Tamanho da queda do PIB da construção ainda é imprevisível

June 09, 2020 | Categoria: Engineering

Por Rafael Marko 

O setor da construção deverá ser bastante afetado em 2020 pela crise econômica derivada da pandemia de Covid-19. Entretanto, o tamanho da queda dependerá do ritmo que o setor conseguir imprimir à atividade ao longo do ano, e de outros fatores, como o de acontecer ou não uma segunda onda da epidemia.

Este foi o cenário discutido na reunião de Conjuntura do SindusCon-SP, coordenada pelo vice-presidente de Economia, Eduardo Zaidan. Ele lamentou que, apesar da pandemia, o governo não aproveite o espaço existente para avançar nas reformas e tomar outras iniciativas que, a seu ver, farão toda a diferença na hora da retomada.

“A renda continuará em queda e o governo deveria injetar recursos, mantendo empresa...

Continuar Lendo

Em reunião com construção civil, Silvio Costa Filho destaca importância do setor

June 05, 2020 | Categoria: Engineering

Um dos setores que mais gera empregos no Brasil e com uma participação de 3,7% no Produto Interno Bruto (PIB) do País, a construção civil tem sido uma das áreas mais afetadas pela crise causada pela pandemia do coronavírus. Para debater o momento econômico que vive o país e a pauta legislativa do segmento, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos) participou de uma videoconferência com representantes do setor produtivo de todo o Brasil, promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, CBIC. Além do momento da construção civil, foram discutidos vários temas, a exemplo da preservação do FGTS, acesso ao credito, financiamento da folha, desoneração, licenciamento ambiental e o marco legal das con...

Continuar Lendo

Indústria imobiliária protocola proposta para abertura de atividades na capital

June 02, 2020 | Categoria: Engineering

Por Rafael Marko 

O Secovi-SP (Sindicato da Habitação) protocolou em 1º de junho, na Prefeitura de São Paulo, a proposta do conjunto de medidas sanitárias, normas e procedimentos que a indústria imobiliária se propõe a adotar para retomar gradualmente suas atividades na capital paulista.

A proposta ainda depende de análise e aprovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Coordenadoria de Vigilância Sanitária, órgão responsável pelo acompanhamento da pandemia do novo coronavírus. Enquanto isso, tais atividades ainda não estão liberadas no município de São Paulo.

A proposta abrange dois protocolos, um para a reabertura de stands de vendas imobiliárias  e...

Continuar Lendo

Construção civil lança protocolos para suas atividades

May 29, 2020 | Categoria: Engineering

Por Rafael Marko 

Os protocolos básicos e as recomendações para a continuidade responsável, segura e saudável das atividades da construção civil durante a atual pandemia, em canteiros de obras, escritórios e estandes de vendas, estão na cartilha Diretrizes para o Combate e resposta à Covid-19.

A publicação foi produzida e acaba de ser lançada por SindusCon-SP (Sindicato da Construção), Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias), Seconci-SP (Serviço Social da Construção) e Secovi-SP (Sindicato da Habitação), com apoio do Sintracon-SP (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de São Paulo).

A documenta&cced...

Continuar Lendo

Pesquisa revela como a pandemia irá impactar a adesão de novas tecnologias pela construção civil

May 27, 2020 | Categoria: Engineering

Se já existe alguma certeza sobre o mundo pós-pandemia é a de que seremos cada vez mais tecnológicos. O processo de transformação digital se tornou prioridade do dia para a noite em uma boa parte das empresas. Planos que foram avaliados por anos, mas postergados por pura comodidade, saíram das gavetas e se tornaram a única opção para a manutenção do faturamento da maioria. Essa realidade fica ainda mais evidente com a pesquisa realizada pela Prospecta Obras, startup que mapeia as obras em andamento no Brasil, que buscou entender os impactos da adoção de novas tecnologias no setor de construção civil.

O dado mais revelador é o de que 87% das empresas entrevistadas pretendem aumentar os investimentos, contra apenas 8% que ...

Continuar Lendo

O plano do governo para aquecer o mercado imobiliário e a construção civil

May 25, 2020 | Categoria: Engineering

Por Victor Irajá 

Na madrugada do Dia do Trabalho de 2018, um clarão fez-se percebível no coração da capital financeira do país. Um incêndio atingiu o histórico edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paiçandu, no centro de São Paulo, carregando sete vidas e deixando, entre os escombros, outras duas pessoas desaparecidas. Abandonado desde 2003, a construção era tombada e, nos anos de glória, ocupava a sede do INSS e da Polícia Federal na capital paulista. Depois que os órgãos se mudaram do pomposo edifício, a construção ficou ao léu. Essa é a realidade de milhares de edifícios e terrenos de posse da União. Inaugurado em 1968, o prédio era propriedade do Gov...

Continuar Lendo

Construção civil pode solicitar alvarás e Habite-se durante a pandemia

May 22, 2020 | Categoria: Engineering

Por Jobison Barros

Mesmo durante o período de suspensão do atendimento presencial e a adoção do teletrabalho, determinados em decreto municipal, em decorrência dos efeitos da pandemia do novo coronavírus, os alvarás e Habite-se continuam a ser expedidos. A Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) mantém o serviço de protocolo à distância ou presencial aos cidadãos e empreendedores que necessitam de urgência para obtenção da documentação.    

Assim que teve início o teletrabalho, a Sedet informou a medida à Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) e ao Sindicato da Indústria da Construção do Estado d...

Continuar Lendo

Saem os primeiros resultados da pesquisa do SindusCon-SP e do Seconci-SP sobre prevenção à Covid-19 nos canteiros de obras

May 19, 2020 | Categoria: Engineering

Por Redação SindusCon-SP 

Os primeiros resultados da Pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19” mostram a assertividade das empresas na prevenção à doença nos canteiros de obras. Realizada por SindusCon-SP e Seconci-SP, a enquete é permanente.

Nesta primeira rodada, foram obtidas respostas de empresas que totalizam 6.585 empregos diretos e terceirizados, de 1 a 12 de maio. Respostas de mais construtoras estão chegando, e deverão compor os resultados da próxima rodada.

Das empresas pesquisadas, apenas cerca de 1% dos trabalhadores haviam sido afastados por suspeita de Covid-19, e 0,37% tiveram confirmação de terem contraído a doença provocada pela contamina&ccedi...

Continuar Lendo