Japão quer eliminar energia nuclear na década de 2030, diz mídia

September 13, 2012 | Categoria: Energy

O Japão pretende eliminar o uso da energia nuclear até a década de 2030, disse a imprensa local nesta quarta-feira, antecipando uma nova estratégia energética a ser apresentada em breve.

Isso representa uma forte mudança em relação à política que vigorava antes do acidente nuclear de março de 2011 na usina de Fukushima. Até então, a meta era que mais de metade da matriz energética japonesa fosse nuclear.

O primeiro-ministro Yoshihiko Noda disse na segunda-feira que pretende definir a nova política energética nesta semana, e que vai levar em conta uma proposta do seu partido, o Democrático, para que o Japão "invista todos os recursos (...) para tornar possível sair da energia nuclear na década de 2030"....

Continuar Lendo

Estudo diz que ventos atenderão à demanda energética global

September 13, 2012 | Categoria: Energy

AFP

Contrariando alguns estudos recentes, nova análise de dados climáticos indica que turbinas eólicas poderiam gerar centenas de terawatts de eletricidade

Eólica: alcançar o potencial máximo exigiria a instalação em terra e offshore de 1,5 bilhão de enormes turbinas

Nova York - Há vento de sobra para abastecer o planeta com energia limpa, afirma um estudo publicado esta segunda-feira, mas seria preciso fazer um maciço investimento em infraestrutura para poder usar este potencial, algo que alguns especialistas consideram irreal.

Enquanto o mundo busca reduzir sua dependência em combustíveis fósseis como carvão e gás natural, fontes de energia renovável como a eólica (dos ventos) e solar têm sido...

Continuar Lendo

Conselho das Cidades propõe que habitações do Minha Casa, Minha Vida usem energia solar

September 13, 2012 | Categoria: Engineering

Aline Rocha

O Conselho das Cidades, órgão ligado ao Ministério das Cidades, publicou no Diário Oficial da União da última segunda-feira (10) uma recomendação para o uso de energia solar fotovoltaica nos empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida. De acordo com a resolução, a medida pode diminuir os custos com energia pagos pelos moradores.

No texto, o órgão afirma que muitas cidades do país possuem temperatura alta, com elevada incidência solar e alto rendimento fotovoltaico. Assim, a resolução recomenda que os sistemas de energia solar fotovoltaica sejam conectados ao sistema de energia elétrica, alternativa ou complementarmente.

A adoção, segundo o Conselho das Cidades, deve acontecer de forma que n&a...

Continuar Lendo

Futuro do euro preocupa, diz embaixador à Missão do SindusCon-SP

September 13, 2012 | Categoria: Engineering

CONSTRUMAIL 1847

Ao receber a Missão Técnica do SindusCon-SP, o embaixador do Brasil na Alemanha, Everton Vargas, afirmou que a situação do euro é preocupante para o Brasil, devido ao potencial em termos de recursos financeiros e tecnologia oferecidos pela Europa. Ele manifestou a esperança de que sejam encontradas soluções para a crise que não dificultem as exportações dos países emergentes. Liderado pelo presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, o grupo de dirigentes do sindicato foi recebido em 5 de setembro, em Berlim. 
Segundo Vargas, as empresas brasileiras e alemãs devem buscar intensificar o intercâmbio comercial, mas ele reconheceu a dificuldade em obter transferência de tecnologia. Informado de que a construçã...

Continuar Lendo

Inflação pelo IGP-M recua para 0,59% na 1ª prévia de setembro, diz FGV

September 13, 2012 | Categoria: Engineering

Por Ana Conceição | Valor

SÃO PAULO - A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) desacelerou para uma alta de 0,59% na primeira prévia de setembro, de uma taxa de 1,21% no mesmo período em agosto, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Com isso, o indicador , que é usado como base no reajuste de contratos, como os de aluguel, acumula alta de 6,69% no ano e de 7,66% em 12 meses.

A queda na variação foi puxada pela forte desaceleração no Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede os preços no atacado e responde por 60% do IGP-M. 

O IPA subiu 0,75% na primeira prévia de setembro, ante 1,73% no mesmo período em agosto. Na separa&cce...

Continuar Lendo

Governo prorroga concessões, reduz tarifas e paga indenização bilionária

September 12, 2012 | Categoria: Energy

Milton Leal, da Agência CanalEnergia, de Brasília 
Após mais de cinco anos de discussões dentro e fora do Ministério de Minas e Energia, o governo federal divulgou nesta terça-feira, 11 de setembro, o envio ao Congresso de uma Medida Provisória que contém as diretrizes para a prorrogação de 73 contratos de geração, transmissão e distribuição. Nas próximas semanas, também será publicado um decreto com o detalhamento das regras.

Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, com a presença de um sem-número de altas autoridades do setor elétrico brasileiro, a presidenta Dilma Rousseff anunciou o que ela chamou de “nova etapa” do marco institucional imp...

Continuar Lendo

Pacote do setor elétrico causa temor em concessionárias

September 12, 2012 | Categoria: Energy

Por André Borges e Daniel Rittner | De Brasília

O governo anunciou ontem o mais agressivo pacote de medidas para redução do preço da energia elétrica já feito no país. A conta de luz terá um alívio, em média, de 20,2% para todos os consumidores. Na indústria, essa queda oscilará entre 19% e 28%, e varia conforme o nível de consumo das empresas - o desconto será maior para quem usa mais energia na produção. No consumo residencial, a redução chegará a 16,2%. Os descontos valem a partir de 5 de fevereiro de 2013.

Para chegar a esse resultado, o governo adotou um conjunto de ações. De um lado, cortou velhos encargos que incidiam sobre a conta do consumidor. De outro, anunciou a decis&ati...

Continuar Lendo

Destinação da energia para mercado cativo preocupa, diz Anace

September 12, 2012 | Categoria: Energy

Pedro Aurélio Teixeira, da Agência CanalEnergia, Mercado Livre 
O destino da energia gerada pelas concessões que serão renovadas por meio da Medida Provisória pode afetar o Mercado Livre. De acordo com Carlos Faria, presidente da Associação Nacional dos Consumidores de Energia, o teor do pacote a princípio preocupa. "A destinação final da energia das concessões preocupa porque parece que ela vai só para as distribuidoras, o que significa dizer que ela não vai para o mercado livre, o que faz com que ele diminua de tamanho", explica. O anúncio de renovação das concessões foi feito pela presidenta Dilma Roussef nesta terça-feira, 11 de setembro.

Lembrando que o ambiente de contrataç&at...

Continuar Lendo