Capacidade de geração de energia eólica deve bater recorde neste ano

April 04, 2023 | Categoria: Energy

O Brasil registra, até fevereiro deste ano, 890 parques eólicos instalados em 12 estados brasileiros. Eles somam 25,04 gigawatts (GW) de capacidade instalada em operação comercial, que beneficiam 108,7 milhões de habitantes.

Desse total, 85% estão na Região Nordeste. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), até 2028 o Brasil terá 44,78 GW de capacidade instalada desse tipo de energia, cuja participação na matriz nacional atinge, atualmente, 13,2%. A eólica já responde hoje por 20% da geração de energia que o país precisa.

No ano passado, o setor bateu recorde de 4 GW instalados e, para este ano, a presidente executiva da Abeeólica, Elbia Gannoum, espera atingir novo r...

Continuar Lendo

Geração de energia renovável deverá dobrar até 2050

April 03, 2023 | Categoria: Energy

O mundo deverá dobrar a sua atual capacidade instalada de geração de energia renovável até 2050, para limitar o aquecimento global a 1,5º C, conforme prevê o Acordo de Paris.

O objetivo é aumentar globalmente a geração de energia renovável dos atuais 2.500 gigawatts para mais de 27 mil gigawatts. A informação é do Head do Programa REmap, do Centro de Inovação e Tecnologia (IITC) da Internacional Renewable Energy Agency (IRENA), em Bonn, na Alemanha, Ricardo Gorini.

Os dados foram divulgados por Gorini, nesta quarta-feira (29), em Brasília, durante a abertura da VI Conferência Nacional de PCHs e CGHs. "Globalmente há cerca de 650 gigawatts de energia hídrica mapeados no pipeline de projetos até 2037....

Continuar Lendo

Biogás quer decolar como combustível de aviação

March 31, 2023 | Categoria: Energy

Em expansão no Brasil, o biogás já é uma alternativa para substituir diesel e gás natural na geração de energia ou como combustível no transporte pesado, mas quer ir além e chegar até a aviação.

No final do ano passado, a empresa de biotecnologia Geo Biogás & Tech anunciou investimento de R$ 15 milhões em uma planta-piloto para produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) em unidades de geração de biogás no Paraná.  

O projeto de demonstração terá capacidade de fabricação inicial de 660 litros por dia, a partir dos resíduos de cana-de-açúcar, como vinhaça e torta de filt...

Continuar Lendo

Mercado Livre avança e consumidor que estava no limbo é beneficiado

March 29, 2023 | Categoria: Energy

O mercado livre de energia brasileiro foi criado em 1995, quando a lei nº 9.074 instituiu a figura do consumidor livre e estabeleceu que os consumidores que atendessem certos parâmetros poderiam negociar livremente seus contratos. Uma oportunidade pra eles!

Por se tratar de um ambiente competitivo, o mercado livre proporciona uma redução em torno de 20% das despesas com energia elétrica, além de outras vantagens, como maior flexibilidade e previsibilidade de custos.

Deu tão certo que a cada ano há mais entrantes e 36% da energia consumida no Brasil já é negociada no mercado livre. Isso equivale ao consumo da Argentina, Chile e Uruguai juntos! Sem falar na especial característica de ser o grande indutor de fontes renováveis, como biomassa, pequenas centrais hid...

Continuar Lendo

Energia armazenada no Sudeste deverá ser a mais alta em 16 anos

March 27, 2023 | Categoria: Energy

Autor: Wagner Freire

O grande volume de chuvas tem contribuído para elevar o nível dos reservatórios das hidrelétricas no Brasil. Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento do país, deverá atingir, ao final de março, o nível de armazenamento mais alto desde 2007, isto é, há 16 anos, chegando a 83,7% de energia armazenada.

De acordo com o Operador, a projeção de armazenamento para os demais subsistemas ao final de março é de 99,3% no Norte, 90,8% no Nordeste e 82,7% no Sul. As hidrelétricas de Itaipu (14.000MW), Belo Monte (11.233 MW) e Teles Pires (1.820 MW) estão com reservatórios em 100% de armazenamento.

 As chuv...

Continuar Lendo

Brasil mantém sexto lugar no ranking mundial de energia eólica

March 27, 2023 | Categoria: Energy

Mauricio Godoi

O Brasil registrou um incremento de 4 GW na capacidade eólica no ano de 2022. Esse resultado representa seu segundo recorde consecutivo no ano de 2022. Esse volume coloca o país em terceiro lugar em volume de expansão, atrás somente da China e Estados Unidos. Os dados são do Global Wind Energy Council (GWEC) que divulgou nesta segunda-feira, 27 de março, o Global Wind Report 2023, que pode ser acessado neste link .

A publicação foi lançada pela primeira vez no Brasil no evento Encontro de Negócios da ABEEólica, o primeiro depois da pandemia.  O relatório apresenta dados completos, detalhados e analíticos do setor eólico mundial onde mostra que o Brasil se manteve na 6ª posição no ranking de capacidade tot...

Continuar Lendo

Na mira das startups, hidrogênio verde vira futuro da energia

March 23, 2023 | Categoria: Energy

Considerado o combustível do futuro, por ser uma alternativa menos poluente do que os utilizados atualmente, o hidrogênio verde (H2V) tem sido cada vez mais explorado por empresas e pesquisadores no desenvolvimento de projetos e soluções a partir do produto. Segundo estimativas das Nações Unidas, o H2V deve movimentar, por ano, US$ 2,5 trilhões, nas próximas duas décadas.

Como o hidrogênio verde é produzido com eletricidade oriunda de fontes de energia limpas e renováveis, como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa, ele é carbono zero, ou seja, obtido sem emissão de CO2. Sendo assim, a expectativa de especialistas é que o H2V substitua o petróleo e o gás natural, como principal recurso ene...

Continuar Lendo

Brasil sobe seis posições em ranking mundial de energia solar

March 22, 2023 | Categoria: Energy

O Brasil subiu seis posições e encerrou 2022 na 8ª colocação do ranking mundial de capacidade operacional de energia solar, segundo relatório publicado nesta terça-feira (21) pela IRENA (Agência Internacional de Energia Renovável, na sigla em inglês). Essa é a primeira vez na história que o Brasil termina um ano entre os dez primeiros colocados do levantamento. O país também foi o que mais ganhou posições no ranking atual na comparação com o anterior, quando terminou na 14ª colocação geral em 2021.

Na edição deste ano, o Brasil superou a Espanha, a Grã-Bretanha, a Holanda, a França, o Vietnã e a Coreia do Sul para se figurar pela primeira vez dentro do “Top 10”.<...

Continuar Lendo