Banco Central aponta desaceleração da valorização imobiliária no Brasil

January 24, 2014 | Categoria: Engineering

Nos últimos dois anos, os preços dos imóveis subiram menos, mas o mercado imobiliário ainda está muito valorizado. O levantamento é do Banco Central.

A recomendação dos especialistas é ter calma, principalmente para quem juntou dinheiro e pode dar uma entrada maior para comprar o imóvel. Afinal, os preços estão estáveis e a hora é de negociação. 

O cálculo leva em conta os valores dos financiamentos dos imóveis. Pelos dados do Banco Central brasileiro, de 2008, quando começou a crise financeira mundial, até setembro de 2013, os imóveis residenciais tiveram valorização média de 155%. 

Até 2011, a cada ano, os preços subiram mais de 20%...

Continuar Lendo

Parceria entre Brasil e Espanha traz ao mercado nacional 12 novos cursos para engenheiros civis

January 24, 2014 | Categoria: Engineering

Em janeiro, engenheiros civis de todo o Brasil terão novas ferramentas para se atualizar e se preparar para demandas do mercado de trabalho. Woli Consultoria e Treinamento e Escuela Abierta de Desarrollo en Ingeniería y Construcción (EADIC) lançam 12 novos cursos nesta área aproveitando as demandas do Brasil por conta da Copa do Mundo que será realizada neste ano.

Entre os lançamentos, estão cursos como: “Armação de Elementos para Construção Civil”; “Cálculo de Redes Hidráulicas com EPANET”; “Controle Tecnológico do Concreto”; “Fundações Profundas”; “Fundações Rasas”; entre outros. As aulas podem ser compradas tanto por profissionais individualmente quant...

Continuar Lendo

Confiança entre compradores de imóveis cresce 6,1% em dezembro

January 21, 2014 | Categoria: Engineering

Os compradores de imóvel se mostraram mais confiantes no final de 2013. De acordo com a imobiliária Lopes, em relação ao mês de novembro, o Índice de Confiança do Comprador de Imóvel de dezembro apresentou crescimento de 6,1%.

O Índice de Expectativas, que mede a intensão de comprar imóveis no futuro, também registrou alta de 6%. Segundo o superintendente de inteligência de mercado da Lopes, Caio Augusto Pereira, o resultado do índice é o maior registrado para o período desde 2009. “Para 70% dos entrevistados a intenção de adquirir um imóvel aumentará nos próximos 6 meses”, afirma.

“O resultado comprova a retomada do otimismo do consumidor que vem ocorrendo desde outubro, o...

Continuar Lendo

Reformas puxarão vendas de materiais

January 14, 2014 | Categoria: Engineering

Por Chiara Quintão | De São Paulo

As vendas das indústrias de materiais de construção serão impulsionadas, em 2014, principalmente, pela demanda dos consumidores de produtos de acabamento para reformas. Neste ano, o volume de entrega de empreendimentos residenciais pelas incorporadoras de capital aberto ainda será elevado, mas a expectativa dos fabricantes de materiais é que a maior expansão das compras ocorra pelo varejo.

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) já divulgou que espera 7,2% de crescimento nas vendas do varejo neste ano ante 2013. No ano passado, a expansão do varejo de materiais foi de 4,4%, para o recorde de R$ 57,4 bilhões.

"Os fatores que influenciam as decis&otil...

Continuar Lendo

Metade dos brasileiros pretende comprar algum bem durável até março

January 14, 2014 | Categoria: Engineering

O índice de brasileiros que pretendem fazer pelo menos uma compra de bens duráveis entre janeiro e março deste ano é de 49,6%, de acordo com pesquisa do Programa de Administração do Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar/FIA). O indicador é 7,2 pontos percentuais menor do que no mesmo período do ano passado.
Na comparação com o último trimestre de 2013, houve alta de 2,8 pontos percentuais.
A pesquisa foi feita com 500 consumidores da cidade de São Paulo. Eles foram questionados sobre a intenção de compra e gasto com produtos das categorias de eletroeletrônicos, informática, cama, mesa e banho, cine e foto, móveis, telefonia e celulares, material de construção, linha branca...

Continuar Lendo

Imóveis compactos devem ser os mais procurados em 2014

January 13, 2014 | Categoria: Engineering

A onda de imóveis pequenos está longe de acabar no mercado residencial de São Paulo. Em 2014, mais uma vez, eles podem roubar a cena, mesmo depois de um expressivo crescimento no ano passado, na opinião de representantes do setor. A tendência de continuidade de trajetória também valeria para os projetos comerciais, que, em 2013, tiveram a oferta reduzida na Grande São Paulo, mas ainda com alguns casos de sucesso.
Para o fundador da Huma Desenvolvimento Imobiliário, Rafael Rossi, a compactação das moradias nas metrópoles – categoria de cidades que une São Paulo a outras gigantes do mundo como Paris, Londres, Tóquio e Nova York – é um movimento natural e deve continuar a ser verificado em áreas nobres, onde o preço do metro ...

Continuar Lendo

USP e UFSCAR pesquisam uso de resíduos de bauxita no cimento Portland

January 13, 2014 | Categoria: Engineering

Isabelle A. Dal Maso

A Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de São Carlos estão pesquisando o aproveitamento de resíduos de bauxita no processo de fabricação do cimento Portland. O investimento nas pesquisas é de R$ 1 milhão, financiados pela Alcoa, empresa que atua na mineração de bauxita e na produção de alumínio.

Subproduto no processo de fabricação do alumínio, o resíduo de bauxita ainda hoje tem pouca utilidade para a indústria e termina em grande parte armazenada em aterros. "Para cada tonelada de alumínio produzido, existe em torno de 4 toneladas de resíduo gerado. É um problema ambiental enfrentado mundialmente", disse o professor José de Anchieta Rodrigues, respons&...

Continuar Lendo

Comitê de Mercado do NRE-Poli traça perspectivas para os principais segmentos do real estate em 2014

January 09, 2014 | Categoria: Engineering

O Comitê de Mercado do NRE-Poli, criado em 2009, vem apresentando suas perspectivas de comportamento do setor econômico do real estate desde 2010. Até 2012 (perspectivas para 2013) as projeções foram estruturadas com base nas respostas a um conjunto de questões propostas aos membros do Comitê. Desta vez estendemos a enquete para um conjunto de empresários e executivos do mercado, indicados pelos membros do Comitê. Com este princípio, a reunião de 21 de novembro debateu o conjunto das respostas, verificando-se que algumas ênfases de comportamento encontradas coincidem com as expectativas dos membros do Comitê. Esta Nota indica as perspectivas e expõe o resultado da enquete, destacando algumas premissas e as posições do Comitê, na forma como foi d...

Continuar Lendo