Esgoto de Pernambuco será usado para gerar energia

October 18, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas

Projeto da Companhia Energética de Pernambuco (Celp) pretende produzir energia elétrica a partir do esgoto coletado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Com potência estimada em 200 kW, o sistema deverá entrar em operação até 2015 em uma das estações de tratamento da Compesa, de modo a abastecer a própria unidade. O excedente energético, se houver, será injetado na rede da Celpe.

O processo de reaproveitamento será iniciado pelo confinamento dos efluentes em biodigestores, espécie de reservatório impermeável ao ar atmosférico. Neles, a matéria orgânica do esgoto é metabolizada, gerando gás metano, que, inflamável, funciona como motor para geração de energia.

De acordo com a Celpe, serão investidos mais de R$ 4,6 milhões na aquisição dos equipamentos, capacitação profissional, desenvolvimento da tecnologia, instalação e acompanhamento após implantação.

O projeto faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com a parceria da Compesa e da Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos do Governo do Estado (SRHE). É executado pela Universidade de Pernambuco (UPE), pelo Centro de Gestão de Tecnologia e Inovação (CTGI) e pelas empresas B&G Pesquisa e Desenvolvimento em Sistemas Elétricos Ltda, além da Sustente Energias Sustentáveis Ltda.