Reservatórios da região Sul operam com 76,3% da capacidade de armazenamento

November 26, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Os reservatórios da região Sul operam com 76,3% da capacidade de armazenamento, segundo dados referentes a última segunda-feira, 25 de novembro, do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com 15.170 MWmês de energia armazenada, os reservatórios do submercado operam com baixa de 0,2% em relação ao dia anterior. As usinas de G.B. Munhoz e Salto Santiago operam com 67,35% e 85,72% volume armazenado.

Submercado Norte - Os reservatórios da região se encontram com 33,7% do seu volume armazenado, sem alteração em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí está com 23,11% da sua capacidade de armazenamento.

Submercado Nordeste - Reservatórios operam com 2...

Continuar Lendo

Política energética estável e confiável atrai investimentos em energia limpa

November 26, 2013 | Categoria: Energy

Jornal da Energia

Os mercados emergentes estão se tornando cada vez mais atraentes para os investidores em energia renovável. De acordo com a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (25/11) pela EY, esses mercados estão em ascensão devido os ambientes de políticas energéticas estáveis e confiáveis. Enquanto que países como o Brasil e a África do Sul tem sido alvo dos investimentos, países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Polônia estão vendo seus projetos abandonados e as saídas dos investidores devido às intervenções políticas.

“Ao olhar para os mercados de uma perspectiva de investimento, nós estamos vendo uma lacuna em desenvolvimento em termos de atratividade. De um lado t...

Continuar Lendo

Abramat: crescem vendas de material de construção

November 25, 2013 | Categoria: Engineering

As vendas da indústria de materiais de construção no País no mês de outubro em 2013 cresceram 3,9% em relação ao mesmo mês de 2012, de acordo com pesquisa divulgada em 22 de novembro, pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

O resultado foi impulsionado pela comercialização de materiais de acabamento, cujas vendas subiram 7,1% no período, enquanto as vendas de materiais de base avançaram 2,5%, conforme o levantamento.

Na comparação de outubro com setembro, as vendas da indústria cresceram 3,6%. No acumulado entre janeiro e outubro de 2013, a comercialização de materiais aumentou 4,2% em relação a igual período de 2012. Já...

Continuar Lendo

Empresas de construção e comércio foram as que mais cresceram em 2011

November 22, 2013 | Categoria: Engineering

O setor de atividade mais representativo entre as empresas de alto crescimento – aquelas que têm 10 ou mais funcionários e contrataram pelo menos 20% mais pessoas ao ano por um período de três anos – foi o de construção (12,6%).

Os dados são do estudo Estatísticas de Empreendedorismo 2011, resultado de uma parceria entre o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Instituto Empreender Endeavor Brasil, divulgado na segunda-feira (18). O levantamento considera empresas de todos os portes.

"O setor de construção se destaca devido, principalmente, à grande demanda em estados das regiões Norte e Nordeste", afirma Cristiano Santos, coordenador do estudo.

O levantamento mostra também que as áreas de ...

Continuar Lendo

Setor já organiza agenda para destravar diálogo com o governo em 2014

November 22, 2013 | Categoria: Energy

Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, de Mata de São João (BA)

O setor elétrico começa a desenhar a agenda de assuntos a serem discutidas com o governo em 2014 e, principalmente, com os candidatos a presidente nas Eleições, em outubro. No caso do mercado livre, o foco é na viabilização do segmento como forma de acesso competitivo a energia elétrica, principalmente, para a indústria. Durante a abertura do 5º Encontro Anual do Mercado Livre, nesta quinta-feira, 21 de novembro, em um resort, localizado em Mata de São João (BA), os representantes de seis associações deixaram claro a necessidade de maior diálogo com o governo federal sobre os assuntos que afligem o setor.

Depois de um ano de 2013, marcado pela judicia...

Continuar Lendo

PIB da construção crescerá até 2% em 2013 e 4% em 2014, diz CBIC

November 22, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou na última quarta-feira (20) que espera um crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) da construção em 2013. Já para o ano que vem, a entidade segue otimista e prevê um crescimento de 3% a 4%.

Inicialmente, a previsão de crescimento para o setor neste ano era de 2,5%, mas caiu para 2%. Segundo o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins, isso se deve à economia do País. "Quando a economia não anda na velocidade que se imagina, o investimento privado também não anda", disse. Além disso, o executivo criticou o excesso de burocracia e apontou como gargalos os custos, os prazos e a insegurança jurídica.

...

Continuar Lendo

Atividade da construção civil aprofunda queda em outubro, aponta CNI

November 22, 2013 | Categoria: Energy

BRASÍLIA  -  (Atualizada às 11h39) O nível de atividade da construção civil continuou em queda em outubro, de acordo com a sondagem do setor divulgada nesta quinta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador relativo à atividade da construção caiu de 49,7 em setembro, para 49 pontos em outubro. Na pesquisa, os resultados variam de zero a cem pontos, sendo que resultados abaixo dos 50 pontos indicam retração em relação ao mês anterior. Assim, a queda na atividade se acelerou no mês passado. Em outubro de 2012, o indicador foi de 50,1 pontos. 

“A atividade do segmento continua desaquecida”, disse, em nota, a CNI. Esse desempenho se reflete no número de empregados, cujo ind...

Continuar Lendo

Projetos que estão mudando cidades são apresentados no Sampa CriAtiva

November 21, 2013 | Categoria: Engineering

Criado em setembro deste ano como plataforma digital para receber ideias da população sobre como melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, o Sampa CriAtiva extrapola o ambiente virtual com a realização do Seminário Internacional Sampa CriAtiva. O evento acontece entre 2 e 3 de dezembro com o propósito de inspirar novas propostas para a maior metrópole brasileira a partir de iniciativas dos Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Portugal, Holanda e Irlanda. O evento terá transmissão simultânea, com tradução para o português, no endereço www.sampacriativa.com.br .

O seminário é promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estad...

Continuar Lendo