As melhores imobiliárias, segundo o indicador mais usado pelos analistas

January 31, 2014 | Categoria: Engineering

O mercado foi inundado no mês de janeiro por uma série de prévias do setor imobiliário referentes ao quarto trimestre, como usualmente ocorre antes da divulgação oficial dos resultados. Após tantos dados, o InfoMoney fez um levantamento de quais foram as melhores, segundo o VSO (Vendas sobre Oferta) - indicador mais usado pelos analistas do setor. 

O VSO mede as vendas da empresa em relação ao estoque no início do período mais lançamentos. Atualmente, é a métrica mais usada pelo mercado. Isso porque no passado os analistas se atentavam muito mais a lançamentos, pois tinha como premissa que a companhia venderia tudo ou boa parte em algum momento no futuro. Mas, com as dificuldades do setor, começou a se olhar mais esse indicador.

No quarto trimestre de 2013, a melhor construtora, segundo essa métrica, foi a Cyrela (CYRE3), que registrou VSO de 25,5%, seguida pela Gafisa (GFSA3), Even (EVEN3) e MRV Engenharia (MRVE3), de 24,8% e 23%, respectivamente. 

Segundo analista da XP Investimentos, um número "ótimo" de VSO no trimestre seria acima de 25%, "bom" de 20% a 24,9%, "regular" de 15% a 19,9%, e "péssimo" de 10% a 14,9%. Só deve-se atentar se não houve no período algum lançamento no final do trimestre, principalmente em companhias menores. Isso porque um lançamento grande pode elevar o estoque final, já que não terá tempo para sua venda. 

Na lista das dez construtoras que soltaram suas prévias no último trimestre do ano passado, apenas Tecnisa (TCSA3) encontra-se em um nível ruim, com VSO de 10,3%. Em análise da XP, a construtora aparece ao lado da Helbor (HBOR3) com prévias consideradas negativas entre os meses de outubro e dezembro de 2013. Além da velocidade de vendas, a corretora apontou como ponto desfavorável também o nível de distratos da Tecnisa, na ordem de R$ 116 milhões para vendas contratadas de R$ 258 milhões, ou seja, o equivalente a 45% das vendas contratadas. 

Do lado positivo, o destaque no trimestre ficou com Gafisa, Cyrela, Even, Direcional (DIRR3) e PDG Realty (PDGR3). O VSO da última, no entanto, não foi divulgado. Vale mencionar que entre as principais construtoras da bolsa, Brookfield (BISA3) e Rossi (RSID3) não divulgam prévias operacionais.

Da Redação do Portal Obra24Horas, original InfoMoney.