Maior rio do Nordeste, o São Francisco, dá indícios de estar com vazão menor, aponta PSR

December 16, 2013 | Categoria: Energy

Mauricio Godoi, da Agência CanalEnergia, de São Paulo

A situação dos reservatórios na região Nordeste tem sido o alvo de preocupação das autoridades e de todo o setor elétrico. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a região apresentava o pior nível de armazenamento do país. Em 15 de dezembro esse indicador estava em 24,28%. Uma importante parcela desse nível é explicado pelo rio São Francisco, a principal via de produção de energia de UHEs da região, que pode estar com seu fluxo estruturalmente reduzido. Apesar disso há medidas que podem atenuar seus efeitos para o setor elétrico e para a sociedade em geral.

O estudo mensal da Consultoria PSR, Energy Report[para adquirir ...

Continuar Lendo

Conferência apresenta novas técnicas para aplicações industriais e inovações

December 13, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Durante os dias 29 e 30 de dezembro acontece, na Malásia, a 2nd International Conference on Industrial Applications and Innovations, evento que oferece atualizações sobre projetos de pesquisa e desenvolvimento com especialistas que apresentam novas técnicas e horizontes que contribuam para aplicações industriais e inovações nos próximos anos. A conferência incentiva o compartilhamento de opiniões e experiências em Avanços na Tecnologia da Informação e áreas relacionadas.

Durante os dias 18 e 19 de dezembro acontece, no Rio de Janeiro, o 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética, evento que será uma oportunidade p...

Continuar Lendo

Leilão de transmissão é marcado por falta de disputa

December 13, 2013 | Categoria: Energy

Por Olivia Alonso | Valor

SÃO PAULO  -  A Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa) levou o lote A do leilão de transmissão de energia 13, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com um deságio de 4,76% sobre a Receita Anual Permitida de referência (RAP) de R$ 11,539 milhões.

O lote A é composto pela linha de transmissão 500 kV Itabirito 2 - Vespasiano 2, em Minas Gerais.

O lote B, composto pela subestação 230/138 kV Jaru, em Rondônia, não recebeu proposta e ficou vazio.

Já o Consórcio Transmissão de Energia Brasil, composto pela Braxenergy Desenvolvimento de Projetos de Energia  (70%) e pela LT Bandeirante Empreendimentos (30%), levou os lotes C e D no leil&at...

Continuar Lendo

Pernambuco adia leilão de energia solar para o dia 27 de dezembro

December 12, 2013 | Categoria: Energy

Alexandre Canazio, da Agência CanalEnergia, Planejamento e Expansão 

O governo de Pernambuco adiou o leilão de energia solar para o dia 27 de dezembro, o prazo anterior era o dia 20. Com isso os interessados terão até a sexta-feira, 20, para realizar as inscrições. O leilão PE Sustentável 2013 terá preço-teto de R$ 250 por MWh. O certame está inserido dentro do Programa de Sustentabilidade na Atividade Produtiva do Estado de Pernambuco (PE Sustentável). Os contratos a serem negociados são de disponibilidade para entrega a partir de 1º de julho de 2015 com prazo de 20 anos.

O objetivo do leilão é fomentar a industria solar no estado. Por isso, os projetos de geração tem que estar localizados no territó...

Continuar Lendo

ONU aprova projeto da Ferreira Gomes Energia

December 12, 2013 | Categoria: Energy

A Ferreira Gomes Energia, subsidiaria da Alupar Investimento, responsável pela implantação da UHE Ferreira Gomes, no município homônimo, no estado do Amapá, acaba de ter aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU) seu projeto para redução de emissão carbono.

O montante aprovado é equivalente a uma emissão de 402.722 TCO2 (toneladas de carbono) por ano, por um período de sete anos, renováveis por mais três períodos consecutivos. O benefício para utilização dos créditos será concedido a partir da entrada em operação da usina, prevista para o meio do ano de 2014.

Regulado pelo Protocolo de Quioto, o mercado de carbono é um mecanismo que busca ince...

Continuar Lendo

Demanda da China por energia vai superar EUA e Europa até 2035

December 10, 2013 | Categoria: Energy

A demanda da China por energia elétrica dobrará até 2026 e ultrapassará a demanda combinada dos Estados Unidos e da Europa até 2035, com o gás natural contribuindo com parte significativa do suprimento, disse a empresa de pesquisa IHS nesta terça-feira.A China hoje é a segunda maior consumidora de energia do mundo, atrás dos Estados Unidos. Pequim definiu um plano "de cinco anos" para elevar a capacidade total de energia instalada em 54%, a partir dos níveis de 2010, para 1.490 gigawatts (GW) até 2015.

O crescimento da demanda na última década foi fenomenal - a China acrescentou 80 GW de nova...

Continuar Lendo

Conferência discute formas sustentáveis de gerir recursos hídricos

December 10, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Entre os dias 11 e 13 de dezembro acontece, em Nova Déli, Índia, a VII Wac - Universal Conference 2013, evento que, dentre outros temas, pretende abordar a questão da gestão da água para geração de energia. O evento reúne especialistas, cientistas, executivos e estudiosos para debater maneiras sustentáveis de gerir os recursos hídricos.

Durante os dias de 20 e 21 de dezembro, acontece em Paris, França, a MacroTrend Conference on Energy and Sustainability: Paris 2013, evento que tem como escopo trazer à tona tendências e temas relacionados à políticas energéticas, economia, produção e consumo de energia, energias alternativas, inovações e tecnologias...

Continuar Lendo

Dilma Rousseff e Bill Clinton: reunião sobre energias alternativas

December 09, 2013 | Categoria: Energy

Durante o encontro da Clinton Global Initiative (CGI), nesta segunda-feira (09/12) no Rio de Janeiro, a presidente Dilma Rousseff e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, se reuniram com o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Segundo Pimentel, o tema da conversa foi especialmente sobre fontes de energia alternativas, e sobre a possibilidade de criar um fundo de financiamento de energias alternativas para os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

“O presidente Clinton mencionou programas que ele tem apoiado no Caribe, de pequenas usinas solares. A presidenta Dilma manifestou interesse em conhecer melhor e quem sabe até participar, a possibilidade de criar, discutir na Celac a criação de um fundo para esse financiament...

Continuar Lendo