Queiroz Galvão inicia operação de segundo parque eólico no Piauí

May 30, 2017 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

A Queiroz Galvão Energia (QGE), braço de energia do Grupo Queiroz Galvão, colocou em operação comercial o parque eólico Ventos de Santa Bárbara, com 27,9 MW de capacidade instalada distribuídos em 11 aerogeradores de 2,7 MW. Esse é o segundo dos sete parques que compõem o Complexo Eólico Caldeirão Grande I, localizado na Chapada do Araripe, interior do Piauí, cuja capacidade total será de 190 MW. A autorização para o início da geração foi concedida pela Agência Nacional de Energia Elétrica nesta sexta-feira, 26 de maio.

De acordo com a geradora, a implantação dos demais empreendimentos desse Complexo Eólico segue em ritmo acelerado...

Continuar Lendo

Brasil Solar Power debate futuro do fotovoltaico no Brasil

May 26, 2017 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O Brasil Solar Power terá sua segunda edição se consolidando como o principal evento da fonte solar fotovoltaica no Brasil. O evento, que acontecerá em 5 e 6 julho, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, é promovido pelo Grupo CanalEnergia em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. O congresso vai debater o futuro da fonte no país, tendo em vista a contratação de 3,3 GW nos últimos leilões de energia nova e o crescimento exponencial da geração distribuída, com mais de 10 mil conexões já realizadas.

O evento conta também com uma feira reunido os maiores players da energia solar fotovoltaica no país. A feir...

Continuar Lendo

Produção eólica cresce no Brasil puxada pelo aumento de capacidade instalada

May 19, 2017 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A produção de energia elétrica a partir do vento alcançou 3.218 MW médios no primeiro trimestre do ano, aumento de 38% quando comparada com a produção verificada entre janeiro e março de 2016. O desempenho positivo reflete o aumento dos parques eólicos em operação no Brasil, que saltou de 8,7 GW em março de 2016 para 10,4 GW, incremento de 19% em doze meses.

Segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 17 de maio, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), existiam 411 empreendimentos eólicos em operação até março de 2017.

Na análise da geração por estado, o Rio Grande do Norte segue como maior produtor de energia eó...

Continuar Lendo

ENASE – Coelho Filho: fontes renováveis vão basear a expansão da oferta de geração

May 19, 2017 | Categoria: Energy

OLDON MACHADO, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DO RIO DE JANEIRO

 

Em entrevista concedida à imprensa após abrir nesta quarta-feira (17) o Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico, evento promovido pelo Grupo CanalEnergia no Rio de Janeiro, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, afirmou que um dos objetivos da reformulação em curso no modelo institucional do setor elétrico é garantir a expansão da geração por meio de fontes renováveis. “Queremos retomar a expansão por renováveis ainda em 2017”, destacou ele. Antes disso, a meta é ajustar o balanço de oferta e demanda com o leilão de descontratação e o Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits. Continuar Lendo

PCH São João recebe ISO 14001 e OHSAS 18001 pela terceira vez

May 16, 2017 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

A Pequena Central Hidrelétrica São João, localizada no município de Castelo, no Espírito Santo, acaba de receber pela terceira vez a recertificação nas normas ISO 14001 e OHSAS 18001, que atestam o alto nível da gestão ambiental da usina e o respeito da companhia com a segurança e a saúde ocupacional de seus colaboradores, conforme determina as certificações.

O reconhecimento foi concedido pelo Bureau Veritas Certification, empresa com sede na França e especializada em testes, inspeções e certificações. Segundo a EDP, com a consideração das recertificações, a PCH São João, com capacidade instalada de 25 MW, ratifica...

Continuar Lendo

SindusCon-SP apresenta cartilhas sobre PPPs na construção civil

May 16, 2017 | Categoria: Engineering

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) divulgou durante o seminário de Parcerias Público-Privadas (PPPs) na Construção Civil, realizado na última terça-feira (9), as cartilhas informativas sobre Concessões e PPPs (volume 1), PPPs em habitação (volume 2), PPPs em infraestrutura: estudo de casos (Volume 3) e PMI Procedimento de Manifestação de Interesse e MIP Manifestação de Interesse Privado (Volume 4).

As publicações abordam de forma explicativa todos os detalhes que envolvem as PPPs e concessões como oportunidades, ofertas e demandas, diferenças entre PPPs patrocinadas e PPPs administrativas, obrigações d...

Continuar Lendo

Ex-executivo da Renova abre consultoria com foco em licenciamento ambiental

April 18, 2017 | Categoria: Energy

Wagner Freire, da Agência CanalEnergia, de São Paulo, Meio Ambiente 

O ex-diretor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Renova Energia, Ney Maron, iniciou um novo negócio com foco no desenvolvimento de estratégias para obtenção de licenças ambientais para empreendimentos nos segmentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A ideia é usar o conhecimento acumulado em quase duas décadas no setor de energia elétrica, nove deles na Renova, para apoiar os agentes em uma das fases mais desafiadoras de um projeto de infraestrutura. 


“As fontes renováveis continuarão a crescer nos próximos anos e minha convicção é que a Maron Consultoria poderá co...

Continuar Lendo

Geração de energia eólica cresce 61,5% em 2017

April 18, 2017 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção 

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) informa que a produção de energia eólica em operação comercial no Sistema Interligado Nacional foi 61,5% superior à geração no mesmo período de 2016. Os parques eólicos produziram um total de 3.495 MW médios em janeiro e fevereiro frente aos 2.164 MW médios gerados no primeiro bimestre do ano anterior. A representatividade da fonte eólica em relação a toda energia gerada no período por todas as usinas do sistema alcançou 5,3%. A fonte hidráulica (incluindo PCHs) foi responsável por 81,7% do total e as usinas térmicas responderam por 13% da gera...

Continuar Lendo