Empresa pioneira na produção de energia no mar alcança nível recorde de geração

February 23, 2023 | Categoria: Energy

Turbinas instaladas ao norte do litoral escocês alcançaram produção de 50 gigawatts-hora

Por Camila Pergentino

Pela primeira vez no mundo, a energia gerada pela força da água do mar alcançou o nível de geração de 50 gigawatts-hora. O feito foi realizado pela MeyGen, empresa com sede na Escócia que é uma das pioneiras no setor. Para produzir energia com a força do mar, a companhia trabalha com quatro turbinas instaladas em Pentland Firth, no norte do litoral escocês.

“Nosso conjunto de correntes de maré na costa de Pentland Firth tornou-se o primeiro conjunto de do mundo a gerar 50 GWh de eletricidade”, afirmou Graham Reid, CEO da SAE Renewables, grupo do qual a MeyGen faz parte. “A geração global total de todos os outros dispositivos e locais de maré é inferior a 50% desse valor”, acrescentou, em comunicado.

Nos últimos anos, a Escócia tem sido um dos países do mundo a apostar na geração de energia com o mar. Para isso, o país adotado incentivos para empresas e projetos instalados no Mar do Norte, região historicamente ligada à produção de petróleo e gás.

Apesar do entusiasmo com a possibilidade de geração de eletricidade com o movimento das marés, os níveis de produção dessa matriz no mundo ainda são baixos, como destaca a CNBC. O maior desafio para o setor é aumentar a capacidade de produção energética.

A Europa instalou 17,4 gigawatts de capacidade de energia eólica em 2021, de acordo com dados do órgão industrial WindEurope, enquanto 2,2 MW de capacidade de corrente de maré foram instalados no continente, conforme dados da Ocean Energy Europe.