Setor energético em transformação exige lideranças inovadoras.

August 27, 2021 | Categoria: Energy

Fonte: Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

 

O sistema elétrico no Brasil encontra-se em um momento de transformações expressivas: cada vez mais pulverizado e diversificado, com o surgimento e a expansão de várias matrizes energéticas, além de registrar o crescimento contínuo do mercado livre de consumo, aliado a clientes mais exigentes e conectados.

Tudo isso tem exigido um aumento da profissionalização das empresas e potencializado o desafio das lideranças. “O que era um aspecto apenas governamental, agora conta, por exemplo, com muitos fundos de investimentos estrangeiros. Então, como liderar nesse segmento complexo e tecnicista, garantindo, ao mesmo tempo, a inovação e a inclus&atild...

Continuar Lendo

Para retomar lucratividade, AES Brasil mira na diversificação do portfólio com foco em eólica.

August 06, 2021 | Categoria: Energy

ROBSON RODRIGUES, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO

Em entrevista à Agência CanalEnergia, a CEO da AES Brasil, Clarissa Sadock, avalia que o segundo semestre de 2021 foi de “muitas emoções para a companhia” para conseguir equalizar as contas, fazer frente às dificuldades impostas pela crise hídrica e administrar novas aquisições em geração eólica e solar a fim de diversificar o portfólio.

A empresa teve um resultado positivo, mas com os lucros bastante afetados pelo agravamento da crise hídrica e aumento das compras de energia para equacionar a situação do balanço energético. Entretanto, Sadock avalia aquisições de novos complexos eólicos e solares e novos PPAs red...

Continuar Lendo

Tecnologia aperfeiçoa prevenção de corrosão em estruturas de aço.

August 06, 2021 | Categoria: Engineering

Fonte: Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

 

Desenvolvida para qualquer setor que tenha aço em seus projetos, a tecnologia Anodo Passivar promete reduzir o gasto no combate à corrosão em cerca de 65%.

Alimentada por energia elétrica, a técnica utilizada no serviço de passivação – como é chamada a proteção das superfícies na manutenção de estruturas de aço – emite micropulsos elétricos para criar uma película protetora de elétrons, que blinda o aço da ação destrutiva da corrosão.

Podendo ser monitorada remotamente, a solução modular permite proteção de qualquer metragem, a um custo muito infe...

Continuar Lendo

Tecnologia ajuda concessionárias na primarização de O&M na geração eólica.

August 05, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Apesar do crescimento em ritmo acelerado, a geração de energia eólica tem enfrentado alguns desafios e um deles é relacionado a sua gestão de operação e manutenção (O&M). É o que aponta a AQTech, empresa especializada em soluções inovadoras para monitoramento e diagnóstico de ativos dos setores de energia hidráulica e eólica.

De acordo com a companhia, o monitoramento e manutenção do grande volume de ativos é um desafio tanto para quem terceiriza essa operação quanto para quem faz a primarização da O&M sem as ferramentas adequadas. Tradicionalmente, os próprios fabricantes das unidades geradoras ficam responsáveis por sua manutenç...

Continuar Lendo

Marco legal da energia solar promete democratizar modalidade.

July 31, 2021 | Categoria: Energy

Fonte: G1 – Revista Grandes Construções.

 

A energia solar está ganhando novos contornos no Brasil. Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 5829/19, mais conhecido como o Marco Legal da Geração Distribuída.

O PL, de autoria do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM), promete instituir normas que ajudem a democratizar o acesso à energia solar, assim como reduzir a conta de luz. A proposta também prevê mais segurança jurídica para os investidores no setor.

Hoje, no país, a energia solar é regulamentada apenas por resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Criada em 2012, com a Resolução Normativa 482, a regulamentação permit...

Continuar Lendo

Com meta de 1GW de solar até 2025, EDP Brasil se vê confortável para enfrentar crise hídrica.

July 28, 2021 | Categoria: Energy

ROBSON RODRIGUES, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO

Em teleconferência com investidores para apresentar os resultados do segundo trimestre de 2021, os executivos da EDP Brasil acreditam que estão em posição confortável para enfrentar os efeitos da crise hídrica, que têm impactado boa parte das empresas do setor elétrico.

Segundo o CEO da EDP no Brasil, João Marques da Cruz, a empresa vem se antecipando aos possíveis riscos hidrológicos protegendo o portfólio com investimentos em energia solar. A meta é alcançar 1 GW em capacidade instalada até 2025, com foco na geração distribuída e utility scale por meio de PPAs corporativos.

O executivo considera que os resultados conquistados são pos...

Continuar Lendo

Sustentabilidade estratégica para empresas de geração de energia de todos os portes.

July 23, 2021 | Categoria: Energy

ALLONDA OFERECE DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Allonda está há 20 anos no mercado desenvolvendo soluções de engenharia que colocam a sustentabilidade como protagonista. Essa busca por atendimento aos pilares sociais, ambientais e econômicos, colocou a Allonda entre as pioneiras no Brasil na emissão de sustainability-linked bonds (títulos relacionados a indicadores ESG) e como parceira estratégica de seus clientes no atendimento a metas relacionadas a esses critérios.

Ao longo dos anos, a empresa vem ampliando seu know-how e desenvolvendo importantes projetos de engenharia pelo país, sempre utilizando como base:

Inovação – estar atento ao que há de mais moderno no mercado.

Sustentabilidade – compromisso com a sust...

Continuar Lendo

Norsk Solar, GDSolar e a Órigo Energia fecham acordo para construção de 12 usinas solares no Brasil.

July 01, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Norsk Solar, empresa com sede em Oslo, Noruega, assinou na última terça-feira, 29 de junho, um acordo com a GDSolar e a Órigo Energia para a construção de 12 usinas fotovoltaicas no Brasil com capacidade de geração estimada de 37 MWp. O objetivo da Norsk Solar, que atua em mercados emergentes, é financiar, construir e desenvolver uma carteira de projetos de energia solar direcionada para os setores corporativo e industrial.

Para a Norsk Solar, este acordo é um passo natural no plano de negócios da empresa no Brasil, que consolida a entrada nesse mercado. A equipe tem feito um trabalho visando clientes dentro do espaço corporativo e industrial (C&I) e tem como objetivo suprir a demanda por energia limpa, barata e com custo previs...

Continuar Lendo