Emprego na construção brasileira cresce 3,43% no semestre

August 02, 2013 | Categoria: Engineering

O nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 3,43% no primeiro semestre, com a abertura de 115,7 mil vagas, segundo pesquisa elaborada pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas). O ritmo indica desaceleração em relação ao primeiro semestre do ano passado, quando o setor contratou 193,4 mil pessoas (+6,09%).

Em junho, o indicador subiu 0,09% em relação a maio, com a contratação de 3,1 mil trabalhadores. Já em maio foram registradas 1.751 demissões (-0,05%).

De acordo com o presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, “os dados dos últimos dois meses revelam que o indicador de emprego praticament...

Continuar Lendo

SindusCon-SP realizará Conferência sobre Resíduos em 29/7

July 30, 2013 | Categoria: Engineering

Com o objetivo de propor ações para a implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município, o SindusCon-SP realizará na segunda-feira, 29 de julho, a Conferência Livre Resíduos da Construção Civil.

O encontro é coordenado por Lilian Sarrouf, coordenadora técnica do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, e contará com as presenças de Simão Pedro Chiovetti, secretário municipal de Serviços; Ricardo Teixeira, secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente; Sergio Watanabe, presidente do sindicato, e os vice-presidentes Odair Senra (Imobiliário) e Francisco Vasconcellos (Meio Ambiente). Também participarão Silvano Silvé...

Continuar Lendo

Construção aponta carga de tributos como maior problema

July 26, 2013 | Categoria: Engineering

Por Valor Econômico De Brasília

A elevada carga tributária seguiu como o principal problema apontado pelos empresários da construção civil no segundo trimestre deste ano, de acordo com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada ontem. O tema foi assinalado por 50,9% das empresas, resultado praticamente igual ao do trimestre anterior, com 50,8% de marcas.

A falta de trabalhador qualificado continua a ser o segundo principal problema, com 42,9%, bem próximo ao observado no trimestre anterior (42,5%). Mas na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, houve queda de oito pontos percentuais.

Entre os itens que mais cresceram na lista de preocupações do setor aparecem os dois ligados à concessão d...

Continuar Lendo

Atividade na construção civil cai ainda mais em junho, aponta CNI

July 26, 2013 | Categoria: Engineering

Por Lucas Marchesini | Valor

BRASÍLIA  -  (Atualizada às 13h05) A atividade da construção civil continuou a se retrair em junho, acompanhando o enfraquecimento da atividade econômica, segundo a pesquisa “Sondagem da Indústria da Construção”, divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A entidade informou que o indicador que mede o nível de atividade do setor caiu para 44,3 pontos em junho, de 46,9 pontos em maio. O índice vai de zero a cem pontos e resultados abaixo de 50 indicam retração. 

O nível de atividade do setor da construção não cresce desde março de 2012 e desde dezembro mostra retração.

A ...

Continuar Lendo

Prefeitura de São Paulo fará acordo com empreiteiras para empregar moradores de rua

July 23, 2013 | Categoria: Engineering

Rodrigo Louzas

Em nota divulgada na semana passada, a Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), anunciou que firmará acordo com empreiteiras para empregar moradores de rua da capital. A parceria prevê a capacitação de duas mil pessoas em diversos cursos, como eletricista, almoxarife e mecânico até março de 2014.

"A recolocação, na verdade, a saída dos beneficiários desses programas de acolhimento vai permitir que pessoas que hoje não são acolhidas possam ser e outros que são acolhidos, possam dar um passo a mais na direção da superação", disse o prefeito.

A formulação do pacto para formalizar o projeto ainda será feito p...

Continuar Lendo

Dilma sanciona lei que garante desoneração da folha salarial

July 22, 2013 | Categoria: Engineering

BRASÍLIA  -  A presidente Dilma Rousseff sancionou, com vetos, o projeto de conversão aprovado pelo Congresso no lugar da Medida Provisória 610, editada em abril para ampliar o Benefício Garantia-Safra referente à safra 2011/2012. Resultado da sanção, o texto da Lei 12.844 foi publicado nesta segunda-feira, 22, em edição extra do Diário Oficial da União com data de sexta-feira, 19.

No mesmo projeto de conversão, o Congresso tinha incluído dispositivos da Medida Provisória 612, de abril deste ano, e da Medida Provisória 610, editada em dezembro. Por isso, a nova lei também faz alterações na Lei 12.546/2011, que trata, entre outros temas, da desoneração da folha de salários das empresa...

Continuar Lendo

Senado aprova desoneração da construção e RET menor para incorporação

July 18, 2013 | Categoria: Engineering

O Senado aprovou por unanimidade, na noite de 11 de julho, o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 610 (PLV 17/2013). Entre outras disposições, o texto restabelece a mudança da contribuição previdenciária das construtoras de edificações e de suas terceirizadas (2% sobre a receita em vez de 20% sobre a folha de pagamentos). E também restabelece a diminuição da alíquota do RET (Regime Especial Tributário), de 6% para 4%, nas incorporações imobiliárias sob o regime do patrimônio de afetação.

Estas disposições, com validade até 31 de dezembro de 2014, estavam originalmente na MP 601, que havia decaído por decurso de prazo em 3 de junho. Agora, a expectativa é de ...

Continuar Lendo

Secovi: Venda de residências novas em SP tem melhor maio desde 2009

July 18, 2013 | Categoria: Engineering

Por Chiara Quintão | Valor

SÃO PAULO  -  O desempenho das vendas de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo, em maio, foi o melhor para esse mês desde 2009, com a comercialização de 3,278 mil unidades, conforme a Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário. Na comparação com maio do ano passado, houve crescimento de 20,2%. Em relação a abril, porém, as vendas caíram 6%.

De acordo com o Secovi-SP, as vendas somaram R$ 1,78 bilhão, em maio, valor 0,7% menor que o registrado em abril, atualizado pela variação do Índice Nacional da Construção Civil (INCC), da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Levantamento da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraes...

Continuar Lendo