Empresa pioneira na produção de energia no mar alcança nível recorde de geração

February 23, 2023 | Categoria: Energy

Turbinas instaladas ao norte do litoral escocês alcançaram produção de 50 gigawatts-hora

Por Camila Pergentino

Pela primeira vez no mundo, a energia gerada pela força da água do mar alcançou o nível de geração de 50 gigawatts-hora. O feito foi realizado pela MeyGen, empresa com sede na Escócia que é uma das pioneiras no setor. Para produzir energia com a força do mar, a companhia trabalha com quatro turbinas instaladas em Pentland Firth, no norte do litoral escocês.

“Nosso conjunto de correntes de maré na costa de Pentland Firth tornou-se o primeiro conjunto de do mundo a gerar 50 GWh de eletricidade”, afirmou Graham Reid, CEO da SAE Renewables, grupo do qual a MeyGen faz parte. “A geração global to...

Continuar Lendo

União Europeia lança sua definição de hidrogênio renovável

February 14, 2023 | Categoria: Energy

A Comissão Europeia apresentou na segunda (13/2) sua proposta de definição do que é hidrogênio renovável.

Os atos fazem parte de uma estrutura regulatória da União Europeia para estabelecer um mercado de hidrogênio, que inclui investimentos em infraestrutura de energia e regras de ajuda estatal, além de metas para indústria e transporte.

A UE pretende atingir 10 milhões de toneladas de produção doméstica de hidrogênio renovável e 10 milhões de toneladas de hidrogênio renovável importado até 2030, na REPowerEU.

Para isso, vai precisar de grandes volumes de eletricidade renovável – estima que são necessários cerca de 500 TWh de eletricidade renovável (14% do c...

Continuar Lendo

Energia renovável: o futuro do abastecimento energético do país já chegou

February 14, 2023 | Categoria: Energy

Em 2022, as fontes de energia renovável - usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa - foram responsáveis por 92% da eletricidade produzida pelo país, maior crescimento dos últimos 10 anos, segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). 

Destaque para a geração solar, que teve o impressionante aumento de  64,3% em comparação com o ano anterior. Foram 88 novas fazendas solares adicionadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN), fazendo com que a energia solar alcance 4% na matriz energética nacional. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil já ultrapassou a marca de 1 milhão de consumidores de energia solar.

Geração Distribu&i...

Continuar Lendo

Aneel aprova marco legal da geração distribuída de energia

February 08, 2023 | Categoria: Energy

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, em reunião de diretoria realizada nesta terça-feira (7/2), a regulamentação da Lei nº 14.300/2022, que instituiu o Marco Legal da Micro e Minigeração de Energia – também conhecido como marco legal da geração distribuída de energia ou marco legal da energia solar.

As regras aprovadas pelo órgão envolvem procedimentos e conceitos técnicos relacionados a projetos de geração de energia, como cobrança pelo uso da rede de distribuição e prazos para que as distribuidoras façam obras para conectar os sistemas, entre outros itens.

Como noticiado pelo Metrópoles na semana passada, um dos pontos que geraram mais discussões envo...

Continuar Lendo

O que esperar do mercado de tecnologias limpas em 2023?

February 07, 2023 | Categoria: Energy

Em 2023, os investimentos globais em energia solar, baterias e eólica devem alcançar os aportes para o upstream em petróleo e gás, indica a S&P Global Commodity Insights.

A consultoria aponta para um ano marcado por “grandes anúncios” se transformando em ação, quedas nos preços de componentes e rápida expansão de fábricas de baterias e painéis solares nos Estados Unidos.

Após um ano de crise energética e climática colocando pressão nas economias para uma guinada em investimentos verdes, a S&P Global destaca dez tendências em tecnologias limpas para 2023:

1. Capex

Os preços dos componentes caem, mas não se traduzem imediatamente em menor capex dos sistemas renováveis. ...

Continuar Lendo

Cana-de-açúcar 10 vezes mais eficaz que energia solar em potencial de descarbonização?

February 06, 2023 | Categoria: Energy

Por Paula Kovarsky para Editora Brasil Energia 

A cana-de-açúcar poderá ser 10x mais eficaz que as células fotovoltaicas (energia solar) em potencial de descarbonização por hectare de terra no futuro, em países de clima tropical. Não é erro de digitação – repito, 10x! Essa tese foi tema de um artigo escrito a várias mãos e recentemente publicado na revista do MIT (Massashussets Institute of Technology), universidade americana de primeiríssima linha que dispensa maiores apresentações.

No meu artigo anterior, Separando o joio do trigo, ou a cana dos grãos, falei bastante sobre o crescente reconhecimento global do papel dos biocombustíveis na descarbonização, especialmente nos chamados hard-to-...

Continuar Lendo

Geração de energia renovável bateu recorde em 2022

February 05, 2023 | Categoria: Energy

Por Agência Brasil

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis no ano passado alcançou a marca de 92%. O resultado, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) na última quarta-feira (1°), mostra que a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos. No total, em 2022, foram gerados quase 62 mil megawatts médios por mês de energia.

Segundo a CCEE, o resultado se deu, entre outros fatores, a um cenário hídrico climático mais favorável, que contribuiu para a recuperação dos reservatórios de água e da exp...

Continuar Lendo

Energia: pesquisa mostra que 56% das indústrias preferem mercado livre

February 03, 2023 | Categoria: Energy

Michelle Portela do Correio Braziliense

Pelo menos 56% das indústrias que recebem energia do mercado cativo têm interesse em migrar para o mercado livre de fornecimento energético, de acordo com pesquisa inédita Sondagem Especial Indústria e Energia, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta sexta-feira (3/2). A entidade estima que este porcentual corresponde a 45 mil indústrias que poderiam adotar o modelo imediatamente.

Em setembro do ano passado, o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou a Portaria 50/2022, permitindo que os consumidores classificados como tarifa do Grupo A, independente do seu consumo, possam comprar energia elétrica de qualquer fornecedor a partir de janeiro de 2024. No mercado tradicional, a energia é comprada j...

Continuar Lendo