Inflação pelo IGP-M abranda em novembro

November 28, 2013 | Categoria: Engineering

Por Valor Econômico

SÃO PAULO  -  A alta do Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) desacelerou para 0,29% em novembro, após avanço de 0,86% em outubro, informa a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador serve de referência para o reajuste de contratos, como os de aluguel. Em novembro de 2012, o índice registrou deflação, de 0,03%.

O resultado de novembro ficou abaixo da média das projeções de 17 consultorias e instituições financeiras ouvidas pelo Valor Data, de 0,32%. As estimativas variavam entre 0,25% e 0,38%.

No ano, o índice da FGV acumulou alta de 4,88%. Em 12 meses, a taxa subiu 5,60%.

Dentre os componentes do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IP...

Continuar Lendo

Presidente do Secovi diz não ter meios para colaborar com Ministério Público

November 28, 2013 | Categoria: Engineering

Por Valor Econômico

Reeleito presidente do Secovi-SP nesta semana, Claudio Bernardes disse ontem que a entidade não tem meios para colaborar com as investigações do Ministério Público Estadual de São Paulo e da Prefeitura de São Paulo sobre máfia do Imposto Sobre Serviços (ISS), que pode ter desviado R$ 500 milhões dos cofres municipais. Bernardes afirmou que o sindicato, que reúne empresas citadas na apuração, "nunca foi informado" sobre o esquema, nem pode levar as construtoras e incorporadoras a prestar depoimento à Justiça.

Diretor da Ingaí Incorporadora S/A, Bernardes disse que o Secovi-SP já fez o que podia. "Nossa participação foi solicitada pelo Ministério Público e fizemos exatame...

Continuar Lendo

Imóveis de 1 dormitório lançados em SP triplicam

November 27, 2013 | Categoria: Engineering

Os lançamentos de imóveis de um dormitório na cidade de São Paulo praticamente triplicaram na comparação com os mesmos meses de 2012, mostra pesquisa do Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP), divulgada nesta na terça-feira, 19. No período, os lançamentos de unidades com apenas um quarto passaram de 1,9 mil unidades para 5,4 mil unidades, um crescimento de 2,84 vezes. "É um dado significativo e mostra tendência do mercado consumidor", disse Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi.

Com isso, os imóveis de um dormitório representaram 26% dos lançamentos em 2013. Já as unidades de dois dormitórios continuam na liderança, com 42,4%. No acumulado do ano, foram lançados 9 mil imóveis de d...

Continuar Lendo

FGV: índice de confiança da construção recua 3,7% no mês

November 27, 2013 | Categoria: Engineering

O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 3,7% no trimestre encerrado em novembro ante o mesmo período de 2012. Apesar de manter-se em terreno negativo nesta base de comparação, o resultado representa uma evolução favorável, após variações de -4,3% em outubro e de -4,6% em setembro.

Considerando-se a comparação interanual mensal, houve uma piora do ICST: entre novembro de 2012 e novembro deste ano, a variação ficou negativa em 3,7%, ante variação também negativa de 2,9% em outubro. De acordo com a FGV, o resultado geral da pesquisa sinaliza a permanência de um ritmo de atividade econômica moderado para o setor nos três &uacu...

Continuar Lendo

Alta do custo da construção civil desacelera em novembro

November 26, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

Em novembro, o Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M) apresentou variação de 0,27%, resultado menor do que o registrado em outubro (0,33%). A pesquisa, divulgada nesta terça-feira (26) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mostra os preços coletados entre os dias 21 de outubro e 20 de novembro.

De janeiro a novembro, o índice acumula alta de 7,82%, frente ao mesmo período de 2012. Já nos últimos 12 meses a taxa é um pouco maior, atingindo os 8,12%.

Em novembro, segundo a pesquisa, o grupo Materiais, Equipamentos e Serviços influenciou o resultado, ao desacelerar de 0,68% para 0,29% em relação ao mês anterior. Dentro deste grupo, o índice correspondente...

Continuar Lendo

Abramat: crescem vendas de material de construção

November 25, 2013 | Categoria: Engineering

As vendas da indústria de materiais de construção no País no mês de outubro em 2013 cresceram 3,9% em relação ao mesmo mês de 2012, de acordo com pesquisa divulgada em 22 de novembro, pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat).

O resultado foi impulsionado pela comercialização de materiais de acabamento, cujas vendas subiram 7,1% no período, enquanto as vendas de materiais de base avançaram 2,5%, conforme o levantamento.

Na comparação de outubro com setembro, as vendas da indústria cresceram 3,6%. No acumulado entre janeiro e outubro de 2013, a comercialização de materiais aumentou 4,2% em relação a igual período de 2012. Já...

Continuar Lendo

Empresas de construção e comércio foram as que mais cresceram em 2011

November 22, 2013 | Categoria: Engineering

O setor de atividade mais representativo entre as empresas de alto crescimento – aquelas que têm 10 ou mais funcionários e contrataram pelo menos 20% mais pessoas ao ano por um período de três anos – foi o de construção (12,6%).

Os dados são do estudo Estatísticas de Empreendedorismo 2011, resultado de uma parceria entre o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o Instituto Empreender Endeavor Brasil, divulgado na segunda-feira (18). O levantamento considera empresas de todos os portes.

"O setor de construção se destaca devido, principalmente, à grande demanda em estados das regiões Norte e Nordeste", afirma Cristiano Santos, coordenador do estudo.

O levantamento mostra também que as áreas de ...

Continuar Lendo

PIB da construção crescerá até 2% em 2013 e 4% em 2014, diz CBIC

November 22, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou na última quarta-feira (20) que espera um crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB) da construção em 2013. Já para o ano que vem, a entidade segue otimista e prevê um crescimento de 3% a 4%.

Inicialmente, a previsão de crescimento para o setor neste ano era de 2,5%, mas caiu para 2%. Segundo o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins, isso se deve à economia do País. "Quando a economia não anda na velocidade que se imagina, o investimento privado também não anda", disse. Além disso, o executivo criticou o excesso de burocracia e apontou como gargalos os custos, os prazos e a insegurança jurídica.

...

Continuar Lendo