Reservatórios registram 54,9% de volume armazenado

June 03, 2014 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Os reservatórios da região Sul operam com 54,9% da sua capacidade, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico referentes ao último domingo, 1º de junho. Houve aumento de 1,6% na comparação com o dia anterior. A usina de Passo Real opera com 47,75% da sua capacidade. O submercado Sudeste/Centro-Oeste segue com a marca de 37,4%

Submercado Norte: reservatórios da usinas da região operando com 93%, caindo 0,1% na comparação com o dia anterior. A usina de Tucuruí volta a  apresentar queda e agora opera com 99,61%. Nas últimas semanas, ela vinha operando com 100% de volume armazenado.

Submercado Nordeste: os reservatórios da região operam com 40,8%, diminuindo...

Continuar Lendo

Custo de energia agravou mau momento da produção

June 03, 2014 | Categoria: Energy

Por Arícia Martins - De São Paulo

A crise na oferta e a consequente elevação dos preços de energia no mercado livre - onde boa parte da indústria se abastece - afetaram a produção industrial neste começo de ano. Segundo uma série especial calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade nos setores de alta intensidade em gastos com energia elétrica ficou estagnada de janeiro a março, na comparação com igual período de 2013, enquanto, no segmento de média intensidade, houve recuo de 0,7%. Já o grupo de baixa intensidade viu sua produção crescer 1,6% no período.

O recorte do IBGE é um agrupamento de produtos da Pesqui...

Continuar Lendo

Renova Energia pronta para entrada em operação de Alto Sertão I

June 02, 2014 | Categoria: Energy

Pedro Aurélio Teixeira, da Agência CanalEnergia, Operação e Manutenção 

Com cerca de de dois anos de atraso, o início da operação do maior parque eólico do país, o Alto Sertão I (BA- 294 MW) está cada vez mais perto. De acordo com a proprietária do parque, a Renova Energia, o prazo para entrega da linhas de transmissão, de responsabilidade da Chesf termina ao fim deste mês e a empresa terá 30 dias para iniciar a energização colocá-lo em operação em teste. de acordo com Mathias Becker, presidente da Renova, a empresa vive a expectativa de finalmente poder iniciar a operação do parque. "Estamos sonhando com isso. Teremos a responsabilidade de ser o maior parque em operaç&ati...

Continuar Lendo

Energia solar deve ter leilão exclusivo em outubro

June 02, 2014 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito e Claudia Facchini - Do Rio e de São Paulo

O governo deve publicar nesta semana portaria confirmando a realização do leilão de energia de reserva este ano. A licitação, que deverá ocorrer no início de outubro, incluirá a contratação separada de três tipos de fontes de energia: eólica, solar e de resíduos sólidos (lixo urbano e biogás). Será a primeira vez que os projetos de geração de fonte solar terão um processo de contratação exclusiva.

"Tem havido muito interesse dos investidores [em energia solar] Acreditamos que haverá oferta [de projetos]", afirmou o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maur&iacu...

Continuar Lendo

Eólicas geram pouco com entressafra de ventos no NE

May 30, 2014 | Categoria: Energy

Por Claudia Facchini | De São Paulo

 

Apesar da entrega de linhas de transmissão no Nordeste, que estavam atrasadas há dois anos, os ventos não ajudaram o Brasil a produzir mais energia elétrica no começo do ano, período de entressafra dos ventos no país. Os parques eólicos em operação comercial produziram apenas 630 MW ...

Continuar Lendo

Apoio da Aneel traz esperança para investidores em PCHs

May 30, 2014 | Categoria: Energy

Por Wagner Freire

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) está empenhada em ajudar a solucionar alguns gargalos vividos pelas pequenas centrais hidrelétricas. Segundo o diretor Reive Barros, grupos de trabalho foram criados internamente na agência para se debruçar sobre os temas, sendo que algumas soluções podem sair ainda neste ano.

“Entendemos que é uma fonte importante para o País. Não só do ponto de vista da geração, mas também pela capacidade de gerar emprego”, afirmou Reive, que esteve presente nesta quinta-feira (29/5) no 6º Encontro Nacional de Investidores em Pequenas Centrais Hidrelétricas. Segundo ele, há uma desinformação muito grande em relação &...

Continuar Lendo

Eólica representa mais de 90% dos projetos no A-3

May 29, 2014 | Categoria: Energy

Por Natália Bezutti - Jornal da Energia


A energia eólica vai dominar completamente o leilão de energia A-3, marcado para 6 de junho. A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), órgão de planejamento do Ministério de Minas e Energia, habilitou 268 projetos para a licitação, somando 7.010MW em potência instalada. Desse total, 92% são provenientes de usinas para geração a partir dos ventos, o que equivale a 6.159MW.

Atrás dos parques eólicos, aparecem as pequenas centrais hidrelétricas, com 14 empreendimentos que representam 235MW e cinco termelétricas a biomassa, com 198MW. A hidrelétrica de Santo Antônio (3.568 MW) também colocará sua expansão de 418 MW no certame.

As termelé...

Continuar Lendo

Nível de emprego na construção decepciona em abril e SindusCon-SP revisa expectativa de crescimento do setor para o ano

May 29, 2014 | Categoria: Engineering

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

O nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 0,14% em abril deste ano em relação a março, segundo pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SinduCon-SP) feita em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Com a abertura de 5.047 vagas, ao final de abril o número de trabalhadores do setor somava 3,523 milhões.

Nos quatro primeiros meses do ano, o indicador de empregos registrou alta de 1,32%, com o saldo entre demissões e contratações ficando positivo em 45,6 mil. Já na comparação com abril de 2013, quando o setor empregava 3,512 milhões de pessoas, a pesquisa apresentou acréscimo de 0,32%.

...

Continuar Lendo