Construção faz cinco propostas de mudança da Lei 8.666

August 27, 2013 | Categoria: Engineering

Cinco propostas formuladas pela Comissão de Obras Públicas da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) foram apresentadas em 19 de agosto, na audiência pública promovida pela Comissão Temporária de Modernização da Lei de Licitações e Contratos (Lei 8.666) do Senado. A apresentação foi feita pelo presidente da CBIC, Paulo Simão.

As propostas são as seguintes:

  1. Aumento do valor da garantia de cumprimento do contrato de execução da obra, para licitantes que ofertarem preços abaixo de um determinado limite.
  2. Limite para aditamento aos contratos administrativos nas hipóteses de modificações qualitativas; a intenção aqui é imp...

    Continuar Lendo

Venda de material de construção cresce 3,6% em julho, indica Abramat

August 22, 2013 | Categoria: Engineering

As vendas da indústria nacional de materiais de construção cresceram 3,6% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados pela associação brasileira do setor (Abramat). Esse foi, consecutivamente, o quarto resultado mensal positivo, considerando-se a comparação com igual intervalo de 2012. 

Segundo a entidade, na comparação com junho, a alta nas vendas internas ficou em 3,3%. No acumulado de 12 meses até julho, a expansão é de 2,4%. 

Em nota, o presidente da Abramat, Walter Cover, reitera a expectativa de crescimento de 4% em 2013. “Para isso, precisamos pleitear a ampliação do prazo da desoneração do IPI, que auxilia ...

Continuar Lendo

Incorporadoras mostram recuperação no 2º trimestre

August 20, 2013 | Categoria: Engineering

CIRCE BONATELLI
Agencia Estado

Os balanços das empresas de construção civil no segundo trimestre mostraram melhora em comparação a igual período de 2012. Das 13 incorporadoras e construtoras listadas no Índice Imobiliário (Imob) da bolsa, seis tiveram lucro líquido maior: Cyrela (alta de 27,9%), Direcional (30,9%), Even (96,0%), Eztec (70,5%), Helbor (17,6%) e Tecnisa (2.744%). Outras duas diminuíram o prejuízo: PDG (redução de 76,7%) e Brookfield (redução de 58,1%). A Rossi reverteu prejuízo e passou a ter lucro. Os dados foram levantados pela consultoria Economática para o Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

A melhora dos balanços vem oc...

Continuar Lendo

Abramat: setor de material de construção vende 3,6% mais

August 20, 2013 | Categoria: Engineering

CIRCE BONATELLI
Agência Estado

As vendas da indústria de materiais de construção no País cresceram 3,6% no mês de Juho em relação a julho de 2012. Sobre junho deste ano as vendas cresceram 3,3%. Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), divulados nesta terça-feira, 20.

O resultado de julho faz com que as vendas do setor registrem o quarto mês consecutivo de crescimento em relação aos mesmos períodos de 2012, depois de apresentar resultados negativos em fevereiro e março.

No primeiro semestre de 2013, as vendas cresceram 3,7% sobre igual semestre do ano passado. Já nos últimos 12 m...

Continuar Lendo

IBGE equivocou-se ao medir custos da construção em julho

August 20, 2013 | Categoria: Engineering

Sinduscon SP

O presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, afirmou que o IBGE se equivocou ao calcular que o custo da construção medido pelo índice Sinapi tivesse caído 6,15% em julho, enquanto os demais indicadores de custos da construção como o CUB e o INCC mostraram estabilidade.

“A explicação dada pelo IBGE foi desconcertante: a queda se deve à desoneração da folha de pagamentos da construção. Mas como, se esta desoneração ainda não aconteceu?! Ela valerá só a partir de novembro de 2013 para as construtoras de edificações e apenas nas obras com matrículas abertas na Previdência Social após 1º de abril; e valerá só a partir de janeiro de 2014 para as con...

Continuar Lendo

Mercado espera semestre melhor para incorporadoras

August 19, 2013 | Categoria: Engineering

Por Chiara Quintão | De São Paulo

As incorporadoras de capital aberto devem apresentar, no segundo semestre, desempenho operacional e financeiro superior ao da primeira metade de ano - na avaliação de analistas. Há expectativa que as companhias que já geram caixa operacional elevem esses valores e as demais se aproximem dessa condição. Margens tendem a melhorar e o volume de lançamentos deve crescer ante o primeiro semestre.

Não se espera, pelo menos por enquanto, que a desaceleração da economia altere os planos das incorporadoras - embora os potenciais consumidores continuem mais seletivos e demandando mais tempo para a tomada de decisão de compra do que nos anos de mais euforia do mercado imobiliário.

...

Continuar Lendo

Diminui o ritmo de correção de preços

August 19, 2013 | Categoria: Engineering

O INCC-M, medido pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV), é um dos componentes que formam o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), utilizado como base de cálculo para a renovação da maioria dos contratos de aluguel.

O que mais influenciou esse decréscimo foi o item mão de obra cuja taxa subiu 1,05%, ante 3,24% no mês de junho. A desaceleração é consequência do fim dos processos de reajuste salarial em São Paulo, onde o índice passou de 6,18% em junho, para 0,19% em julho. Já em Salvador, Brasília e Porto Alegre, ocorreram pequenas variações referentes aos dissídios coletivos. Nos seis primeiros meses, o item mão de obra subiu 9...

Continuar Lendo

Aneel divulga repasses cobrir desconto na tarifa de luz

August 16, 2013 | Categoria: Engineering

LUCI RIBEIRO
Agência Estado

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou, nesta sexta-feira, 16, os valores mensais dos recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para cobrir os descontos na tarifa de luz. Os valores serão repassados pela Eletrobras, gestora do fundo, às concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica. A decisão consta de dois documentos publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira e que foram aprovados na última reunião da diretoria da Aneel. O detalhamento dos valores está no site da Agência.

Pelo Despacho 2.850, o órgão anula efeitos de decisão anterior e fixa novos valores a serem repassados às distribu...

Continuar Lendo