Nível dos reservatórios do Sudeste fica abaixo de 35%

February 27, 2014 | Categoria: Energy

RIO  -  O nível de armazenamento dos reservatórios hidrelétricos do Sudeste e Centro-Oeste alcançou ontem, quarta-feira, a marca de 34,9%, 0,2 ponto percentual abaixo do registrado no dia anterior e 5,4 pontos percentuais menos no acumulado do mês.

Com isso, o indicador está mais longe de atingir previsão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), de 35,7% no fim deste mês.

De acordo com o boletim da operação de ontem do Sistema Interligado Nacional, divulgado hoje pelo ONS, o nível de estoque dos reservatórios do Nordeste permaneceu estável em relação ao dia anterior, em 42,3%. O indicador, no entanto, acumula queda de 0,3 ponto percentual em fevereiro. O nível deve encerrar o mês acima da previsã...

Continuar Lendo

Governo tem planos para aeroportos na Copa, diz Aldo Rebelo

February 27, 2014 | Categoria: Energy

Por Letícia Casado | Valor

SÃO PAULO  -  O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse hoje que o governo federal tem um plano para agir em situações de emergência, como apagões, nos aeroportos durante a Copa do Mundo.

Rebelo, no entanto, não deu detalhes sobre quais possíveis ações podem ser tomadas para evitar eventuais interrupções no funcionamento desses locais. Na noite de ontem, o aeroporto de Guarulhos (SP), o maior do país, interrompeu seu funcionamento entre 21h50 e 22h10 por causa de uma queda de energia. Neste período, pousos e decolagens foram suspensos.

O ministro disse que o plano para os aeroportos está na Secretaria de Aviação Civil, com o ministro Wellington Moreira Franco. Disse tamb&eac...

Continuar Lendo

Em recuperação, vendas de materiais de construção crescem 9,2%

February 26, 2014 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulgou o seu termômetro mensal que mostra um crescimento de 9,2% das vendas de materiais de construção em janeiro de 2014 comparado a dezembro de 2013. Em relação a janeiro de 2013, porém, o aumento foi menor, ficando em 1,5%.

“O crescimento de vendas em janeiro em relação a dezembro se deu em função de o mesmo ter ocorrido sobre uma base bastante baixa. Já o fato das vendas de materiais de base terem crescido mais do que os de acabamento está relacionado com vários fatores, como ausência de chuvas, condição que favorece a execução das obras e aos empreendimentos de inf...

Continuar Lendo

A Bovespa e o risco de racionamento de energia

February 26, 2014 | Categoria: Energy

Por Carlos Eduardo Rocha 

Nos últimos meses, o assunto sobre a disponibilidade de energia elétrica no Brasil é tema recorrente e expôs novas fragilidades do nosso país aos agentes financeiros nacionais e internacionais, dentre os vários gargalos de infraestrutura apresentados pelo Brasil. Nossa matriz energética é baseada principalmente em hidroeletricidade. Se por um lado é exemplo de geração responsável, renovável, social e ambientalmente correta, fica exposta a riscos não gerenciáveis pelo homem, como o clima.

O regime de chuvas não ajudou desde o fim de 2013 e as perspectivas não são muito boas para os próximos meses. Os reservatórios de água, garantia da energia física, fora...

Continuar Lendo

Setor de construção inicia ano em queda, aponta CNI

February 26, 2014 | Categoria: Engineering

Por Vandson Lima | Valor

BRASÍLIA  -  A atividade da construção civil iniciou o ano em queda, mas tenta esboçar uma melhora. A Sondagem Indústria da Construção, divulgada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o indicador relativo à evolução do nível de atividade do setor ficou em 45,8 pontos em janeiro, após se situar em 44,5 pontos um mês antes. Qualquer leitura abaixo de 50 pontos significa contração.

Quanto ao nível de atividade em relação ao usual, esse indicador ficou em 43,9 pontos em janeiro, o que aponta para o desaquecimento do segmento e expressa resultado mais desfavorável desde agosto de 2013 (43,5 pontos).

A Utiliza...

Continuar Lendo

A-3: prazo para comprovação de disponibilidade de combustível de UTEs

February 26, 2014 | Categoria: Energy

Os empreendedores que desejem cadastrar empreendimentos termelétricos no próximo leilão A-3 terão até às 12h do dia 22 de abril para apresentar a comprovação de disponibilidade de combustível. O prazo consta na Portaria nº 74, assinada pelo ministro Edison Lobão, publicada na edição desta quarta-feira (26/02) no Diário Oficial da União (DOU).

O certame acontecerá no dia 6 de junho. O início do suprimento de energia elétrica ocorrerá em 1º de janeiro de 2017. Para os projetos hidrelétricos (novas PCHs, UHEs com potência igual ou inferior a 50MW e ampliação das existentes) serão negociados contratos por quantidade, com prazo de suprimento de 30 anos. Para os demais, a negociaç...

Continuar Lendo

Setor imobiliário deve aquecer a economia em 2014

February 25, 2014 | Categoria: Engineering

Quase oito milhões de pessoas devem realizar o sonho da casa própria nos próximos dois anos, o que representa um universo de oito famílias para cada grupo de dez. O levantamento é baseado em pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, que aponta um cenário positivo para o setor imobiliário em 2014.

Construtoras e incorporadoras pretendem desovar seus estoques e ampliar a média de lançamentos ainda no primeiro semestre desse ano. Para os financiamentos de imóveis serão disponibilizados R$ 172,8 bilhões em recursos provenientes da caderneta de poupança e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). “O crédito imobiliário no Brasil ainda é muito farto, o volume de capital é enorme em decorrência da inje&cce...

Continuar Lendo

Eólica está mais atrativa no mercado livre, diz Tractebel

February 25, 2014 | Categoria: Energy

Mauricio Godoi, da Agência CanalEnergia, de São Paulo, Mercado Livre 

A grande vedete dos últimos leilões de energia nova para o mercado regulado, a eólica não atrai a Tractebel no momento. O patamar de preços, que no último leilão A-5 teve como teto R$ 122 por MWh, não traz a rentabilidade necessária para a empresa que continuará a investir em parques para o mercado livre.

De acordo com o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Tractebel, Eduardo Sattamini, não é possível dizer que a empresa não participará de leilões no ACR com eólicas. Ele disse que depende do preço no momento da disputa. "Nunca se pode dizer não a uma fonte, mas, com o atual cenário de p...

Continuar Lendo