Brasil cresce 8 GW em capacidade de energia em 2022 com impulso de renováveis, diz Aneel

January 04, 2023 | Categoria: Energy

Reuters - Por Letícia Fucuchima

SÃO PAULO (Reuters) - A capacidade instalada de geração de energia elétrica no Brasil cresceu 8,23 gigawatts (GW) em 2022, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), configurando o segundo maior crescimento anual registrado desde a fundação do regulador, atrás apenas dos 9,5 GW alcançados em 2016.

Segundo a Aneel, o crescimento veio principalmente da fonte eólica, com 2,92 GW, e da solar, com 2,67 GW.

Os números do regulador se referem à geração centralizada de energia e não incluem as usinas de geração distribuída, que têm sido o principal propulsor da fonte solar no país.

Em 2022, houve um crescimento de 1,35 GW de pot&ec...

Continuar Lendo

CUB encerra o ano com alta acumulada de 9,12%.

January 04, 2023 | Categoria: Engineering

Por Redação SindusCon-SP

Custo Unitário Básico (CUB) global da indústria da construção do Estado de São Paulo registrou variação positiva de 0,17% em dezembro de 2022 e acumula alta de +9,12% no ano.

Os dados são do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e da FGV (Fundação Getulio Vargas). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos das construtoras, utilizado para os necessários orçamentos, quadros e áreas para acompanhar o Registro de Incorporação dos empreendimentos.

Em dezembro, as variações dos custos com administrativo (salário dos engenheiros) foram nulas, acumulan...

Continuar Lendo

Brasil tem potencial de 13,7 GW em PCHs e CGHs, aponta AbraPCH

December 23, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIa

Dados da Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch) mostram que nos últimos cinco anos, foram investidos em pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e em centrais geradoras hidrelétricas (CGHs) um valor de R$7,9 bilhões para a construção de 113 novos empreendimentos no Brasil. De acordo com a entidade, os aportes poderiam ter sido maiores, pois o Brasil tem potencial para expandir a sua capacidade de geração nessa modalidade em até 13,7 GW, um aumento em aproximadamente quase 300%.

De 2018 até 2022, entraram em operação 63 PCHs e 50 CGHs. E para o próximo ano, o segmento espera que a construção de novas unidades avance ainda mais. Esse otimismo toma como base o número de empree...

Continuar Lendo

Energias renováveis “minimizam subida da eletricidade” para consumidores

December 20, 2022 | Categoria: Energy

Fonte : Revista Industria e Ambiente

A APREN – Associação Portuguesa de Energias Renováveis garantiu que as energias renováveis “minimizam a subida da eletricidade para consumidores domésticos e empresariais”, depois de a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) ter publicado a atualização de preços para 2023.

Num comunicado, a APREN disse que “as energias renováveis vão minimizar o impacto da subida anormal dos preços da eletricidade em 2023 numa altura em que continuam a ser registados valores muito elevados nos mercados grossistas europeus”, indicando que para a associação “esta é uma das principais conclusões da publicação, por parte da ERSE, das tarifas e pr...

Continuar Lendo

Construção Civil cresce mais do que a economia nacional

December 20, 2022 | Categoria: Engineering

Fonte : Jornal da Construção Civil

Reconhecida pelo governo brasileiro como atividade essencial na pandemia, a construção civil foi um dos motores da economia do país nos últimos dois anos. Segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o crescimento da construção civil foi de 1,1% no terceiro trimestre de 2022, em comparação com o segundo trimestre do ano. O resultado é superior ao da economia nacional.

Um dos motivos da alta performance foi o crescimento do segmento industrial. Ele é mensurado por quatro subíndices, sendo eles: indústria geral (0,8%); indústrias extrativas (-0,1%); indústrias de transformação (0,1%) e eletricidade, gás, água, esgoto e...

Continuar Lendo

Construção Civil prevê crescimento para o próximo ano

December 13, 2022 | Categoria: Engineering

Fonte: Jornal da Construção Civil

Os dados fazem parte de um levantamento exclusivo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC. Para a elaboração do estudo, foram consideradas as 140 profissões mais representativas do país, que englobam 72% da população no mercado de trabalho. Motoristas de ônibus e faxineiros foram as ocupações que mais perderam poder de compra entre março de 2021 e 2022.

Para 2023 a expectativa é de aquecimento, com as recentes declarações do governo el...

Continuar Lendo

Geração de energia por fontes renováveis cresce em 2022

December 13, 2022 | Categoria: Energy

Fonte: Gov.br

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na segunda-feira (12/12), o Boletim Mensal de Energia referente ao mês de setembro de 2022. A publicação apresenta aumento de mais de 15% na oferta de energia hidráulica nacional, em relação a 2021. Também foi verificada uma forte queda na geração térmica a carvão mineral e a gás natural no ano, de mais de 50% em cada.

O forte aumento da geração hidráulica é decorrente da melhora dos índices pluviométricos deste ano que, aliado às estratégias adotadas na gestão da escassez hídrica de 2021, possibilitaram maiores níveis de armazenamento dos reservatórios e melhor gestão dos recursos hídricos.

...

Continuar Lendo

UE pode enfrentar escassez de gás em 2023, alerta Agência Internacional de Energia

December 12, 2022 | Categoria: Energy

A Agência Internacional de Energia (AIE) alertou a União Europeia (UE) que o bloco pode enfrentar escassez de gás em 2023 devido ao corte do fornecimento de combustível vindo da Rússia e que a situação para preencher os reservatórios de gás no continente pode ser ainda mais difícil no próximo ano.

Em relatório divulgado em parceria com a UE, a AIE diz que 2023 pode ser um ano ainda mais difícil para o bloco europeu em relação à questão energética porque o fornecimento russo pode diminuir ainda mais e as reservas de gás de outros países podem ficar ainda mais escassas, principalmente se a China retomar sua demanda.

A agência diz também que a Europa vem se aproveitando de um inverno mais...

Continuar Lendo