Siemens Energy vai usar apenas energia renovável em 2023

April 23, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Siemens Energy anunciou que suas metas para redução de emissões de CO2 foram aprovadas pela renomada Science Based Targets (SBTi), uma iniciativa conjunta do Carbon Disclosure Project (CDP), Pacto Global da ONU, World Resources Institute (WRI) e World Wide Fund for Nature (WWF) que identifica e promove abordagens inovadoras para a fixação de compromissos significativos em limitar o aquecimento global na medida estipulada no Acordo de Paris e em bases científicas.

Segundo a Siemens Energy, o elemento chave do seu programa de sustentabilidade consiste na meta de se tornar neutra em emiss&otil...

Continuar Lendo

Concreto sem cimento revoluciona construção civil e protege o ambiente

April 23, 2021 | Categoria: Engineering

Concreto sem cimento

Pesquisadores japoneses desenvolveram um novo método de produção de concreto - sem usar cimento.

Eles ligaram diretamente as partículas de areia por meio de uma reação simples em álcool, na presença de um catalisador.

Se puder ser escalonada economicamente do laboratório para a indústria, a descoberta tem potencial para mudar não apenas todo o setor de construção civil, mas também reduzir drasticamente as emissões de carbono originadas da produção de cimento.

O material de construção mais utilizado hoje no mundo é o concreto, que é uma mistura de agregados (areia e brita), água e cimento. E a produção de cimento responde por 95% da pegada...

Continuar Lendo

CPFL Paulista terá aumento de 8,95%

April 22, 2021 | Categoria: Energy

SUELI MONTENEGRO, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE BRASÍLIA

A CPFL Paulista foi autorizada a aplicar aumento médio de tarifas de 8,95%, com efeito médio de 9,60% na alta tensão e de 8,64% para os consumidores em baixa tensão. Consumidores residenciais pagarão 8,24% a mais em suas contas de luz.

O reajuste anual da distribuidora seria maior, mas foi amortizado por medidas de redução de custos apresentadas nesta terça-feira (22) pela Agência Nacional de Energia Elétrica. A Aneel utilizou a reversão de valores recebidos pela CPFL Paulista da Conta Covid para abater a tarifa, alcançando um impacto re...

Continuar Lendo

Reequilíbrio dos contratos em decorrência do aumento de insumos será tema de webinar do Conjur

April 20, 2021 | Categoria: Engineering

O SindusCon-SP, por meio do seu Conselho Jurídico (Conjur), realizará no dia 10 de maio às 17 horas o webinar: Reequilíbrio dos Contratos em Decorrência do Aumento de Insumos.

Participarão do encontro virtual, a economista Ana Maria Castelo, que abordará o tema Panorama dos Aumentos dos Preços dos Insumos. Já Dr. Olivar Vitale Junior, advogado e membro do Conjur falará sobre Reequilíbrio de Contratos Privados.

Para tratar de Reequilíbrio de Contratos Públicos, o evento contará com a participação do Dr. Rodrigo Pinto de Campos – advogado e membro do Conjur.

...

Continuar Lendo

Brasil vê 'corrida' por projetos de energia solar antes do fim de subsídio

April 20, 2021 | Categoria: Energy

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil tem visto uma verdadeira "corrida" de investidores pelo registro de novosprojetos de geração renovável, principalmente solares, em meio à previsão de retirada a partir de 2022 deum subsídio concedido a novos empreendimentos de energia limpa.

O movimento envolve empresas como as espanholas Iberdrola e Solatio, as francesas Voltalia e EDF, aitaliana Enel e a portuguesa EDP Renováveis, além da Atlas Energia, da britânica Actis, e grupos locaiscomo Pacto e Casa dos Ventos, segundo relatório da consultoria ePowerBay antecipado à Reuters.

A tendência também entrou no radar da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Um diretor doregulador, Sandoval Feitosa, apontou na última semana "preocupa&cced...

Continuar Lendo

Subestação Digital: a Internet das Coisas chegou à energia

April 15, 2021 | Categoria: Energy

Quem passa por uma subestação elétrica, em qualquer cidade brasileira, dificilmente notará algo de novo em sua aparência. Aquele conjunto de equipamentos incluindo barramentos, disjuntores, religadores, chaves seccionadoras, entre outros, parece o mesmo desde sempre. Mas há algo de novo em algumas das novas subestações elétricas brasileiras: a incorporação de tecnologias digitais.

A instalação de dispositivos digitais de campo modulares, flexíveis e inteligentes está modificando a operação das subestações de energia, agregando tecnologias que atuam, ao mesmo tempo, para melhorar a prestação do serviço (e por consequência diminuindo os riscos de multas por desabastecimento) e para aument...

Continuar Lendo

Energias renováveis podem levar energia à África

April 15, 2021 | Categoria: Energy

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o acesso universal à energia pode ser uma realidade na África usando fontes renováveis. Ele participou em um encontro virtual com líderes africanos sobre soluções para a crise climática e da Covid-19, junto da vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed. 

Falando sobre a crise da Covid-19, Guterres disse que o mundo tem uma oportunidade única nessa geração de traçar um novo caminho de desenvolvimento global. 

Segundo ele, "o modelo atual não está funcionando" porque "a dinâmica do mercado mudou profundamente." 

Em 2020, o financiamento para energias renováveis e eficiência energ&...

Continuar Lendo

Gerdau lança nova empresa para atuar no mercado de grafeno

April 15, 2021 | Categoria: Engineering

SÃO PAULO (Reuters) - A Gerdau lançou nesta quinta-feira uma nova empresa focada no desenvolvimento e comercialização de produtos com a aplicação de grafeno, um nanomaterial composto apenas por carbono que apresenta benefícios de propriedades mecânicas, como a redução de peso e de atrito.

A Gerdau Graphene faz parte do portfólio de empresas da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau, e terá operação independente das divisões de negócio de aço. Nesta primeira etapa, focará nos mercados da construção civil, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas, baterias e sensores nas Américas.

O primeiro cliente será a própria Gerdau ...

Continuar Lendo