Governo tem planos para aeroportos na Copa, diz Aldo Rebelo

February 27, 2014 | Categoria: Energy

Por Letícia Casado | Valor

SÃO PAULO  -  O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse hoje que o governo federal tem um plano para agir em situações de emergência, como apagões, nos aeroportos durante a Copa do Mundo.

Rebelo, no entanto, não deu detalhes sobre quais possíveis ações podem ser tomadas para evitar eventuais interrupções no funcionamento desses locais. Na noite de ontem, o aeroporto de Guarulhos (SP), o maior do país, interrompeu seu funcionamento entre 21h50 e 22h10 por causa de uma queda de energia. Neste período, pousos e decolagens foram suspensos.

O ministro disse que o plano para os aeroportos está na Secretaria de Aviação Civil, com o ministro Wellington Moreira Franco. Disse também que a infraestrutura dos aeroportos estará melhor na Copa do Mundo.

Aldo Rebelo evitou comentar sobre a questão da segurança em jogos de futebol e na Copa do Mundo. Por diversas vezes, o ministro foi questionado sobre qual o plano do governo federal para reduzir a violência relacionada ao futebol, mas foi evasivo. Disse que o país possui leis e que o Estatuto do Torcedor prevê punição para quem cometer violência. No fim de semana, um torcedor santista foi assassinado por um grupo de torcedores do São Paulo depois de um jogo.

Sobre a segurança em protestos contra a Copa, Rebelo disse que o governo federal pode discutir ações com os Estados, mas que cada um tem autonomia para decidir o melhor esquema policial.

Rebelo não comentou sobre a atuação da “Tropa do Braço” (equipe da Polícia Militar de São Paulo treinada para combater manifestantes sem usar armas) no protesto no centro da capital paulista no último sábado, que terminou com 262 detidos.

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta semana que vai estudar o uso dessa tática em outros Estados.