Mercado livre puxa alta do consumo de energia elétrica no Brasil em 2022

January 30, 2023 | Categoria: Energy

Um balanço divulgado pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) apontou que o consumo de energia elétrica no Brasil aumentou 1,5% em 2022, na comparação com 2021, e alcançou 67.275 MWmed.

Foi o segundo ano consecutivo de alta, sinal da retomada de setores da economia que, no começo da década, atravessaram os desafios impostos pela pandemia da Covid-19.

De acordo com o levantamento, o mercado livre é que tem puxado o resultado para cima. O ambiente utilizou 7,2% mais energia no ano passado do que em 2021, um total de 24.496 MWmed.

No total, o mercado já representa 36,4% de todo o consumo nacional. Destaque para os setores de Serviços (16,2%), Madeira, Papel e Celulose (12,7%) e Comércio (10,5%).

“Volta...

Continuar Lendo

Principais tendências do mercado de construção civil para 2023

January 30, 2023 | Categoria: Engineering

O mercado de construção civil brasileiro está com previsões positivas para 2023. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor deve crescer 2,5% neste ano, considerando o ritmo de três anos consecutivos de expansão.

Além disso,  o contínuo avanço da tecnologia no país, como a conexão 5G e o desenvolvimento de softwares inteligentes, e a preocupação cada vez maior com a sustentabilidade, tem colaborado para a evolução do setor.

Para o engenheiro Paulo Chueire, da construtora JMCHUEIRE, tecnologia e sustentabilidade serão temas cada vez mais explorados em obras e reformas. “O segmento de construção está enxergando os benefícios das nova...

Continuar Lendo

Uma economia de baixo carbono versus geração própria de energia

January 26, 2023 | Categoria: Energy

Autor: Marina Meyer

Assunto amplamente debatido desde final do ano passado na COP 27 – que é a inserção do mercado de carbono – também é a penetração avassaladora das energias limpas e renováveis em sintonia com o meio  ambiente, a indústria e os seus cidadãos.

Hoje, mais forte do que antes, o tema está ainda mais evidente com a inserção da era das economias de baixo carbono e das empresas no caminho de uma matriz descarbonizada – associada às fontes de energia que produzem baixos níveis de emissões de gases do efeito estufa.

Com a edição da Lei da Geração Distribuída no Brasil (Lei 14.300/2022) a “geração própria” da energia, que p...

Continuar Lendo

Cenário promissor para o biogás de cana

January 25, 2023 | Categoria: Energy

Com um potencial de 2,1 GW médios de geração de eletricidade até 2032, o gás produzido a partir de resíduos como vinhaça, torta de filtro e palhas e pontas deve ganhar cada vez mais espaço no agronegócio.

O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2032) da EPE estima que a produção de biogás pode alcançar 34,9 bilhões de metros cúbicos (m³) e a de biometano 19,2 bilhões de m³ no período – suficiente para suprir cerca de 20% da demanda de diesel do agro.

Já no caso do etanol, a projeção para a oferta chega a 47 bilhões de litros em 2032, com uma taxa de crescimento de 4,1% ao ano – considerando adição obrigatória de 27% de anidro na gasolina e a ...

Continuar Lendo

Dúvidas sobre qualidade desaceleraram mercado de carbono em 2022

January 25, 2023 | Categoria: Energy

Dúvidas sobre qualidade de projetos e seus reais impactos climáticos levaram o comércio de créditos de carbono voluntários a uma queda de 4% no ano passado – comparado a 2021 –, com as empresas adquirindo 155 milhões de compensações, mostra levantamento da BloombergNEF.

A oferta destes créditos cresceu pouco: apenas 2%, com 255 milhões de compensações criadas por projetos em todo o mundo.

Houve queda também na emissão de títulos por desmatamento evitado, que diminuiu em um terço na comparação anual.

De acordo com a análise, as empresas estão preocupadas com a reputação, após recorrentes denúncias de greenwashing por comprarem compensações de...

Continuar Lendo

Reforma tributária pode impactar setor da construção civil

January 25, 2023 | Categoria: Engineering

Texto: Vinícius Veloso

 Em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo, José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), analisou como a reforma tributária pode impactar o setor. Na opinião dele, a criação de um novo imposto que incida sobre os valores agregados tem potencial de prejudicar o preço dos imóveis e o mercado de trabalho.

“Nossa grande preocupação é o aspecto de tributar o trabalho. No nosso setor, são seis itens que não temos tributação: terreno, mão de obra, despesa financeira, despesa administrativa, despesa tributária e lucro do empreendimento. Isso equivale a 75% do preço de venda”, disse Martins, indicando que n...

Continuar Lendo

Como será o primeiro leilão de hidrogênio verde do mundo

January 23, 2023 | Categoria: Energy

Editada por Nayara Machado

Colaborou Gabriel Chiappini

A Alemanha lançou no final do ano passado o primeiro leilão da política H2Global para contratos de longo prazo de fornecimento de hidrogênio verde (H2V) na forma de derivados: amônia, metanol e combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês).

A primeira licitação será para contratos de amônia verde e o prazo para submissão é 7 de fevereiro. Já as submissões para os certames de SAF e metanol vão até 21 de fevereiro.

O leilão é um marco para a economia do hidrogênio verde. Inaugura a política de incentivos alemã para aquisição do energético de fora da Europa – já que ...

Continuar Lendo

Projeto usa GLP na geração de energia elétrica

January 20, 2023 | Categoria: Energy

A Copa Energia, das marcas Copagaz e Liquigás, e a Aggreko vão iniciar, neste trimestre, um projeto de pesquisa de geração de energia com gás liquefeito de petróleo (GLP), em geradores.

— A pesquisa será feita em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). E a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) já validou o projeto, para início dos estudos.

A Copa Energia instalará, na UFMS, uma central de GLP conectada a um gerador de 85 kW. O equipamento foi desenvolvido pela Aggreko.

— O estudo vai avaliar a eficiência energética e a economicidade do grupo motor gerador, tanto em off grid (sem conexão à rede) como em on grid (conectado à rede de distrib...

Continuar Lendo