Construção civil dribla falta de insumos e prevê maior crescimento em oito anos.

March 05, 2021 | Categoria: Engineering

Fonte: Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

 

A quantidade de insumos na construção civil foi drasticamente afetada pela pandemia, o que acarretou principalmente no aumento do preço dos produtos pela baixa oferta e alta demanda.

Mesmo diante de um cenário altamente preocupante, o setor vem se recuperando com o aumento da produção e as perspectivas são de conquistar seu maior crescimento histórico dos últimos oito anos.

Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), o Produto Interno Bruto do segmento deve avançar 4%, após ter sofrido um grande baque em 2020, com uma queda de 11,4%.

Se transformarmos esses dados em valores, podemos ver claramente as c...

Continuar Lendo

Fonte solar ultrapassa marca dos 8 GW, aponta Absolar.

March 03, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Novo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica aponta que o Brasil acaba de ultrapassar a marca histórica de 8 GW de potência operacional da fonte solar fotovoltaica, em usinas de grande porte e pequenos e médios sistemas instalados em telhados, fachadas e terrenos. Desde 2012, a fonte já trouxe mais de R$ 40 bilhões em novos investimentos ao país e gerou mais de 240 mil empregos acumulados.

No segmento de geração centralizada, o Brasil possui 3,1 GW de potência instalada em usinas solares fotovoltaicas, o equivalente a 1,7% da matriz elétrica do País. Em 2019, a fonte foi a mais competitiva entre as fontes renováveis nos dois Leilões de Energia Nova, A-4 e A-6, com preços-m&e...

Continuar Lendo

Nextracker vai fornecer rastreadores solares para Elera Renováveis.

March 03, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Nextracker anunciou que foi selecionada pela epecista Andrade Gutierrez e pela geradora Elera Renováveis (antiga Brookfield) para fornecer 830 MW por meio de sua tecnologia NX Horizon, para a Fase I do complexo solar de Janaúba (MG). Quando concluída, a planta será a maior da sua modalidade na América do Sul e está programada para entrar em operação no início de 2022.

De acordo com Patricio Pavez, Gerente Geral de Renováveis da Andrade Gutierrez, a Nextracker foi escolhida devido à sua engenharia de concepção, resiliência contra condições climáticas adversas, além dos ganhos comprovados obtidos com a sua solução bifacial, em última análise, o que levou a sel...

Continuar Lendo

BNDES lança programa de estimulo a investimentos no setor de gás.

March 01, 2021 | Categoria: Energy

SUELI MONTENEGRO, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE BRASÍLIA

O BNDES lançou durante a semana um programa que contempla diversas soluções financeiras para estimular investimentos em gás natural e biogás. Ele é composto por linhas de crédito voltadas à ampliação da infraestrutura e da oferta de gás, do uso industrial e termelétrico do produto e da utilização em veículos pesados.

O Programa BNDES Gás é bastante abrangente, mas a ideia é de que o banco não seja o único provedor de financiamento. “Nos grandes projetos, a gente deve fazer uma sindicalização para não arcarmos sozinhos com esses investimentos”, explicou Andre Pompeo, gerente do Departamento de G&aac...

Continuar Lendo

Copel lança guia de projetos de segurança para minigeradores.

February 24, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Copel está disponibilizando em seu website um guia para auxiliar minigeradores na apresentação dos projetos de proteção de seus sistemas. Trata-se do Manual de Apresentação de Projetos de Proteção para Acessantes de Geração, desenvolvido com o objetivo de padronizar o conteúdo e a forma de entrega dos projetos à Copel e, assim, facilitar a aprovação.

A distribuidora informou que o projeto de proteção do sistema é um dos itens que devem ser disponibilizados à concessionária quando o cliente instala um sistema de geração distribuída, a depender da sua capacidade instalada. Vale para geradores de energia fotovoltaica acima de 300kW e de minigeradoras hi...

Continuar Lendo

Neoenergia conquista recertificação ISO em UHE de Itapebi.

February 23, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Neoenergia conquistou mais uma vez, no início de 2021, a recertificação e manutenção nas Normas ISO que atestam que o trabalho das usinas é eficiente e realizado com qualidade, respeitando e protegendo o Meio Ambiente e cuidando da Segurança e Saúde das pessoas. A Hidrelétrica de Itapebi, localizada na Bahia, passou pelo processo de recertificação, enquanto as UHEs de Corumbá (GO) e Dardanelos (MT) tiveram a realização da primeira manutenção.

Segundo a companhia, as certificações se referem ao escopo de Operação e Manutenção nas Normas – ISO 9001:2015-Sistema de Gestão de Qualidade, ISO 14001:2015-Sistema de Gestão Ambiental, e ISO 45001...

Continuar Lendo

CCEE: geração e consumo sobem 2,7% no quarto trimestre de 2020.

February 18, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Dados consolidados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica apontam crescimento de 2,7% tanto na geração quanto no consumo de energia no quarto trimestre de 2020, em comparação aos mesmos três meses de 2019. O período registrou as maiores variações positivas em todo o ano passado.

A produção das hidrelétricas caiu 1,4% em relação a idêntico período do ano anterior. A solar fotovoltaica recuou em 1,3%. Já a geração térmica teve um crescimento de 14,7% e alcançou a marca de 16.699 MW med. As eólicas geraram 3% a mais no período, chegando a 7.641 MW. No total, foram gerados 67.436 MW med no Sistema Interligado Nacional.

Continuar Lendo

Rede Lojas Americanas terá mais duas usinas da fonte solar até junho.

February 18, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A rede Lojas Americanas prevê inaugurar duas usinas de geração solar até junho deste ano. Atualmente, a empresa já possui cerca de 30% de sua energia consumida de origem renovável. A energia produzida nas novas usinas fotovoltaicas será distribuída para cerca de 70 lojas físicas localizadas nas áreas de concessão das distribuidoras Celpe e CEB, em Pernambuco e Distrito Federal.

O programa existe desde 2016, e já obteve redução de 23% no custo com o insumo que abastece suas lojas. São 280 lojas físicas da Americanas abastecidas, além de centros de distribuição e escritórios administrativos tanto pela compra no mercado livre de energia quanto pela geração distri...

Continuar Lendo