Abramat: vendas de material de construção cresceram 9,3%

October 18, 2013 | Categoria: Engineering

CIRCE BONATELLI - Agencia Estado

SÃO PAULO - As vendas da indústria de materiais de construção no mercado interno cresceram 9,3% no mês de setembro em relação ao registrado em setembro de 2012. Já na comparação com agosto, houve queda de 2,2%, de acordo com pesquisa divulgada, nesta quinta-feira, 17, pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

No acumulado dos primeiros nove meses de 2013, a alta chegou a 4,3%, enquanto nos últimos 12 meses encerrados em setembro, houve avanço de 3,8%, conforme o levantamento. O total de trabalhadores empregados na indústria de materiais de construção em setembro recuou 2,1% em relação ao mesmo mês do ano passado e c...

Continuar Lendo

Tractebel estuda ir a leilão com eólicas

October 18, 2013 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | De Capivari do Sul e Florianópolis

A Tractebel Energia, controlada pelo grupo franco-belga GDF Suez, pretende participar do próximo leilão de energia do tipo A-3, que negociará contratos para início de fornecimento em 2016, marcado para 18 de novembro. A companhia estuda disputar a licitação com parques eólicos.

"Temos vários projetos na mão. Temos na Bahia uma área grande para projetos, inclusive que dá para produzir energia eólica e solar", afirmou o presidente da Tractebel Energia, Manoel Zaroni ao Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor.

Ele explicou, porém, que a empresa também estuda a possibilidade de viabilizar parques eólicos fora dos leilões,...

Continuar Lendo

IGP-M desacelera para 0,91% na segunda prévia de outubro

October 18, 2013 | Categoria: Engineering

SÃO PAULO  -  O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,91% na segunda prévia de outubro, ante 1,36% no mesmo período em setembro, informa a Fundação Getulio Vargas (FGV). A segunda leitura do IGP-M compreende o intervalo entre os dias 21 do mês anterior e 10 do mês de referência. O indicador é usado como referência para o reajuste de contratos, como os de aluguel. 

A desaceleração do IGP-M ocorreu por conta de preços agrícolas e industriais menores no atacado. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) - que tem peso de 60% no indicador - subiu 1,20% no período, ante 1,93% em setembro. A alta do IPA de produtos agropecuários cedeu de 2,63% para alta de 0,47%. O de produtos industriais desa...

Continuar Lendo

Número de empresas no setor de arquitetura e engenharia cresce 3,46%, segundo pesquisa do Sinaenco

October 18, 2013 | Categoria: Engineering

O Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (Sinaenco) divulgou o "Perfil do Setor de Arquitetura e Engenharia Consultiva". Os dados da publicação, que traz um panorama geral das instituições ativas no setor, representam os números coletados em 2011.

Segundo o levantamento, o segmento da Arquitetura e Engenharia Consultiva, em 2011, tinha 52.657 empresas ativas, o que reflete crescimento de 3,46% em relação a pesquisa anterior, de 2007.

 

 

A pesquisa também apurou que a receita operacional líquida das empresas com mais de 20 pesso...

Continuar Lendo

Esgoto de Pernambuco será usado para gerar energia

October 18, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas

Projeto da Companhia Energética de Pernambuco (Celp) pretende produzir energia elétrica a partir do esgoto coletado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Com potência estimada em 200 kW, o sistema deverá entrar em operação até 2015 em uma das estações de tratamento da Compesa, de modo a abastecer a própria unidade. O excedente energético, se houver, será injetado na rede da Celpe.

O processo de reaproveitamento será iniciado pelo confinamento dos efluentes em biodigestores, espécie de reservatório impermeável ao ar atmosférico. Neles, a matéria orgânica do esgoto é metabolizada, gerando gás metano, que, inflamável, funciona como motor para geração...

Continuar Lendo

SindusCon-SP e Comgas definem pauta conjunta

October 18, 2013 | Categoria: Engineering

O SindusCon-SP e a Comgas deverão desenvolver uma pauta de ações conjuntas para agilizar o atendimento às construtoras e realizar novos desenvolvimentos que beneficiem o setor e os usuários de imóveis.

Este foi o resultado de reunião no SindusCon-SP, em 17 de outubro, com o presidente da Comgas, Luís Henrique Guimarães; o superintendente comercial, José Eduardo Moreira, e o gerente de Mercado Imobiliário, Alairson Gonçalves Filho.

Eles foram recebidos pelo presidente do sindicato, Sergio Watanabe, acompanhado dos vice-presidentes Mauricio Bianchi, Odair Senra e Yves Verçosa; dos membros do Comitê de Tecnologia e Qualidade Luiz Lúcio, Renato Soffiatti, Renato Genioli, Salvador Benevides e Yorki Estefan; do superintendente José Luiz...

Continuar Lendo

Izabella Teixeira defende mudanças no licenciamento e critica politização

October 17, 2013 | Categoria: Energy

Sueli Montenegro, da Agência CanalEnergia, de Brasília, Meio Ambiente 

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu de maneira enfática mudanças que transformem o processo de licenciamento ambiental em instrumento estruturante e de caráter técnico, para fazer face aos desafios de crescimento do país. "A gente tem que tirar a politização e trabalhar na transparência das instituições como início de mudança do licenciamento. Não é nem aperfeiçoamento, não é modernização, é mudança. As pessoas têm medo de falar a palavra", disse para uma platéia de executivos e técnicos que participaram do 1º Encontro do Fórum do Meio Ambiente do Se...

Continuar Lendo

Brasil aumenta em 9,2 mil MW a geração de energia

October 17, 2013 | Categoria: Energy

Da redação, com informações da Agência Brasil

A segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) agregou mais 9.231 megawatts (MW) de energia à capacidade de geração do Brasil. Desse total, 3,7 mil MW são gerados a partir de 11 usinas hidrelétricas; 4,59 mil MW a partir de 38 usinas térmicas; 762 MW a partir de 30 usinas eólicas; e 152 MW a partir de oito pequenas centrais hidrelétricas.

Quando as obras em andamento forem concluídas, 26,5 mil MW serão agregados ao parque gerador brasileiro, a partir de mais oito hidrelétricas, 11 térmicas, 122 eólicas e cinco pequenas centrais hidrelétricas. Os números constam do oitavo balanço da segunda fase do PAC, divulgado nesta q...

Continuar Lendo