Haddad promete incentivos e reclama de falta de bons projetos

August 30, 2012 | Categoria: Engineering

SINDUSCON SP
O candidato à prefeitura da cidade de São Paulo pelo PT, Fernando Haddad, afirmou durante o Ciclo de Debates “A construção e o desenvolvimento sustentado”, promovido por entidades do setor, que pretende oferecer incentivos imobiliários, mas sua distribuição será inversamente proporcional à demanda. De acordo com o candidato, é preciso estimular o desenvolvimento das áreas menos favorecidas em infraestrutura da cidade, que são as mais adensadas. Na busca por mais celeridade na aprovação de projetos, além da modernização do sistema, o candidato considera que será necessária uma revisão do Plano Diretor, do Código de Obras, de operações urbanas, de reocupaç&atild...

Continuar Lendo

Minha Casa atingirá milhões de moradias até 2014, prevê Dilma

August 30, 2012 | Categoria: Engineering

Por Bruno Peres | Valor

BRASÍLIA - O programa habitacional do governo federal atingiu em agosto a marca de um milhão de moradias construídas no âmbito do “Minha Casa, Minha Vida”, informou a presidente Dilma Rousseff na manhã desta segunda-feira em seu programa semanal de rádio “Café com a Presidenta”.

A presidente também avaliou que o governo vai atingir a meta de contratar 2,4 milhões de moradias até 2014 com a execução do programa, classificado por ela como uma das prioridades do governo. Segundo Dilma, os investimentos chegarão a R$ 150 bilhões.

“É isso mesmo, um milhão de moradias estão prontas e vão garantir que as famílias brasileiras realizem o sonho da casa pr&oac...

Continuar Lendo

A construção civil em busca de um novo patamar

August 30, 2012 | Categoria: Engineering

O Estado de S.Paulo

A atividade da construção civil ficou abaixo da média, em julho, mas em ligeira recuperação em relação a junho, informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ao mesmo tempo, o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) reviu as projeções de crescimento deste ano, de 5% para 4%.

Os dados indicam que a recuperação, se vier a ocorrer neste semestre, tende a ficar aquém do esperado. Nada a estranhar, pois o ritmo da construção civil segue o do Produto Interno Bruto (PIB), cuja retomada, em junho, pelos dados do IBC-Br, do Banco Central, não está consolidada.

Os dados menos desanimadores dizem respeito ao emprego: em julho, segundo o ...

Continuar Lendo

Na sede do Secovi-SP, Haddad promete simplificar regras para o setor imobiliário

August 30, 2012 | Categoria: Engineering

Bruno Lupion, de O Estado de S. Paulo

Com o discurso de que o setor privado para um preço "muito alto" pela falta de planejamento da administração municipal, o candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, apresentou nesta segunda-feira, 27, seu plano de governo a representantes do setor imobiliário e da construção civil reunidos na sede do Secovi-SP.

O petista prometeu, caso seja eleito, reformar o Plano Diretor, o Código de Obras e a Lei de Uso e Ocupação do Solo para simplificar as regras para construir na cidade. "(Muita vezes), o empresário acaba recebendo a pecha de vilão, quando na verdade está em busca de regras claras para cumprir", afirmou.

As mudanças na legislação também seriam nece...

Continuar Lendo

Custo da construção civil sobe 0,32% em agosto, diz FGV

August 30, 2012 | Categoria: Engineering

WLADIMIR D'ANDRADE - Agencia Estado

SÃO PAULO - O Índice Nacional de Custos da Construção - Mercado (INCC-M) registrou variação positiva de 0,32% em agosto ante alta de 0,85% verificada em julho, informou nesta terça-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com o resultado deste mês, o índice acumula altas de 6,21% no ano e de 7,48% nos últimos 12 meses.

O grupo Materiais, Equipamentos e Serviços apresentou alta de 0,36% em agosto, sobre 0,63% apurados na leitura anterior. O índice relativo a Materiais e Equipamentos passou de variação de 0,68% registrada em julho para um avanço de 0,37% neste mês. O indicador correspondente a Serviços passou de uma taxa de 0,44% para 0,32%, no mesmo período. J&aacu...

Continuar Lendo

Atraso em térmicas também vai elevar custo da conta de luz

August 30, 2012 | Categoria: Energy

Por Daniel Rittner | De Brasília

Mesmo em um cenário de economia desaquecida e com baixo risco de déficit de energia no curto prazo, os seguidos atrasos na construção de usinas térmicas da Bertin e a demora na entrada em operação de um parque eólico na Bahia deixarão as contas de luz mais salgadas. Para evitar sobressaltos no abastecimento, o volume de água armazenada nos reservatórios de hidrelétricas deverá ser mantido em nível acima do que estava originalmente previsto, principalmente no Nordeste.

O nível mínimo dos reservatórios, para evitar riscos no fornecimento, foi aumentado ontem pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O resultado disso, segundo especialistas no setor, é que o...

Continuar Lendo

Conteúdo local para eólica vai garantir expansão no Brasil

August 30, 2012 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | Do Rio

Faubel, vice-presidente mundial da Alstom Wind, planeja oferecer máquinas adaptadas ao regime de ventos brasileiro

De olho na competição agressiva prevista entre os parques eólicos nos dois leilões de energia marcados para outubro, que contam com mais de 500 projetos inscritos, as fornecedoras de aerogeradores traçam estratégias para elevar a participação no mercado. A aposta das fabricantes está no aumento do índice de conteúdo local e da eficiência dos equipamentos.

Disputado por pouco mais de dez empresas, o mercado brasileiro responde hoje por cerca de 5% das vendas de equipamentos eólicos no mundo, da ordem de 50 mil megawatts (MW) anuais. A fatia do país, porém, tende a crescer, devido &ag...

Continuar Lendo

Estiagem vai aumentar o preço da energia em 2013

August 30, 2012 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Pedroso e Daniel Rittner | De São Paulo e Brasília

A forte estiagem que atinge o país deixou os reservatórios das hidrelétricas mais baixos, afetou o preço da energia no mercado livre e deve influenciar o valor das contas de luz dos consumidores cativos - residenciais, industriais e do comércio - no próximo ano.

O nível dos reservatórios do Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste está abaixo do normal para esta época do ano. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a capacidade total dos reservatórios do Nordeste encerrou julho com 60,4% de energia armazenada, bem inferior ao nível registrado no mesmo período do ano passado, quando ficou em 79,59%, e no menor nível desde 2003. Com a per-sistê...

Continuar Lendo