PIB da construção crescerá até 2% em 2013 e 4% em 2014, diz CBIC

November 22, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou na última quarta-feira (20) que espera um crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) da construção em 2013. Já para o ano que vem, a entidade segue otimista e prevê um crescimento de 3% a 4%.

Inicialmente, a previsão de crescimento para o setor neste ano era de 2,5%, mas caiu para 2%. Segundo o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins, isso se deve à economia do País. "Quando a economia não anda na velocidade que se imagina, o investimento privado também não anda", disse. Além disso, o executivo criticou o excesso de burocracia e apontou como gargalos os custos, os prazos e a insegurança jurídica.

Já para o ano que vem, de acordo com Martins, o pacote de concessões do Governo Federal deve trazer cerca de R$ 500 bilhões em investimentos. Há também a continuidade dos programas Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), importantes para o setor.

"Para as concessões, o mais importante são regras claras e confiáveis. Esperamos que elas continuem a andar. No Minha Casa, Minha Vida, seria muito importante o governo sinalizar a continuidade do programa nos próximos anos", ressaltou Martins.

Segundo números da CBIC, de janeiro a setembro, o setor da construção contratou mais 148 mil trabalhadores com carteira assinada. O número foi bem menor do que registrado em 2012, quando o volume alcançou 213 mil admissões. Para o vice-presidente, o setor, que já emprega mais de três milhões de pessoas atualmente, vai continuar contratando em 2014, mas não "tanto quanto em 2012".