Profissionais discutem futuro do varejo na construção pós-pandemia.

July 28, 2020 | Categoria: Engineering

Fonte: AECWeb – Revista Grandes Construções.

 

O Portal AECweb, realizou na semana um evento on-line, o AEClive. Com o tema “Varejo na construção: digitalização e mercado pós-pandemia”, o evento reuniu Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais, e Geraldo Defalco, presidente da Anamaco.

Os convidados discutiram os efeitos da pandemia no mercado varejista da construção civil, as transformações pelas quais o setor passou nos últimos meses, e as perspectivas para o futuro do comércio com a retomada das atividades econômicas no país.

Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais, informou que, inicialmente, a pandemia trouxe uma grande apreensão ao setor varejista, devido à necessidade de fecha...

Continuar Lendo

Magalu contrata energia solar em acordo com a GreenYellow.

July 27, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A GreenYellow fechou recentemente com o Magazine Luiza um acordo para o fornecimento de energia solar e para o monitoramento desse recurso. O contrato, que funciona dentro do modelo de aluguel, prevê a entrega de 9.307,1 MWh por ano, que serão direcionados para abastecer energeticamente a rede de lojas do Magalu.

O projeto envolve a energia gerada nas usinas fotovoltaicas de Coroados e Riolândia, no estado de São Paulo, e de Florestópolis, no Paraná, que têm, juntas, 4.861 de KWp de potência instalada, suficiente para prover energeticamente, por ano, 4,2 mil casas.

“Além da contratação de energia solar, vamos oferecer ao Magalu o serviço de operação e manutenção das usinas. Este é um...

Continuar Lendo

Como economizar energia com Big Data.

July 27, 2020 | Categoria: Energy

SIEMENS OFERECE -  DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O consumo de energia elétrica é um dos fatores de maior relevância em uma empresa, independentemente do tipo de negócio. Fatores como a quantidade de equipamentos conectados à rede, a dinâmica de utilização desses aparelhos e medidas para aumento da eficiência energética já formam uma rede bastante complexa de variáveis. Mas essa complexidade tende a aumentar, à medida que tendências como a de produção descentralizada de energia e tarifas flutuantes passem a ser cada vez mais habituais no mercado. Como gerenciar esse gasto e ainda otimizar os custos em uma empresa?

Está justamente na digitalização a chave para aumentar a eficiência energética de q...

Continuar Lendo

Derivativos aumentam a liquidez e reduzem riscos na comercialização de energia.

July 24, 2020 | Categoria: Energy

B3 OFERECE – CANALENERGIA

 

O mercado livre de energia elétrica segue em expansão no Brasil. Segundo o último balanço realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o segmento que conta com 367 comercializadoras, 6.834 consumidores especiais e 978 consumidores livres e um  total de 9.868 agentes atuando no mercado livre, cresceu 10% entre dezembro de 2019 e junho de 2020.

Em 2019, o consumo no mercado livre foi de 19.544 MW médios, crescimento de 2,4% em relação a 2018. Levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) aponta que, em 2019, o mercado livre movimentou cerca de R$ 134 bilhões e representa cerca de 30% do consumo nacional de energia.

No entanto, p...

Continuar Lendo

Renováveis aumentam participação na matriz energética em 2019.

July 20, 2020 | Categoria: Energy

MAURÍCIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

 

As fontes renováveis de energia, incluindo hidráulica, eólica, solar e bioenergia, chegaram a 46,1% de participação na matriz energética de 2019. Esse índice representa um  aumento de 0,6 ponto percentual em relação ao indicador de 2018. Esse índice brasileiro representa três vezes a média mundial. As informações são do Ministério de Minas e Energia, que publicou a Resenha Energética Brasileira 2019.

Na matriz de oferta de energia elétrica, as renováveis ficaram com 83%, mais de 3 vezes o indicador mundial, de 26%. Mas houve uma ligeira queda de 0,3 ponto percentual quando comparada à participaç&ati...

Continuar Lendo

Os efeitos da pandemia nas incorporadoras.

July 17, 2020 | Categoria: Engineering

Fonte: Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

Diego Bastos e Thiago Vieira.

 

O ano de 2020 começou com grandes oportunidades para as empresas do segmento de incorporação imobiliária. Não tinha como ser diferente, já que a taxa básica de juros chegou a ficar abaixo de 5% – a menor taxa dos últimos 23 anos. Diante desse cenário, os investidores tiveram que assumir maiores riscos visando maior rentabilidade.

Desde o segundo semestre do ano passado, as incorporadoras estão acessando o mercado de capitais para levantar recursos, sendo que quatro das maiores incorporadoras do Brasil captaram juntas, mediante follow-on, sua segunda emissão de ações, mais de R$ 2 bilhões.

Apó...

Continuar Lendo

Reservatórios do Norte tem 83% do nível de armazenamento.

July 17, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

Os reservatórios da região Norte recuaram 0,1% para 83% da capacidade de armazenamento na última quarta-feira, 15 de julho, na comparação com o dia anterior, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico. A energia armazenada chegou a 12.587 MW mês e a energia afluente armazenável está em 101% da média de longo termo. A hidrelétrica Tucuruí opera com 98,77% da capacidade.

A região Nordeste teve o maior recuo dos níveis de armazenamento, de 0,4%, dos reservatórios, chegando a 85,1% da capacidade. A energia armazenada está em 43.921 MW mês e a ENA armazenável em 75% da MLT. A usina Sobradinho trabalha com 83,80% da capacidade.

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a r...

Continuar Lendo

Biomassa produziu metade da geração termelétrica em maio, diz CCEE.

July 15, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

                                                                   

As termelétricas a biomassa foram responsáveis por quase metade de toda geração térmica verificada em maio no Sistema Interligado Nacional, de acordo com dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A tecnologia, cujo principal combustível é o bagaço da cana de açúcar gerou, ...

Continuar Lendo