Fabricantes de equipamentos solares poderão produzir em 2015 no Brasil

January 14, 2014 | Categoria: Energy

Mauricio Godoi, da Agência CanalEnergia, de São Paulo, Negócios e Empresas 

O leilão de energia solar realizado pelo governo de Pernambuco tem atraído a atenção de fabricantes de equipamentos. Tanto que já há a perspectiva de que o país possa ter uma nova onda de instalação de empresas por aqui. Os fabricantes ainda não são conhecidos, mas há negociações com empresas da China, Coréia do Sul, Alemanha, Estados Unidos e Espanha. A expectativa do governo pernambucano é de assinar memorandos de entendimentos com essas fabricantes ainda este ano para que o país tenha equipamentos nacionais em 2015.

De acordo com o secretário executivo de energia do estado, Eduardo Azevedo, as minutas dos memorand...

Continuar Lendo

Deutsche Bank aponta crescimento na demanda global de solar

January 14, 2014 | Categoria: Energy

Da redação Jornal da Energia

Um relatório divulgado pelo Deutsche Bank na última semana destaca que a expectativa de contínuo crescimento para a demanda global de energia solar tende a continuar em 2014 e 2015. De acordo com o estudo, espera-se que o mercado continue expandindo, de modo a aumentar essa demanda de 44,5GW para 46,1GW em 2014 e de 52GW para aproximadamente 56GW em 2015.

Segundo a publicação, a ascendência da demanda nos EUA, Japão e China em 2013 deve surpreender o mercado e continuar em 2014. Na China, por exemplo, espera-se que uma combinação de programas de incentivo simplificados e a diminuição das restrições de financiamento atuarão como catalisadores desse crescimento.

Além disso, acredita-s...

Continuar Lendo

Marcelo Buzaglo Dantas, advogado: licenciamento ambiental de empreendimentos de energia eólica

January 13, 2014 | Categoria: Energy

O Conama está elaborando uma resolução que pretende estabelecer regras mais claras para o licenciamento ambiental de empreendimentos de geração de energia eólica em superfície terrestre.

Já não era sem tempo.

De fato, por mais paradoxal que isto possa parecer, esta fonte alternativa de geração de energia tem sofrido muitos questionamentos em todo o país, especialmente, nos estados do Nordeste, mas não só (também no Rio Grande do Sul isto tem ocorrido). Paradoxal porque, tratando-se, como se trata, de energia limpa, a sua produção deveria se estimulada e não sofrer os obstáculos que tem ocorrido.

O Governo Federal está muito interessado na aprovação da nova norma, o que deve ocorre...

Continuar Lendo

Alexandre Lopes, da Abraceel: mercado livre de energia elétrica para todos

January 09, 2014 | Categoria: Energy

Alexandre Lopes, da Abraceel, Artigos e Entrevistas 

Apesar da enorme turbulência sofrida pelo setor elétrico nos últimos dois anos, gerando uma série de incertezas, o mercado livre ainda continua sendo a melhor alternativa para os consumidores que se enquadram nos requisitos legais para escolher livremente seu fornecedor de energia.

O Ambiente de Contratação Livre representa hoje 27% do consumo nacional e atende a 623 consumidores livres e 1.182 consumidores especiais. O ACL vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e, mesmo em 2013 - ano de forte ajuste quanto às mudanças no modelo setorial - apresentou uma elevação de 4,2% na quantidade de consumidores livres e de 19% no número de consumidores especiais.

Contudo, apesar do bom desempen...

Continuar Lendo

Biomassa:francesa vai investir R$1,2 bilhão no Brasil

January 08, 2014 | Categoria: Energy

A bioeletricidade atraiu investimentos da empresa francesa Albioma especializada na geração de energia de diversas fontes. Durante os próximos dez anos, empresa vai investir cerca de R$1,2 bilhão na modernização de estruturas de cogeração em usinas brasileiras já existentes.

Segundo o gerente de bioeletricidade da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Zilmar de Souza, a decisão da Albioma vai de encontro ao grande potencial pronto para ser explorado que existe no setor sucroenergético brasileiro. “A cana tem potencial para ser o alvo de um novo ciclo de investimentos para expandir a cogeração,” afirmou.

“Sem considerar a implantação de novas unidades, é altamente viável...

Continuar Lendo

Brasil é o 14º país mais atrativo para energia renovável

January 08, 2014 | Categoria: Energy

Uma pesquisa elaborada pela consultoria EY - antes Ernst & Young – apontou que os mercados emergentes estão se tornando mais atraentes para os investidores em energia renovável, devido aos ambientes de políticas energéticas estáveis e confiáveis. Entre os 40 mercados avaliados, o Brasil ocupou a 14º posição como o mais atrativo para energia renovável.

Enquanto países como Brasil e África do Sul tem sido alvo dos investimentos, países como Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Polônia estão vendo seus projetos abandonados e as saídas dos investidores devido às intervenções políticas.

“De um lado temos os países que estão revendo suas políticas energ&...

Continuar Lendo

Elétricas podem enfrentar um ano turbulento

January 07, 2014 | Categoria: Energy

Por Claudia Facchini | De São Paulo

Este não deve ser um ano fácil para as elétricas na BM&FBovespa, prevê a analista do banco UBS, Lilyanna Yang, que lista pelo menos cinco pontos preocupantes. Um deles é a deterioração do ambiente macroeconômico, a escalada da inflação e o baixo crescimento do PIB, quadro que leva o UBS a projetar uma taxa básica de juro de 13% ao ano. De acordo com Lilyanna, diante desse cenário, uma taxa de retorno de 7% para os dividendos (o lucro distribuído pelas companhias dividido pelo valor da ação) deixa de ser atraente aos investidores, apesar de as empresas do setor elétrico apresentarem uma receita atrelada à inflação e um nível de endividamento relativamente baixo....

Continuar Lendo

Evento debate desenvolvimento de técnicas de armazenamento de energia

January 07, 2014 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Entre os dias 14 e 16 de janeiro acontece, em San Diego, Estados Unidos, a  4th Annual Electric Energy Storage Conference, evento que proporcionará aos seus participantes um olhar mais atento sobre atualizações regulatórias, enquanto avaliam estudos tecnológicos e casos de estudos financeiros e experiências de armazenamento elétrico em larga escala. O evento irá abordar o desenvolvimento de novas técnicas de armazenamento de energia com a participação de representantes da indústria, da academia e do governo.

Durante os dias de 12 e 13 de janeiro acontece, na Tailândia, a 2nd International Conference on Electrical Energy and Networks. O evento visa fornecer uma plataforma para pesquisadores, en...

Continuar Lendo