Projetos que estão mudando cidades são apresentados no Sampa CriAtiva

November 21, 2013 | Categoria: Engineering

Criado em setembro deste ano como plataforma digital para receber ideias da população sobre como melhorar a qualidade de vida na cidade de São Paulo, o Sampa CriAtiva extrapola o ambiente virtual com a realização do Seminário Internacional Sampa CriAtiva. O evento acontece entre 2 e 3 de dezembro com o propósito de inspirar novas propostas para a maior metrópole brasileira a partir de iniciativas dos Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Portugal, Holanda e Irlanda. O evento terá transmissão simultânea, com tradução para o português, no endereço www.sampacriativa.com.br .

O seminário é promovido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), pelo Sesc-SP e pelo Senac-SP, entidades responsáveis pela plataforma Sampa CriAtiva. Dentre os exemplos apresentados está o de uma aceleradora de empreendimentos dedicada a apoiar negócios que visem resolver problemas da cidade (EUA); o projeto de universalização da educação digital (Uruguai); o programa que testa ideias de cidadãos em pequenas áreas da cidade para verificar viabilidades de aplicação em todo o município (Irlanda); o projeto de transformação e de resgate de comunidades a partir do design (Brasil); entre outros. Os palestrantes também comentarão algumas das mais de 500 ideias enviadas por paulistanos à plataforma Sampa CriAtiva.

As iniciativas que integram o seminário foram selecionadas de acordo com os cinco grandes eixos aos quais são atreladas as ideias recebidas no portal Sampa CriAtiva: 1) governar juntos: diz respeito a propostas sobre novos modelos de gestão e de participação colaborativa entre poder público e sociedade civil; 2) negócios: iniciativas que geram emprego e renda e ajudam a transformar a comunidade do entorno; 3) inovações sociais: projetos sem fins lucrativos que ajudam a gerar inclusão, acesso e qualidade de vida à população; 4) nas ruas: iniciativas de intervenção em espaços públicos; 5) diálogos: ideias que tratam sobre como as informações da cidade podem ser mais transparentes e ajudar a ampliar a participação popular nas questões urbanas.

O seminário começa às 18 horas do dia 2 de dezembro, com abertura e apresentação da curadora do Sampa CriAtiva, a especialista em economia criativa Ana Carla Fonseca, e de projetos de Buenos Aires (Argentina), São Paulo (Brasil) e Medellín (Colômbia). No dia seguinte, a partir das 9 horas, serão debatidas iniciativas nas cidades de Dublin (Irlanda), Lisboa (Portugal) e do Uruguai. À tarde, serão apresentados exemplos de São Paulo, Holanda e Estados Unidos - confira os palestrantes e os projetos abaixo.

A programação é encerrada com comentários dos especialistas sobre algumas das propostas enviadas ao Sampa CriAtiva. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da FecomercioSP.  As vagas são limitadas.

Confira abaixo o nome dos participantes e o tema das palestras (a programação completa também pode ser conferida no site da federação - www.fecomercio.com.br )

Segunda-feira, 2 de dezembro

- Silvia Flores (Argentina) - diretora executiva da Cooperativa Bairro La Juanita e coautora do livro Ya Empezamos a Construir el País que Queremos, irá mostrar o trabalho da cooperativa em superar o alto desemprego no período da crise, desenvolvendo a economia local a partir de uma padaria.  

- Marcelo Rosenbaum (Brasil) - designer e sócio do escritório de design e inovação Rosenbaum e fundador no Brasil do movimento A Gente Transforma, detalhará as iniciativas do projeto que usa o design para revelar o potencial de desenvolvimento de comunidades a partir do design.

- Jorge Melguizo (Colômbia) - jornalista e ex-secretário da Cultura e do Desenvolvimento Social da Prefeitura de Medellín, contará como o município recebeu o título de cidade mais inovadora do mundo, outorgado pelo Urban Land Institute e pelo Wall Street Journal, em março deste ano. Recentemente, Medellín passou por transformações urbanas, sociais, educacionais e culturais.

Terça-feira, 3 de dezembro - manhã

- Shane Waring (Irlanda) - arquiteta e integrante do Departamento de Arquitetos do Conselho da Cidade de Dublin, mostrará o programa Dublin City Beta, que visa testar projetos inovadores sugeridos por cidadãos em pequenas partes do município para replicar por toda cidade, se comprovada sua eficiência.

- Branca Neves (Portugal) -  arquiteta e técnica da Câmara Municipal de Lisboa, trará para o evento ações da cidade que a tornam mais amigável, sustentável, competitiva, inovadora e internacionalizada. Contará detalhes sobre a implantação do Plano Diretor Municipal, do orçamento participativo e da requalificação dos espaços públicos.

- Gonzalo Pérez Piaggio (Uruguai) - economista e gerente geral do Centro Ceibal, falará sobre o programa de democratização da cultura digital. O projeto tinha por objetivo oferecer um notebook por criança e por professor da rede pública de ensino. Com isso, foi capaz de aumentar a frequência dos alunos nas escolas e diminuir a exclusão digital no país.

Terça-feira, 3 de dezembro - tarde

- Clara Brenner (Estados Unidos) - presidente e cofundadora da Tumml (aceleradora de empreendimentos urbanos) - dedica-se a apoiar uma nova geração de negócios que visem resolver problemas das cidades. Trará detalhes dos programas voltados a empresas de todo o país para receber capital semente, apoio executivo e serviços que as ajudem a crescer e impactar positivamente em suas comunidades.

- Aletta Koster (Holanda) - diretora da Dutch Cycling Embassy, parceria público-privada dedicada à cooperação, a projetos e ao investimento internacional em iniciativas que visem proporcionar planejamento da mobilidade urbana com foco na bicicleta. Trará ao seminário a ideia de integrar bicicletas ao dia a dia de grandes metrópoles, em harmonia com os demais modais existentes.

- Facundo Guerra (Brasil) - empresário e cientista político, apresentará sua experiência como empreendedor que, ao sonhar abrir um bar, acabou criando um novo hub de entretenimento na cidade de São Paulo, sendo responsável pelo renascimento do chamado Baixo Augusta e de um cinema desativado na Liberdade (Cine Joia).

Serviço:
Seminário Internacional Sampa CriAtiva
Data: dias 2 e 3 de dezembro
Hora: dia 2 (18h30 às 21h45) / dia 3 (9 horas às 18h20)
Local: FecomercioSP
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista

Da Redação do Obra24horas