UE pode enfrentar escassez de gás em 2023, alerta Agência Internacional de Energia

December 12, 2022 | Categoria: Energy

A Agência Internacional de Energia (AIE) alertou a União Europeia (UE) que o bloco pode enfrentar escassez de gás em 2023 devido ao corte do fornecimento de combustível vindo da Rússia e que a situação para preencher os reservatórios de gás no continente pode ser ainda mais difícil no próximo ano.

Em relatório divulgado em parceria com a UE, a AIE diz que 2023 pode ser um ano ainda mais difícil para o bloco europeu em relação à questão energética porque o fornecimento russo pode diminuir ainda mais e as reservas de gás de outros países podem ficar ainda mais escassas, principalmente se a China retomar sua demanda.

A agência diz também que a Europa vem se aproveitando de um inverno mais ameno do que a média para usar menos gás para calefação, mas que isso pode não durar para os próximos meses.

“Muitas das circunstâncias que permitiram aos países da UE preencher seus armazenamentos

antes deste inverno podem não se repetir em 2023”, disse o diretor-executivo da AIE, Fatih Birol

A agência calcula que o déficit de recebimento de gás na UE para o próximo ano pode ser de27 bilhões de metros cúbicos, considerando um cenário em que a Rússia corte totalmente o fornecimento para o bloco e a China recupere seus níveis de consumo de gás de 2021,segundo o relatório.

A AIE diz que essa lacuna pode ser preenchida por meio de ações adicionais voltadas à eficiência energética, investimento em energias renováveis, bombas de calor e economia de energia.

Do lado da oferta, o relatório diz que, embora as opções da Europa para importar mais gás natural sejam limitadas, há alguns países com capacidade de exportação disponível que poderiam aumentar as exportações capturando o gás que está sendo queimado atualmente, como Angola, Argélia, Egito e Nigéria

Valor Econômico