Ministros da energia da UE discutirão teto de preço do gás e ajudas de emergência

September 04, 2022 | Categoria: Energy

Por Kate Abnett

BRUXELAS (Reuters) - Os ministros de Energia dos países da União Européia discutirão opções para conter o aumento dos preços da energia, incluindo tetos de preços de gás e linhas de crédito de emergência para participantes do mercado de energia, mostrou um documento visto pela Reuters.

Os ministros da UE se reunirão em 9 de setembro para discutir medidas urgentes em todo o bloco para responder a um aumento nos preços do gás e da energia que está prejudicando a indústria europeia e elevando as contas das famílias, depois que a Rússia reduziu as entregas de gás ao bloco.

O documento, visto pela Reuters, disse que os ministros considerarão opções como um teto de pre&cc...

Continuar Lendo

Eletrosul avança com obras de CGH no Mato Grosso

September 01, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A CGT Eletrosul anunciou a entrada em uma nova fase de implantação da Central de Geração Hidrelétrica Cachoeira Branca, de 1 MW à jusante da barragem da UHE São Domingos. A construção aproveita a vazão sanitária da usina situada no rio Verde, entre os municípios de Ribas do Rio Pardo e Água Clara (MS).

A companhia informou que todos os equipamentos eletromecânicos para o empreendimento já foram adquiridos e que o investimento no ativo está estimado em R$ 13,3 milhões, com início da operação previsto para novembro deste ano. A conexão da usina será realizada na rede rural da Energisa.

Em agosto foram executadas as concretagens das lajes das áreas...

Continuar Lendo

Usinas investem para reduzir o consumo de energia

August 29, 2022 | Categoria: Energy

Responsável por aproximadamente 3% do PIB brasileiro, o setor minero-siderúrgico consome 11% da energia do país, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Cerca de um terço do custo de produção da siderurgia vem da energia e combustíveis”, diz Gileno Oliveira, diretor de engenharia industrial da Usiminas.

Diante dessa realidade, a busca por formas de redução do consumo é questão de sobrevivência para o setor. O esforço vem de diferentes iniciativas, como adoção de novos equipamentos, uso da inteligência artificial, ajustes de processos para reduzir perdas de ...

Continuar Lendo

Aneel mantém bandeira verde da energia elétrica para setembro

August 29, 2022 | Categoria: Energy

AAgência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na sexta-feira a permanência do acionamento da bandeira verde para o mês de setembro. Essa sinalização reflete boas condições de geração de energia elétrica sem cobrança adicional nas contas de luz, mesmo considerando previsão de crescimento do consumo de energia no País.
A bandeira será válida para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional. A bandeira verde é a que tem o valor mais baixo para o consumidor. As outras, mais caras, são a amarela e a vermelha.

...

Continuar Lendo

Senado aprova marco legal para a produção de energia em alto mar

August 28, 2022 | Categoria: Energy

Escrito por CicloVivo

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou, na última quarta-feira, 17 de agosto, o projeto do marco regulatório para a exploração de energia — seja eólica, solar ou das marés — em alto-mar, lagoas e espelhos d’água no Brasil. O PL 576/2021 regulamenta a autorização para aproveitamento do potencial energético offshore. Do senador Jean Paul Prates (PT-RN), o projeto foi aprovado em caráter terminativo e, por isso, deve seguir para análise da Câmara dos Deputados.

O marco legal para offshore visa proporcionar segurança jurídica para permitir o investimento de longo prazo.

A principal fonte de energia no Brasil é a hidrelétrica. Para Jean Paul Prates...

Continuar Lendo

Oferta interna de energia elétrica deve subir 3% em 2022, aponta MME

August 22, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Oferta Interna de Energia (OIE) deve aumentar 1,3% em relação a 2021, ano da crise hídrica, com 305,1 milhões de tep e 46,4% de fontes renováveis, aponta o último Boletim Mensal do Ministério de Minas e Energia referente ao mês de maio e publicado na última quarta-feira, 17 de agosto. A projeção estima ainda crescimento de 2,5% no consumo final, taxa maior que da OIE devido ao aumento da participação de energia hidráulica no sistema, o que reduz as perdas na geração.

Para a Oferta Interna de Energia Elétrica (OIEE) de...

Continuar Lendo

Fontes renováveis na matriz energética devem aumentar em 2022, diz MME

August 18, 2022 | Categoria: Energy

Agência Brasil

Levantamento divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) referente ao mês de maio informa que, em 2022, a Oferta Interna de Energia (OIE) deverá crescer menos que o consumo final de energia nos setores econômicos. Segundo o Boletim Mensal de Energia, isso ocorrerá devido à redução das perdas de energia na geração termelétrica, decorrente da “recuperação da geração hidráulica”, após apresentar recuo de 8,5% em 2021.

Dessa forma, a expectativa é que, este ano, as fontes renováveis aumentem sua participação na matriz elétrica. A estimativa projetada pelo MME é que a OIE aumente em 1,3% (com 305,1 milhões de toneladas equivalente de petr&oac...

Continuar Lendo

Engenheiro defende que energia hídrica é melhor alternativa para Roraima

August 15, 2022 | Categoria: Energy

Por Cyneida Correia

O engenheiro Frederick Lins e Silva, em entrevista sobre as Alternativas Energéticas para Roraima, concedida ao programa Agenda da Semana da FolhaFM, neste domingo, 14, confirmou ao apresentador Getúlio Cruz que a energia hídrica é a maior alternativa para o Brasil e para Roraima.

“A energia mais limpa continua sendo a hidráulica. Você só aproveita o potencial hídrico para gerar energia. Agora acessando o site sobre energia, vemos que temos 50 gigas de energia circulando no Brasil e 25 gigas vem da hidráulica, 4 gigas da energia solar e da nuclear vem 1,3 gigas”

Lins e Silva disse que em Roraima 5 megas da energia é hídrica e a térmica é 50% de diesel e 50% de gás. Explicou também que o uso da ener...

Continuar Lendo