Sinduscon: custo da construção em SP sobe 0,05%

February 03, 2014 | Categoria: Engineering

CIRCE BONATELLI - Agencia Estado

SÃO PAULO - O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo atingiu R$ 1.100,08 por metro quadrado em janeiro, alta de 0,05% em relação a dezembro, mostra pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 3, pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.

O valor do CUB acima considera apenas as obras não incluídas na desoneração da folha de pagamentos e que continuam no recolhimento da contribuição mensal ...

Continuar Lendo

As melhores imobiliárias, segundo o indicador mais usado pelos analistas

January 31, 2014 | Categoria: Engineering

O mercado foi inundado no mês de janeiro por uma série de prévias do setor imobiliário referentes ao quarto trimestre, como usualmente ocorre antes da divulgação oficial dos resultados. Após tantos dados, o InfoMoney fez um levantamento de quais foram as melhores, segundo o VSO (Vendas sobre Oferta) - indicador mais usado pelos analistas do setor. 

O VSO mede as vendas da empresa em relação ao estoque no início do período mais lançamentos. Atualmente, é a métrica mais usada pelo mercado. Isso porque no passado os analistas se atentavam muito mais a lançamentos, pois tinha como premissa que a companhia venderia tudo ou boa parte em algum momento no futuro. Mas, com as dificuldades do setor, começou a se olhar mais esse indicador. Continuar Lendo

Confiança da construção fica estável no trimestre

January 30, 2014 | Categoria: Engineering

O Índice de Confiança da Construção (ICST), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), manteve-se estável no trimestre encerrado em janeiro, ao variar -3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, divulgou a instituição na terça-feira, 28. Nas mesmas bases de comparação, a variação havia sido de -3,9% em dezembro e -3,7% em novembro.

Considerando-se a comparação interanual mensal, o ICST registrou melhora, após dois meses de piora relativa. Entre janeiro de 2013 e janeiro deste ano, a variação ficou em -3%, ante -5,0% em dezembro. De acordo com a FGV, o resultado geral da pesquisa sinaliza um ritmo de atividade moderado para o setor no início de 2014.

Na análise t...

Continuar Lendo

Não existe risco de bolha imobiliária no Brasil, diz analista

January 30, 2014 | Categoria: Engineering

O risco de bolha imobiliária vem atormentando algumas pessoas e já começa a esfriar o mercado, com números recentes mostrando queda na velocidade de vendas de algumas das principais incorporadoras com ações negociadas na Bovespa. Segundo Gustavo Borges, integrante da equipe de análise da XP Investimentos, no entanto, o Brasil não corre risco de passar por uma bolha imobiliária nos próximos anos. A crença é baseada no comparativo do cenário pré-bolha de alguns países como Estados Unidos, Portugal, Espanha e Irlanda com o Brasil.

“O cenário brasileiro é bem diferente dos países que tiveram o estouro da bolha.” Uma das diferenças apontadas refere-se ao crédito imobiliário do Brasil. Borges a...

Continuar Lendo

Nível de emprego na construção civil tem alta discreta no ano de 2013

January 30, 2014 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

Com o fechamento de 89 mil vagas, o nível de emprego na construção civil encerrou 2013 com queda de 2,53% na comparação entre dezembro e novembro. Porém, se for considerado o mesmo período em 2012, esta queda foi menos acentuada. Na ocasião, foram demitidos 101,7 funcionários. A pesquisa foi divulgada nesta quinta-feira (30) pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

No acumulado do ano, segundo a pesquisa, o nível de emprego fechou o ano com alta de 1,54%, o que configura a criação de 52 mil vagas no setor. Ao todo, em dezembro de 2013, o setor empregava 3,426 milhões de trabalhad...

Continuar Lendo

Maior ponte solar do mundo é concluída em Londres

January 29, 2014 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

Após aproximadamente cinco anos em obras, a instalação de 4.400 painéis fotovoltaicos na ponte próxima da estação Blackfriars do metrô de Londres, na Inglaterra, foi finalizada. Agora, a estrutura é considerada a maior "ponte solar" do mundo e tem capacidade de gerar 900 mil kWh por ano.

A implantação dos painéis foi feita pela Solarcentury. A empresa britânica acredita que, além de gerar aproximadamente 50% da energia na estação, o empreendimento pode reduzir em até 513 toneladas as emissões anuais de carbono. Os módulos foram fabricados pela Panasonic e ocupam uma área de aproximadamente 6 mil m².

Em um comunicado, o diretor executivo da Solarcentury, Derr...

Continuar Lendo

Custo da construção acelera alta para 0,70% em janeiro, diz FGV

January 28, 2014 | Categoria: Engineering

O Índice de Confiança da Construção (ICST) recuou 3,9% no trimestre encerrado em janeiro na comparação com um ano antes, de acordo com a Sondagem Conjuntural da Construção divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira. O índice médio dos três meses até janeiro ficou em 116,2 pontos, contra 120,9 pontos no mesmo período do ano anterior. No trimestre encerrado em dezembro, o Índice de Confiança da Construção também havia recuado 3,9%, ficando em 116,3 pontos. O Índice da Situação Atual (ISA-CST) apresentou queda de 4,4%, contra variação negativa de 6,2% em dezembro. Já o Índice de Expectativas (IE-CST) caiu 3,4%, ante queda de 1...

Continuar Lendo

Construção pode se recuperar na bolsa, afirmam analistas

January 27, 2014 | Categoria: Engineering

Por Ligia Tuon | De São Paulo

A palavra de ordem para quem quer investir no setor de construção civil na bolsa em 2014 é seletividade. Após um ano de conservadorismo em relação aos lançamentos imobiliários e perdas de até 64% amargadas pelas ações no acumulado dos últimos 12 meses, analistas esperam que as construtoras deem um passo a frente neste ano rumo a uma recuperação. Embora as expectativas sejam mais positivas, o investidor que incluir o segmento em sua carteira deve filtrar bem suas escolhas.

Um ponto a ser considerado é o efeito calendário. Com o Carnaval marcado para março, a Copa do Mundo entre junho e julho e as eleições em outubro, os lançamentos devem ficar ainda mais reduzid...

Continuar Lendo