Areva quer crescer a partir de Angra 3

December 06, 2013 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | Do Rio

O contrato de € 1,25 bilhão (cerca de R$ 4 bilhões) assinado em novembro entre a Areva e a Eletronuclear para a conclusão do reator da usina de Angra 3 pode abrir caminho para a atuação da Atmea, joint-venture criada pelo grupo francês com a japonesa Mitsubishi, nos futuros projetos nucleares no país. A opinião é do diretor da Areva para a América do Sul, Bernard Bastide.

Sucessora da KVU, subsidiária da Siemens e responsável pelos projetos de Angra 2 e 3, a Areva fornecerá, além dos serviços de engenharia, os componentes e o sistema de controle e comando digital da terceira usina nuclear brasileira, de 1.405 megawatts (MW), em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Segundo Bastide, os contratos relativo...

Continuar Lendo

Projeto congela exploração do gás de xisto por cinco anos

December 06, 2013 | Categoria: Energy

Por André Borges e Marta Nogueira | De Brasília e do Rio

O deputado Sarney Filho (PV- MA) apresentou ontem um projeto de lei para pedir a paralisação de qualquer empreendimento de exploração de gás não convencional (shale gas) pelo período de cinco anos.

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, Sarney Filho afirma que os riscos dos projetos de exploração ainda são pouco conhecidos. O prazo de cinco anos seria utilizado para aprofundar pesquisas sobre a viabilidade e necessidade de se explorar o gás no Brasil.

A moratória, segundo o deputado, tem a missão de proteger os aquíferos brasileiros. "Não temos necessidade nenhuma de avançar tão rápido nisso. São interesses econ&ocir...

Continuar Lendo

EDP venderá 50% de Santo Antônio do Jari a chineses

December 06, 2013 | Categoria: Energy

AE Agencia Estado

A EDP - Energias do Brasil negocia a venda de 50% dos empreendimentos Centrais Hídricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão para a CWE Investment Corporation e CWEI Participações (CWEI Brasil), subsidiárias da China Three Gorges.

Estes serão os primeiros projetos de investimento resultantes da parceria, informa a companhia de origem portuguesa em fato relevante. O memorando de entendimento prevê "parceria com o objetivo de futuros investimentos considerando os benefícios da experiência e conhecimento de ambas as partes no mercado de energia, além de suas capacidades técnicas e financeiras."

O controle será compartilhado, com equilíbrio de direitos e tomada de decisão com base em consenso entre a...

Continuar Lendo

Reservatórios da região Sul operam com 70,9% da capacidade de armazenamento

December 05, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Os reservatórios da região Sul operam com 70,9% da capacidade de armazenamento, segundo dados referentes à última quarta-feira, 4 de dezembro, do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com 14.082 MWmês de energia armazenada, os reservatórios do submercado operam com baixa de 0,8% em relação ao dia anterior. As usinas de Segredo e Passo Real operam com 63,71% e 89,52% do volume armazenado.

Submercado Norte - Os reservatórios da região se encontram com 33,6% do seu volume armazenado, sem alteração em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí está com 23,99% da sua capacidade de armazenamento.

Submercado Nordeste - Reservatórios operam com 22,2% ...

Continuar Lendo

Leilão A-3 faz eólica se tornar a segunda fonte mais contratada em certames regulados

December 05, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Planejamento e Expansão 

No último leilão A-3, a fonte eólica foi a maior vitoriosa e contou com a viabilização de 39 projetos, que somam 876,6 MW em potência instalada. Com isso, a energia dos ventos se tornou a segunda mais contratada na história dos leilões regulados, atrás somente da gerada pelas grandes hidrelétricas, de acordo com levantamento divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

As usinas eólicas viabilizadas nos leilões somam 9,6 GW em potência, contra 38,7 GW das hidrelétricas de grande porte. O resultado do A-3 levou a eólica a ultrapassar as termelétricas a óleo, com 9GW, que ocupavam o segundo lugar até ent&atild...

Continuar Lendo

Solar: Empresa chinesa vai instalar unidade no Rio Grande do Sul

December 05, 2013 | Categoria: Energy

Da redação do Jornal da Energia

A Hanergy, maior empresa privada de energia renovável da China, vai instalar uma unidade de painéis solares no Parque Tecnológico Tecnosinos, em São Leopoldo. O acerto foi feito nesta quarta-feira (04/12), em Pequim, pela direção da empresa, com o titular da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, e a gestora do Tecnosinos, Susana Kakuta.

Fundada em 1994, a Hanergy Holding possui e opera usinas hidrelétricas, eólicas e usinas de energia fotovoltaica em todo o planeta. A Hanergy conta com seis filiais pelo mundo: na Ásia, África, Europa e América Latina (Chile).

O secretário Cleber Prodanov informou que a planta da Hanergy no Tecnos...

Continuar Lendo

CPFL Renováveis: maior pipeline para eólica

December 04, 2013 | Categoria: Energy

Por Natália Bezutti

A CPFL Renováveis deverá continuar apostando no bom potencial de desenvolvimento dos ventos, pelo momento que a energia eólica tem apresentado no mercado. Tanto que dos cerca de 3,8GW em pipeline que companhia possui para os próximos anos, 3,2GW são esperados para o desenvolvimento da fonte. No momento, 254MW, estão aptos para comercialização.

A empresa ainda encontra bons lugares com qualidade de vento para suas usinas no Nordeste, segundo o diretor financeiro e de relações com investidores, Marcelo Souza. “Conseguimos encontrar com potencial igual ou superior a 47,5% que aquele que decidimos se levamos o processo à frente, ou não”, explicou.

Apesar da forte aposta, e com projetos cadastrados nos leilõe...

Continuar Lendo

Evento discute tecnologias de energia sustentável

December 02, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Entre os dias 25 e 28 de dezembro acontece, na Turquia, o UTES’13- 9. Clean Energy Symposium, evento focado em determinações e utilização de fontes de energia limpa que visa disseminar seu uso e discutir novas tecnologias através da apresentação de trabalhos e pesquisas. Dentre os tópicos do simpósio estão a energia eólica, solar, geotérmica, biocombustíveis, hidrogênio, entre outros.

Entre os dias 11 e 13 de dezembro acontece, em Nova Deli, Índia, a VII Wac - Universal Conference 2013, evento que, dentre outros temas, pretende abordar a questão da gestão da água para geração de energia. O evento reúne especialistas, cientistas, executi...

Continuar Lendo