Magalu contrata energia solar em acordo com a GreenYellow.

July 27, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A GreenYellow fechou recentemente com o Magazine Luiza um acordo para o fornecimento de energia solar e para o monitoramento desse recurso. O contrato, que funciona dentro do modelo de aluguel, prevê a entrega de 9.307,1 MWh por ano, que serão direcionados para abastecer energeticamente a rede de lojas do Magalu.

O projeto envolve a energia gerada nas usinas fotovoltaicas de Coroados e Riolândia, no estado de São Paulo, e de Florestópolis, no Paraná, que têm, juntas, 4.861 de KWp de potência instalada, suficiente para prover energeticamente, por ano, 4,2 mil casas.

“Além da contratação de energia solar, vamos oferecer ao Magalu o serviço de operação e manutenção das usinas. Este é um...

Continuar Lendo

Como economizar energia com Big Data.

July 27, 2020 | Categoria: Energy

SIEMENS OFERECE -  DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O consumo de energia elétrica é um dos fatores de maior relevância em uma empresa, independentemente do tipo de negócio. Fatores como a quantidade de equipamentos conectados à rede, a dinâmica de utilização desses aparelhos e medidas para aumento da eficiência energética já formam uma rede bastante complexa de variáveis. Mas essa complexidade tende a aumentar, à medida que tendências como a de produção descentralizada de energia e tarifas flutuantes passem a ser cada vez mais habituais no mercado. Como gerenciar esse gasto e ainda otimizar os custos em uma empresa?

Está justamente na digitalização a chave para aumentar a eficiência energética de q...

Continuar Lendo

Derivativos aumentam a liquidez e reduzem riscos na comercialização de energia.

July 24, 2020 | Categoria: Energy

B3 OFERECE – CANALENERGIA

 

O mercado livre de energia elétrica segue em expansão no Brasil. Segundo o último balanço realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o segmento que conta com 367 comercializadoras, 6.834 consumidores especiais e 978 consumidores livres e um  total de 9.868 agentes atuando no mercado livre, cresceu 10% entre dezembro de 2019 e junho de 2020.

Em 2019, o consumo no mercado livre foi de 19.544 MW médios, crescimento de 2,4% em relação a 2018. Levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) aponta que, em 2019, o mercado livre movimentou cerca de R$ 134 bilhões e representa cerca de 30% do consumo nacional de energia.

No entanto, p...

Continuar Lendo

Renováveis aumentam participação na matriz energética em 2019.

July 20, 2020 | Categoria: Energy

MAURÍCIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

 

As fontes renováveis de energia, incluindo hidráulica, eólica, solar e bioenergia, chegaram a 46,1% de participação na matriz energética de 2019. Esse índice representa um  aumento de 0,6 ponto percentual em relação ao indicador de 2018. Esse índice brasileiro representa três vezes a média mundial. As informações são do Ministério de Minas e Energia, que publicou a Resenha Energética Brasileira 2019.

Na matriz de oferta de energia elétrica, as renováveis ficaram com 83%, mais de 3 vezes o indicador mundial, de 26%. Mas houve uma ligeira queda de 0,3 ponto percentual quando comparada à participaç&ati...

Continuar Lendo

Reservatórios do Norte tem 83% do nível de armazenamento.

July 17, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

 

Os reservatórios da região Norte recuaram 0,1% para 83% da capacidade de armazenamento na última quarta-feira, 15 de julho, na comparação com o dia anterior, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico. A energia armazenada chegou a 12.587 MW mês e a energia afluente armazenável está em 101% da média de longo termo. A hidrelétrica Tucuruí opera com 98,77% da capacidade.

A região Nordeste teve o maior recuo dos níveis de armazenamento, de 0,4%, dos reservatórios, chegando a 85,1% da capacidade. A energia armazenada está em 43.921 MW mês e a ENA armazenável em 75% da MLT. A usina Sobradinho trabalha com 83,80% da capacidade.

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a r...

Continuar Lendo

Biomassa produziu metade da geração termelétrica em maio, diz CCEE.

July 15, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

                                                                   

As termelétricas a biomassa foram responsáveis por quase metade de toda geração térmica verificada em maio no Sistema Interligado Nacional, de acordo com dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A tecnologia, cujo principal combustível é o bagaço da cana de açúcar gerou, ...

Continuar Lendo

Engie procura start ups para inovação no setor

July 14, 2020 | Categoria: Energy

DA AGÊCIA CANALENERGIA

A Engie anunciou o lançamento de desafios para startups: o objetivo é buscar empresas inovadoras que possam ajudar a empresa no desenvolvimento de projetos voltados às áreas de inteligência de mercado e marketing e operação. De acordo com o diretor de Novos Negócios, Estratégia e Inovação da Engie Guilherme Ferrari, a empresa quer se conectar com startups que tenham soluções ou potencial de desenvolvimento de soluções que contribuam com o seu negócio, trazendo eficiência, introduzindo novas tecnologia ou melhorando os processos da empres...

Continuar Lendo

Tiny house de 25 m² movida por energia solar e eólica é a moradia do futuro.

July 14, 2020 | Categoria: Energy

Gustavo Frank

A busca por residências que priorizem a sustentabilidade é uma das principais questões para o público mais jovem, que possui um estilo de vida diferente de outras gerações. Esse grupo é a aposta para a venda da Ecocapsule, projetada pelo estúdio Nice Architects para um concurso de arquitetura e design.

A casa, de 25 m² e "ideal para duas pessoas", ganhou vida e sucesso após o evento, embora não tenha levado o prêmio na competição. A primeira delas foi construída em 2014, a partir de espuma, fibra de vidro e aço.

A tiny house tinha como intuito principal servir pessoas que queriam viver fora das habituais residências em centros urbanos, como uma espécie de refúgio, ou também como uma so...

Continuar Lendo