Empresas de construção e comércio foram as que mais cresceram em 2011

November 22, 2013 | Categoria: Engineering

O setor de atividade mais representativo entre as empresas de alto crescimento – aquelas que têm 10 ou mais funcionários e contrataram pelo menos 20% mais pessoas ao ano por um período de três anos – foi o de construção (12,6%).

Os dados são do estudo Estatísticas de Empreendedorismo 2011, resultado de uma parceria entre o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Instituto Empreender Endeavor Brasil, divulgado na segunda-feira (18). O levantamento considera empresas de todos os portes.

"O setor de construção se destaca devido, principalmente, à grande demanda em estados das regiões Norte e Nordeste", afirma Cristiano Santos, coordenador do estudo.

O levantamento mostra também que as áreas de educação e saúde empregam mais mulheres e profissionais com faculdade e que os salários dos trabalhadores tiveram reajuste de 16,6%, em 2011.

Depois de construção, destacam-se: atividades administrativas e serviços complementares (11,7%); atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (10,2%); indústrias extrativas (10,1%); e transporte, armazenagem e correio (10%).

Entre as empresas de alto crescimento contínuo – que contrataram pelo menos 20% mais pessoas ao ano por um período ininterrupto superior a três anos – os setores mais representativos foram: comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas (22,6%), indústrias de transformação (22,1%), construção (15,1%) e atividades administrativas e serviços complementares (10,4%).

Da Redação, original UOL.