Geração de energia por fontes renováveis cresce em 2022

December 13, 2022 | Categoria: Energy

Fonte: Gov.br

Ministério de Minas e Energia (MME) publicou, na segunda-feira (12/12), o Boletim Mensal de Energia referente ao mês de setembro de 2022. A publicação apresenta aumento de mais de 15% na oferta de energia hidráulica nacional, em relação a 2021. Também foi verificada uma forte queda na geração térmica a carvão mineral e a gás natural no ano, de mais de 50% em cada.

O forte aumento da geração hidráulica é decorrente da melhora dos índices pluviométricos deste ano que, aliado às estratégias adotadas na gestão da escassez hídrica de 2021, possibilitaram maiores níveis de armazenamento dos reservatórios e melhor gestão dos recursos hídricos.

...

Continuar Lendo

UE pode enfrentar escassez de gás em 2023, alerta Agência Internacional de Energia

December 12, 2022 | Categoria: Energy

A Agência Internacional de Energia (AIE) alertou a União Europeia (UE) que o bloco pode enfrentar escassez de gás em 2023 devido ao corte do fornecimento de combustível vindo da Rússia e que a situação para preencher os reservatórios de gás no continente pode ser ainda mais difícil no próximo ano.

Em relatório divulgado em parceria com a UE, a AIE diz que 2023 pode ser um ano ainda mais difícil para o bloco europeu em relação à questão energética porque o fornecimento russo pode diminuir ainda mais e as reservas de gás de outros países podem ficar ainda mais escassas, principalmente se a China retomar sua demanda.

A agência diz também que a Europa vem se aproveitando de um inverno mais...

Continuar Lendo

A crise energética e geopolítica que ameaça a Europa

December 09, 2022 | Categoria: Energy

O Estado de S. Paulo 

Energia A arma energética de Putin ameaça matar mais gente na Europa do que sua artilharia na Ucrânia Dependência Países de todo o continente adotaram medidas excepcionais para reduzir o uso de energia, afastando-se da fornecedora principal, a Rússia.

Se perguntamos aos amigos da Europa em torno do mundo o que eles pensam a respeito das perspectivas do velho continente, sua resposta são duas emoções. Uma é admiração – na luta para ajudar a Ucrânia e resistir à agressão russa, a Europa demonstrou unidade, determinação e uma virtuosa disposição para suportar custos enormes. A outra é alarme – um aperto econômico brutal colocará em teste a resiliência...

Continuar Lendo

Crise energética impulsiona energias renováveis, afirma AIE

December 07, 2022 | Categoria: Energy

Fonte : Uol Noticias

A crise energética global deu um "impulso sem precedentes" ao desenvolvimento das energias renováveis, cujo crescimento aumentará nos próximos cinco anos tanto quanto nos últimos 20, anunciou nesta terça-feira (6) a Agência Internacional de Energia (AIE).  Nos próximos cinco anos, o crescimento da capacidade renovável global deve quase dobrar, diz o relatório anual da AIE sobre energias renováveis.  PUBLICIDADE Graças a este desenvolvimento acelerado, as energias renováveis, principalmente eólica e solar, ultrapassarão o carvão como principal fonte de produção de eletricidade até 2025.  A instabilidade energética causada pela invasão russa da Ucrânia levou os pa&...

Continuar Lendo

Biogás pode atender a meta brasileira no acordo global de metano

November 30, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O potencial brasileiro para produção de biogás, estimado em 120 milhões de m³ por dia, pode atender a 100% da meta brasileira no Acordo Global de Metano, evitando a liberação de 8 milhões de toneladas do gás na atmosfera. A projeção da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) é de produzir 30 milhões de m³ de biogás por dia em 2030, o equivalente à redução de 2 milhões de toneladas de metano.

Esses objetivos e as melhores formas de atingi-los serão debatidos na 9ª edição do Fórum do Biogás, entre hoje e amanhã no espaço APAS, em São Paulo. O encontro é realizado anualmente para troca de i...

Continuar Lendo

Copel prevê crescer em geração renovável e entrar em novos mercados de distribuição

November 23, 2022 | Categoria: Energy

Fonte: Forbes Money Reuters

A paranaense Copel planeja consolidar sua posição de empresa integrada de energia elétrica até 2030, crescendo em geração renovável, transmissão e comercialização de energia, além de potencialmente entrar em novos mercados de distribuição fora do Paraná, segundo executivos da companhia.

Após o governo paranaense ter anunciado na véspera sua intenção de privatizar a companhia, a Copel apresentou nesta terça-feira uma atualização de seu plano estratégico para os próximos anos, prevendo acrescentar ao portfólio 2 gigawatts (GW) de ativos renováveis e 2 mil km de linhas de transmissão.

Já na distribuição, a c...

Continuar Lendo

Brasil é referência mundial em utilização de fontes de energia renováveis

November 14, 2022 | Categoria: Energy

Enquanto organizações ambientais presentes na conferência do clima da ONU (COP27) lamentaram, nesta quinta-feira (10), que a presença do setor de energias fósseis no encontro tenha aumentado em relação às edições anteriores, o painel do Brasil sobre energias renováveis mostrou que o país sai na frente neste assunto. "O Brasil tem 85% de energias renováveis, enquanto a média mundial é de 25%", disseram os especialistas.

A maior parte das energias renováveis do Brasil é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques, além do hidrogênio verde, que começa a ser produzido no país.&nb...

Continuar Lendo

Energia a partir de resíduos está subutilizada

November 07, 2022 | Categoria: Energy

O uso de resíduos sólidos para produção de energia no Brasil, derivados da cana-de-açúcar, de aterros sanitários ou mesmo de dejetos da suinocultura, tem um potencial ainda pouco explorado no País. Sob qualquer ângulo, os números mostram a relevância econômica e ambiental da geração de energia a partir de resíduos. Trata-se de uma fonte limpa, renovável e descentralizada. Acelerar o passo depende, na visão de representantes do setor, do reconhecimento dos atributos ambientais desse tipo de geração, principalmente pelas regras dos leilões de energia. Passo considerado essencial para a atração de investidores.

Apenas em termos de biogás, produto da transformação de resíduos...

Continuar Lendo