BNDES e Caixa vão estimular energia mais eficiente

January 21, 2014 | Categoria: Energy

Por Rodrigo Polito | Do RioPreocupado com a competitividade da indústria brasileira e o aumento das emissões de gases do efeito estufa, devido ao acionamento maior de térmicas nos últimos anos, o governo planeja aperfeiçoar as medidas de estímulo para a redução do consumo de energia no segmento industrial, que responde por 40% da energia utilizada no país. Os dois principais bancos federais - Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) - preparam novas linhas de financiamento para o setor neste ano.

A Caixa pretende lançar, em parceria com o banco alemão KfW Bankengruppe, uma linha de crédito de 150 milhões de euros (cerca de R$ 480 milhões) para médias e grandes empresas, destinada &a...

Continuar Lendo

Conferência apresenta avanços tecnológicos para o setor de energia renovável

January 20, 2014 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Entre os dias 21 e 23 de fevereiro acontece, na Índia, a International Conference on Renewable Energy 2014, um fórum internacional para a apresentação de avanços tecnológicos e resultados de pesquisas nos campos relacionados a energia renovável.

Durante os dias 26 e 27 de fevereiro acontece, na Malásia, o 6th Annual SCADA Asia Summit, evento que apresentará tendências, desafios e oportunidades na indústria através de estudos de caso práticos das empresas líderes de petróleo e gás da Ásia e Austrália.

...

Continuar Lendo

Reservatórios da região Sul operam com 65,1% da capacidade de armazenamento

January 20, 2014 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Os reservatórios da região Sul operam com 65,1% da capacidade de armazenamento, segundo dados referentes ao último domingo, 19 de janeiro, do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Com 12.929 MWmês de energia armazenada, os reservatórios do submercado operam com alta de 0,8% em relação ao dia anterior. As usinas de Passo Fundo e Segredo operam com 99,04% e 68,79% de sua capacidade.

Submercado Norte - Os reservatórios da região se encontram com 55,2% do seu volume armazenado, com alta de 0,4% em relação ao dia anterior. A usina de Tucuruí está com 59,4% da sua capacidade de armazenamento.

Submercado Nordeste - Reservatórios operam com 41,5% de capacidade, com alta de...

Continuar Lendo

Reformas puxarão vendas de materiais

January 14, 2014 | Categoria: Engineering

Por Chiara Quintão | De São Paulo

As vendas das indústrias de materiais de construção serão impulsionadas, em 2014, principalmente, pela demanda dos consumidores de produtos de acabamento para reformas. Neste ano, o volume de entrega de empreendimentos residenciais pelas incorporadoras de capital aberto ainda será elevado, mas a expectativa dos fabricantes de materiais é que a maior expansão das compras ocorra pelo varejo.

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) já divulgou que espera 7,2% de crescimento nas vendas do varejo neste ano ante 2013. No ano passado, a expansão do varejo de materiais foi de 4,4%, para o recorde de R$ 57,4 bilhões.

"Os fatores que influenciam as decis&otil...

Continuar Lendo

Metade dos brasileiros pretende comprar algum bem durável até março

January 14, 2014 | Categoria: Engineering

O índice de brasileiros que pretendem fazer pelo menos uma compra de bens duráveis entre janeiro e março deste ano é de 49,6%, de acordo com pesquisa do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA). O indicador é 7,2 pontos percentuais menor do que no mesmo período do ano passado.
Na comparação com o último trimestre de 2013, houve alta de 2,8 pontos percentuais.
A pesquisa foi feita com 500 consumidores da cidade de São Paulo. Eles foram questionados sobre a intenção de compra e gasto com produtos das categorias de eletroeletrônicos, informática, cama, mesa e banho, cine e foto, móveis, telefonia e celulares, material de construção, linha branca...

Continuar Lendo

Fabricantes de equipamentos solares poderão produzir em 2015 no Brasil

January 14, 2014 | Categoria: Energy

Mauricio Godoi, da Agência CanalEnergia, de São Paulo, Negócios e Empresas 

O leilão de energia solar realizado pelo governo de Pernambuco tem atraído a atenção de fabricantes de equipamentos. Tanto que já há a perspectiva de que o país possa ter uma nova onda de instalação de empresas por aqui. Os fabricantes ainda não são conhecidos, mas há negociações com empresas da China, Coréia do Sul, Alemanha, Estados Unidos e Espanha. A expectativa do governo pernambucano é de assinar memorandos de entendimentos com essas fabricantes ainda este ano para que o país tenha equipamentos nacionais em 2015.

De acordo com o secretário executivo de energia do estado, Eduardo Azevedo, as minutas dos memorand...

Continuar Lendo

Deutsche Bank aponta crescimento na demanda global de solar

January 14, 2014 | Categoria: Energy

Da redação Jornal da Energia

Um relatório divulgado pelo Deutsche Bank na última semana destaca que a expectativa de contínuo crescimento para a demanda global de energia solar tende a continuar em 2014 e 2015. De acordo com o estudo, espera-se que o mercado continue expandindo, de modo a aumentar essa demanda de 44,5GW para 46,1GW em 2014 e de 52GW para aproximadamente 56GW em 2015.

Segundo a publicação, a ascendência da demanda nos EUA, Japão e China em 2013 deve surpreender o mercado e continuar em 2014. Na China, por exemplo, espera-se que uma combinação de programas de incentivo simplificados e a diminuição das restrições de financiamento atuarão como catalisadores desse crescimento.

Além disso, acredita-s...

Continuar Lendo

Imóveis compactos devem ser os mais procurados em 2014

January 13, 2014 | Categoria: Engineering

A onda de imóveis pequenos está longe de acabar no mercado residencial de São Paulo. Em 2014, mais uma vez, eles podem roubar a cena, mesmo depois de um expressivo crescimento no ano passado, na opinião de representantes do setor. A tendência de continuidade de trajetória também valeria para os projetos comerciais, que, em 2013, tiveram a oferta reduzida na Grande São Paulo, mas ainda com alguns casos de sucesso.
Para o fundador da Huma Desenvolvimento Imobiliário, Rafael Rossi, a compactação das moradias nas metrópoles – categoria de cidades que une São Paulo a outras gigantes do mundo como Paris, Londres, Tóquio e Nova York – é um movimento natural e deve continuar a ser verificado em áreas nobres, onde o preço do metro ...

Continuar Lendo