegas, o conjunto de tubos microscópicos e nanofios continuou a gerar um sinal elétrico fraco.

Gerar eletricidade do "nada"?

A expressão "do nada" é da própria UMAss, que no início de 2020 engrandecia o que seus pesquisadores haviam conquistado: desenvolver um aparelho que utiliza basicamente uma proteína natural para gerar eletricidade a partir do “nada”, uma fórmula enigmática que na verdade se refere a algo ...

Continuar Lendo

Pesquisadores criam turbina a vapor capaz de gerar energia para comunidades na Amazônia

July 11, 2023 | Categoria: Energy

Por: Agência Bori

Alunos do programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Pará (UFPA) desenvolveram uma turbina a vapor que pode deixar a geração de energia elétrica mais eficiente e segura para comunidades isoladas na Amazônia. Em teste, o dispositivo gerou energia suficiente para abastecer cinco famílias com média de consumo energético mensal entre 100 e 200 kw/h. Por funcionar à base de biomassa, essa tecnologia é também uma fonte de energia limpa. Os resultados estão em artigo publicado na revista “Matéria” na sexta (7).

O equipamento, construído especificamente para o estudo, se trata de um dispositivo mecânico que converte energia térmica, gerada pela ...

Continuar Lendo

Energia solar no agronegócio brasileiro cresce 34,8% em potência no ano até junho

July 10, 2023 | Categoria: Energy

SÃO PAULO (Reuters) - A geração própria de energia solar pelo agronegócio registrou expansão de 34,8% em potência instalada entre janeiro e junho deste ano, alcançando 3,1 gigawatts (GW), em meio a maiores investimentos dos produtores para garantir suprimento elétrico seguro e sustentável.

Os dados são de um mapeamento divulgado nesta segunda-feira pela fintech Meu Financiamento Solar, feito com base em informações da agência reguladora Aneel e da associação setorial Absolar.

O levantamento mostrou que os investimentos em sistemas distribuídos de geração solar pelo agro aumentaram 27% no ano até junho e atingiram 15,5 bilhões de reais no acumulado desde 2012, quando a modalidade de geraç&at...

Continuar Lendo

Com investimento bilionário, maior complexo de energia solar do Brasil é inaugurado em Minas Gerais

July 07, 2023 | Categoria: Energy

Por Redação Um Só Planeta

Complexo solar em Janaúba, norte de Minas GeraisComplexo solar em Janaúba, norte de Minas Gerais Divulgação / Elera

No norte de Minas Gerais, em Janaúba - uma cidade com forte índice de irradiação - um grande parque solar fotovoltaico passa a fazer parte da paisagem. O "complexo Janaúba" é o maior de energia solar do Brasil, um empreendimento da Elera Renováveis, do grupo canadense Brookfield Asset Management. O projeto de R$ 4 bilhões foi inaugurado na última segunda-feira (3) e tem capacidade instalada de 1,2 GW -- sendo possível gerar energia elétrica suficiente para abastecer 1 milhão de residências, segundo a Elera.

Para sair do papel, a empresa contou, em 2021, co...

Continuar Lendo