PIB da Construção Civil cresce acima da economia nacional

September 06, 2022 | Categoria: Engineering

O PIB da Construção Civil, ao registrar crescimento de 2,7% no segundo trimestre de 2022, superou o crescimento apresentado pela economia nacional brasileira, de 1,2%. O setor, que teve avanços em todas as seções que o compõem, foi o segundo com maior crescimento no segmento Industrial, superado somente pela Eletricidade e gás, água, esgoto e atividades de gestão de resíduos.

As informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)e foram divulgadas nesta quinta-feira (01). A instituição ainda constatou que, na Construção, ao comparar o segundo trimestre do ano com o mesmo período de 2021, o resultado também é de crescimento — de 9,9%. Nesta base de comparação, o País cresceu 3,2%.

No acumulado dos últimos 12 meses imediatos, em relação ao período anterior, o crescimento é ainda maior na Construção, de 10,5%, enquanto a economia nacional registrou expansão de 2,6%.

“Os resultados da Construção vêm em linha com o que já demonstrava a Sondagem Indústria da Construção, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o apoio da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O nível de atividade continua se expandindo, o que tem refletido positivamente no mercado de trabalho, conforme os dados do Caged e da PNAD Contínua vêm demonstrando”, salientou a economista da CBIC, Ieda Vasconcelos. Ela também afirmou que os resultados confirmam as expectativas mais positivas da CBIC, que elevou as suas projeções de crescimento do setor para este ano em 3,5%.