Conferência integra conhecimento científico e meio ambiente

December 18, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Entre os dias 26 e 27 de dezembro acontece, em Istambul, Turquia, a ENTECH '13: Energy Technologies Conference. O evento pretende consolidar e comunicar da necessidade da sinergia entre competências científicas e técnicas com o conhecimento sobre o meio ambiente e implicações sociais. A conferência proporcionará ao seus participantes uma visão sobre como o futuro da energia no mundo poderia ser.

Entre os dias 14 e 16 de janeiro acontece, em San Diego, Estados Unidos, a  4th Annual Electric Energy Storage Conference, evento que proporcionará aos seus participantes um olhar mais atento sobre atualizações regulatórias, enquanto avaliam estudos tecnológicos e casos de estudos financeiros e experi&...

Continuar Lendo

Paulistanos estão mais confiantes em comprar imóveis, segundo ICCI da Lopes

December 17, 2013 | Categoria: Engineering

Em novembro, o Índice de Confiança do Comprador de Imóvel (ICCI), desenvolvido pela Lopes, subiu 1,2% na comparação ao mês anterior, chegando a 123,4 pontos. Esse aumento representa mais otimismo e confiança dos potenciais consumidores e demonstra que a percepção em relação à economia brasileira aponta para estabilidade.

Segundo o levantamento exclusivo da Lopes, divulgado essa semana, nos próximos 6 meses, as perspectivas em relação a intenção de compra são melhores, o que reflete positivamente o Índice de Expectativas (IE) que subiu 3,2% em novembro, chegando a 141,6 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA) passou de 106,7 pontos em outubro para 105,1 em novembro. 
Caio Augusto Pere...

Continuar Lendo

Crescimento da demanda por carvão desacelera, aponta IEA

December 17, 2013 | Categoria: Energy

Por Maria Domingues

Em relatório divulgado no início da semana, A IEA (Agência Internacional de Energia, na tradução em português) afirma que a demanda mundial por carvão deve desacelerar nos próximos cinco anos.


De acordo com a agência, a previsão é de um crescimento anual de 2,3% até 2018. O número é três décimos menor do que a previsão anterior, de 2,6%. Entre 2007 e 2012, o crescimento foi de 3,4%.

Apesar da desaceleração, a fonte deve continuar apresentando crescimento maior do que outros combustíveis fósseis, como petróleo ou gás natural.

"Gostem ou não, o carvão vai continuar sendo utilizado por muito tempo. É abundante, geopoliti...

Continuar Lendo

Conferência debate temas relacionados a políticas energéticas e inovações

December 17, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Durante os dias de 20 e 21 de dezembro, acontece, na França, a MacroTrend Conference on Energy and Sustainability: Paris 2013, evento que tem como escopo trazer à tona tendências e temas relacionados à políticas energéticas, economia, produção e consumo de energia, energias alternativas, inovações e tecnologias, desenvolvimento sustentável e meio ambiente.

Entre os dias 25 e 28 de dezembro acontece, na Turquia, o UTES’13- 9. Clean Energy Symposium, evento focado em determinações e utilização de fontes de energia limpa que visa disseminar seu uso e discutir novas tecnologias através da apresentação de trabalhos e pesquisas. Dentre os tópicos do simp&o...

Continuar Lendo

Leilão A-1 contrata 2.571 MW médios, informa MME

December 17, 2013 | Categoria: Energy

Realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira (17/12), o leilão A-1 resultou na contratação de 2.571 MW médios a um preço médio ponderado de R$ 166,60/MWh. O setor de distribuição precisava contratar 4 mil MW médios para recompor contratos que vencem agora em dezembro. O índice final de contratação ficou em 64,2% do montante necessário. 

No leilão foram negociados três produtos com diferentes prazos de suprimento, com inicio de entrega a partir de 1º de janeiro de 2014, quais sejam: um ano (12 meses), um ano e meio (18 meses) e três anos (36 meses).

Para o produto de um ano, foram contratados 1.654 MW médios de energia ao preço médio de R$ 191,41/MWh...

Continuar Lendo

Imóveis lançados em 2014 podem ser ainda mais compactos

December 16, 2013 | Categoria: Engineering

Comitê acadêmico especializado em mercado imobiliário divulga suas perspectivas para os preços e características dos lançamentos de imóveis no ano que vem

Em 2014, a alta nos preços dos lançamentos residenciais deve se manter no mesmo ritmo deste ano, e os apartamentos lançados podem ficar ainda mais compactos nos grandes centros urbanos. Esta é a visão do Comitê de Mercado, formado por professores e pesquisadores do Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (NRE-Poli-USP), e de empresários e executivos do mercado imobiliário ouvidos pelo próprio comitê.

As conclusões do Comitê e as ideias dos profissionais que atuam no mercado de lançamentos imobili...

Continuar Lendo

Maior rio do Nordeste, o São Francisco, dá indícios de estar com vazão menor, aponta PSR

December 16, 2013 | Categoria: Energy

Mauricio Godoi, da Agência CanalEnergia, de São Paulo

A situação dos reservatórios na região Nordeste tem sido o alvo de preocupação das autoridades e de todo o setor elétrico. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, a região apresentava o pior nível de armazenamento do país. Em 15 de dezembro esse indicador estava em 24,28%. Uma importante parcela desse nível é explicado pelo rio São Francisco, a principal via de produção de energia de UHEs da região, que pode estar com seu fluxo estruturalmente reduzido. Apesar disso há medidas que podem atenuar seus efeitos para o setor elétrico e para a sociedade em geral.

O estudo mensal da Consultoria PSR, Energy Report[para adquirir ...

Continuar Lendo

Conferência apresenta novas técnicas para aplicações industriais e inovações

December 13, 2013 | Categoria: Energy

Da Agência CanalEnergia, Noticiário 

Durante os dias 29 e 30 de dezembro acontece, na Malásia, a 2nd International Conference on Industrial Applications and Innovations, evento que oferece atualizações sobre projetos de pesquisa e desenvolvimento com especialistas que apresentam novas técnicas e horizontes que contribuam para aplicações industriais e inovações nos próximos anos. A conferência incentiva o compartilhamento de opiniões e experiências em Avanços na Tecnologia da Informação e áreas relacionadas.

Durante os dias 18 e 19 de dezembro acontece, no Rio de Janeiro, o 3º Seminário Nacional de Energias Renováveis e Eficiência Energética, evento que será uma oportunidade p...

Continuar Lendo