Energia renovável chega a quase 50% da matriz elétrica brasileira

November 03, 2022 | Categoria: Energy

Quase metade da energia elétrica produzida no Brasil vem de fontes renováveis, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques.  

“A matriz elétrica brasileira é uma das mais renováveis do mundo com uma proporção de 48%, indicador mais de três vezes superior ao mundial”, ressaltou o diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia (MME), André Osório.

Energia eólica

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a energia eólica...

Continuar Lendo

MME publica diretrizes para aproveitamento da geração de energia elétrica offshore

October 24, 2022 | Categoria: Energy

Ministério de Minas e Energia publicou, nesta quinta-feira, a Portaria nº 52/GM/MME, de 19 de outubro de 2022, e a Portaria Interministerial MME/MMA nº 03, de 19 de outubro de 2022, que definem, respectivamente, os regramentos e diretrizes complementares para cessão de uso de áreas fora da costa (offshore), com vistas à geração de energia elétrica, e as diretrizes para criação de Portal Único de Gestão do Uso das Áreas Offshore. As portarias representam fundamental evolução e contribuem para estabelecimento de um marco legal seguro e adequado para geração de energia elétrica offshore no Brasil.

Continuar Lendo

Pré-sal caipira: o futuro sustentável da mobilidade e da energia elétrica passa pelo agro paulista

October 21, 2022 | Categoria: Energy

Por: Jhonatas Simião Fonte: Notícias Agrícolas

Nunca antes os preços do petróleo – um combustível de origem fóssil, conhecido como o ouro negro – e seus derivados tiveram tanta oscilação. Dias após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a Covid-19 uma pandemia, em março de 2020, os futuros do óleo do tipo Brent – valor de referência mundial, inclusive para a Petrobras – atingiram a marca que poucos imaginavam, negativa, em cerca de – US$ 37 o barril.

Ou seja, o vendedor que detinha o produto teve que pagar para o comprador levar o barril. No final de fevereiro de...

Continuar Lendo

Contratação de PCHs continuará até fechar os 2 GW em leilões

October 17, 2022 | Categoria: Energy

MAURÍCIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

O primeiro leilão de energia nova A-5 atendeu um dos objetivos colocados pela lei 14.182/2022 que era o de contratar metade do volume de PCHs e CGHs. Foram 49,4% do total. O certame resultou em contratos que somam pouco mais de 15,3 milhões de MWh e 175,5 MW em potência instalada de um total de 2 GW que deverão ser inseridos no setor elétrico até 2026. Apesar disso, atender a lei pode representar uma dificuldade diante da baixa demanda declarada pelas distribuidoras nesses leilões nos próximos anos.

Segundo Erik Rego, diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética, diante desse cenário os certames continuarão a ser feitos até se alcançar o q...

Continuar Lendo

ONU pede 'transformação completa' do sistema energético

October 11, 2022 | Categoria: Energy

AFP Nina LARSON

O fornecimento de eletricidade limpa deve dobrar até 2030 para evitar que as mudanças climáticas coloquem em risco a segurança energética global, disse a Organização das Nações Unidas nesta terça-feira (11).

O setor de energia não é apenas uma fonte significativa de emissões que impulsionam as mudanças climáticas, mas também é vulnerável às mudanças que acompanham o aquecimento global, diz um novo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM) das Nações Unidas, publicado nesta terça-feira.

Se o mundo não migrar rapidamente para fontes de energia limpa para retardar a crise climática, as condições...

Continuar Lendo

Hidrogênio é produzido usando umidade do ar e energia renovável

September 09, 2022 | Categoria: Energy

Redação do Site Inovação Tecnológica

Uma equipe internacional de engenheiros construiu um eletrolisador capaz de extrair hidrogênio da umidade do ar ambiente.

Como os métodos atuais para produzir hidrogênio a partir da eletrólise exigem água pura, usar a umidade do ar pode não apenas reduzir os custos e o consumo energético dessa produção, como também evitar competir por recursos e viabilizar a utilização do equipamento em virtualmente qualquer lugar.

De fato, a equipe garante que a eficiência do seu eletrolisador é tamanha que ele pode produzir hidrogênio captando umidade do ar até mesmo em regiões desérticas e semi-áridas - ele funciona com uma umidade tão baixa...

Continuar Lendo

Europeus destroem florestas antigas para gerar energia

September 08, 2022 | Categoria: Energy

Uma reportagem investigativa do jornal norte-americano New York Times mostra como há um acelerado desmatamento de florestas europeias para fazer frente à crise de energia devido ao conflito com a Rússia que cortou o suprimento de gás para os europeus. A queima de madeira esteve longe de ser parte da estratégia de energia verde da União Europeia nos últimos anos, mas o cenário mudou. “Quando o bloco começou a subsidiar a queima de madeira há mais de uma década, foi visto como um impulso rápido para o combustível renovável e um incentivo para afastar as casas e usinas de energia do carvão e do gás. Esses subsídios deram origem a um mercado em expansão, a ponto de a madeira ser agora a maior fonte de energia renovável da ...

Continuar Lendo

Investimento em energia limpa bate recordes no mundo

September 05, 2022 | Categoria: Energy

Boa notícia no combate ao aquecimento global: países em todo o mundo estão investindo quantias recordes em projetos de energia limpa, gerada por meio de fontes renováveis e que não poluem o meio ambiente. Só no primeiro semestre de 2022, US$ 226 bilhões foram aplicados no desenvolvimento de fontes de energia limpa —um aumento de 11% no investimento em relação a 2021, aponta o mais recente relatório da Bloomberg NEF. Isso significa um recorde: nunca antes tanto dinheiro havia sido investido no setor em apenas um semestre. Em todo o planeta, o investimento em energia solar deu um salto de 33% ness...

Continuar Lendo