Capacidade global de energia renovável tende a aumentar.

July 01, 2021 | Categoria: Energy

Fonte: Eólica BR – Revista Grandes Construções.

 

As fontes de energias renováveis vem crescendo cada vez mais, a eletricidade gerada por tecnologias renováveis tiveram um desempenho de 7% globalmente em 2020.

O setor representa 83% da matriz elétrica brasileira. A participação é liderada pela hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).

Segundo relatório da IEA – Agência Internacional de Energia, o setor cresceu fortemente no último ano. A capacidade aumentará devido impulsionamento da China e Estados Unidos, que chegou ao nível recorde recorde de 200 gigawatts em 2020.

Este aumento representa quase 90% da expansão tota...

Continuar Lendo

Crescimento de hidrelétricas no mundo deve desacelerar, diz AIE.

July 01, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

De acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia, o crescimento das hidrelétricas no mundo deve desacelerar significativamente nesta década, colocando em risco as ambições de países em todo o mundo de atingir emissões líquidas zero, garantindo suprimentos de energia confiáveis e acessíveis para seus cidadãos.

A energia hidrelétrica tem um papel fundamental na transição para energia limpa, não apenas por meio das enormes quantidades de eletricidade com baixo teor de carbono que produz, mas também por causa de suas capacidades incomparáveis de fornecer flexibilidade e armazenamento. Muitas UHEs podem aumentar ou diminuir sua geração de eletricidade muito ra...

Continuar Lendo

ONS aponta novo recorde de geração solar e eólica no Nordeste.

June 30, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O Nordeste bateu novos recordes de geração eólica e solar na última segunda-feira, 28 de junho, segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Os ventos foram responsáveis por uma geração instantânea (pico) de 10.856 MW, às 23h44, montante suficiente para atender a 96,1% da demanda do subsistema do Nordeste naquele momento. O último recorde, deste mesmo tipo, havia sido registrado há cerca de um mês, no dia 26 de maio, quando foram produzidos 10.612 MW.

Os registros do ONS também apontaram que o sol voltou a brilhar intensamente na região no mesmo período. O valor verificado foi de 681 MW médios, representando 6,4% da demanda do Nordeste. O número apon...

Continuar Lendo

Minerva Foods recebe o Selo Energia Renovável para suas operações no Brasil.

June 30, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Minerva Foods, empresa de exportação de carne bovina e uma das empresas que atua na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, recebeu o Selo Energia Renovável, emitido pelo Instituto Totum, em parceria com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e a Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), para todas as suas unidades no Brasil. A empresa brasileira está sendo a primeira a receber o Selo em âmbito global.

Segundo a empresa, a conquista é fruto de uma auditoria realizada pelo Instituto Totum, com base na Normativa do Selo e que, dentre outros aspectos, assegura a compra de certificados de energia renovável (I-RECs) pela Minerva Foods...

Continuar Lendo

Ministro reforça medidas para reduzir consumo em meio a crise hídrica.

June 29, 2021 | Categoria: Energy

ALEXANDRE CANAZIO, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DO RIO DE JANEIRO

O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afastou novamente a possibilidade de racionamento, como ocorrido em 2001, por causa, da robustez do setor elétrico nacional. Em pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão na noite desta segunda-feira, 28 de junho, o ministro disse que o governo vem atuando em várias frentes para enfrentar a crise hídrica.

” Além de monitorar o setor elétrico 24 horas por dia, montamos uma estrutura de governança para coordenar, com rapidez e segurança, as ações dos vários órgãos envolvidos no enfrentamento do atual cenário de escassez hidroenergética”, afirmou o ministro no pronunciamento.

Albuquerque...

Continuar Lendo

Brasil atinge meio milhão de conexões de energia solar em telhados e pequenos terrenos.

June 28, 2021 | Categoria: Energy

Fonte: Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

 

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil acaba de ultrapassar a marca de meio milhão de conexões de geração própria de energia a partir da fonte solar fotovoltaica.

Desde 2012, a modalidade instalou cerca de 5,8 GW de potência operacional, sendo responsável pela atração de mais de R$ 29 bilhões em novos investimentos e agregar mais de 174 mil empregos acumulados no período.

“Com 5,8 GW em operação nos telhados e fechadas de residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos do Brasil, a geração pró...

Continuar Lendo

AES Brasil acelera participação no cenário brasileiro de geração renovável.

June 21, 2021 | Categoria: Energy

AES OFERECE - DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A AES Brasil se destaca entre as principais empresas do País em produção de energia limpa. De rentável e eficiente gestora de ativos de geração hidrelétrica, a companhia experimentou uma veloz diversificação na sua matriz, resultado de uma estratégia sintonizada às mais recentes transformações e tendências do mercado.

Nos últimos anos, agregou projetos de geração eólica e solar que a fizeram acelerar a capacidade instalada – hoje em cerca de 4 GW , compondo um parque com qualidade e custo suficientemente competitivos para firmar contratos de longo prazo com alguns&...

Continuar Lendo

Preço da energia preocupa construção

June 21, 2021 | Categoria: Engineering

Fonte: Folha de S.Paulo – Revista Grandes Construções.

 

O aumento de mais de 20% na bandeira vermelha da conta de luz, informado na terça (dia 15) pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), preocupa o setor da construção civil. O principal impacto deve vir por meio dos materiais utilizados nas obras.

Alguns deles demandam alto consumo de eletricidade durante a fabricação e esse custo deverá chegar aos canteiros. O alumínio é apontado como a matéria-prima que mais demanda energia, com cerca de 50% do seu custo de produção atribuído ao consumo de eletricidade, seguido pelo cimento e o aço.

“O alumínio é um material que especificamente utiliza muita energia, mas vou ter i...

Continuar Lendo