Construção civil gerou mais de 32 mil vagas em julho no país

September 09, 2022 | Categoria: Engineering

O setor da construção civil criou 32.082 vagas com carteira assinada em julho, o equivalente a 15% do saldo do país. No acumulado do ano, o segmento apontou o melhor desempenho ao registrar crescimento de 9,38% (ou 216.585 novos postos) no estoque de empregos formais. Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados) divulgados esta semana pelo Ministério do Trabalho e Previdência mostram que a construção civil é fundamental na geração de empregos.

"A construção civil tem a particularidade de ser um setor que puxa fortemente o PIB (Produto Interno Bruno) brasileiro para cima e emprega muito. Quando aumentamos os investimentos na área e alavancamos as contratações, o setor contribui com a redução do desemprego, geração ...

Continuar Lendo

PIB da Construção Civil cresce acima da economia nacional

September 06, 2022 | Categoria: Engineering

O PIB da Construção Civil, ao registrar crescimento de 2,7% no segundo trimestre de 2022, superou o crescimento apresentado pela economia nacional brasileira, de 1,2%. O setor, que teve avanços em todas as seções que o compõem, foi o segundo com maior crescimento no segmento Industrial, superado somente pela Eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos.

As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)e foram divulgadas nesta quinta-feira (01). A instituição ainda constatou que, na Construção, ao comparar o segundo trimestre do ano com o mesmo período de 2021, o resultado também é de crescimento — de 9,9%. Nesta base de comparaçã...

Continuar Lendo

Construção puxa recuperação de 4,8% do investimento

September 02, 2022 | Categoria: Engineering

Por Marcelo Osakabe De São Paulo – Jornal Valor Econômico

Ajudado em ampla medida pela construção civil, a formação bruta de capital fixo (FBCF) se recuperou de quatro trimestres de contração ou quase estabilidade e cresceu 4,8% no segundo trimestre deste ano, na margem, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O desempenho ficou acima da média das projeções coletadas pelo Valor com consultorias e instituições financeiras, que apontava para crescimento de 2,5% dos investimentos na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

Coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis atribuiu a expansão no período principalmente ao setor da construção, seguido do...

Continuar Lendo

Construção volta a surpreender e pode crescer 5% em 2022, diz FGV Ibre

September 01, 2022 | Categoria: Engineering

Por Marcelo Osakabe, - Jornal Valor Econômico

Contrariando a expectativa de que pudesse desacelerar, a construção civil voltou a crescer acima do previsto e deve levar a revisões sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do setor no ano, afirma a economista Ana Maria Castelo.

A coordenadora de Projetos da Construção no Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) estimava uma expansão de 3,5% para o segmento este ano, mas agora vê um número mais perto de 4,5% ou até 5%.

Segundo o IBGE, o segmento subiu 2,7% no segundo trimestre, ante o primeiro, o melhor desempenho desde o terceiro trimestre de 2021 (4,4%). Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, a expansão foi de 9,9%.

O resultado foi surpr...

Continuar Lendo

Construtoras esperam crescimento do mercado imobiliário em 2022

August 31, 2022 | Categoria: Engineering

No primeiro semestre, com a Selic em alta, custos da construção subindo e problemas enfrentados pelo programa Casa Verde e Amarela (CVA), o setor de construção via um cenário nebuloso pela frente. Entre abril e junho, os lançamentos de casas e apartamentos no País caíram 15,4%, para 63.878 unidades, enquanto as vendas recuaram 5,5%, indo a 72.861 unidades.

O clima neste segundo semestre, no entanto, mudou totalmente. A Câmara Brasileira da Indústria de Construção (CBIC), por exemplo agora prevê que os lançamentos e as vendas de imóveis residenciais este ano devem ficar próximos dos registrados em 2021, quando o setor teve um recorde de negócios.

Uma das principais causas para a volta do otimismo foram as mudanças no C...

Continuar Lendo

Confiança da Construção Civil atinge seu maior nível desde dezembro de 2013

August 29, 2022 | Categoria: Engineering

Agência Brasil

O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 1,4 ponto em agosto e chegou a 98,2 pontos. De acordo com o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), que divulgou os dados hoje (26), este é o maior nível alcançado pelo indicador desde dezembro de 2013, quando o índice estava em 98,3 pontos.

Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 0,6 ponto. Em julho, o ICST havia caído 0,7 ponto. Na comparação com agosto de 2021, o aumento foi de 1,8 ponto.

Continuar Lendo

Estudo busca criação de novos materiais para a construção civil

August 27, 2022 | Categoria: Engineering

O Grupo de Estudos em Materiais Sustentáveis para a Construção , vinculado ao Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), está coordenando um novo projeto o Centro de Inovação em Compósitos de Matriz Cimentícia de Alto Desempenho para o Fortalecimento da Cadeia de Ferramental na Indústria de Autopeças. A iniciativa é resultante de uma parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Instituto Hercílio Randon (IHR).

O Centro prevê estudos em conjunto entre pesquisadores do curso de Engenharia Civil das três instituições sobre matrizes cimentícias, mate...

Continuar Lendo

Custo da construção desacelera e sobe 0,33% em agosto

August 26, 2022 | Categoria: Engineering

Por Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil

 Em agosto, o Índice Nacional de Custo da Construção-M (Incc-M) desacelerou em relação a julho e subiu 0,33%. No mês anterior, o índice teve taxa de 1,16%. Com isso, o índice acumula alta de 8,80% no ano e 11,40% em 12 meses.

 Os dados foram divulgados hoje (26), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getul...

Continuar Lendo