Construção Civil: setor se preocupa com qualificação da mão de obra

June 08, 2022 | Categoria: Engineering

Falar no setor de Construção Civil em tempos de pós-pandemia pode ser uma preocupação para muitos, principalmente considerando o cenário econômico que se avizinha, e se confirma, de inflação alta e redução de investimentos. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae, em artigo publicado em fevereiro desse ano intitulado “Tendências para setor da Construção Civil em 2022”, mesmo não sendo fácil, com planejamento, é possível atravessar o ano com esperança de dias melhores.

O artigo pontua que apesar de toda a dificuldade imposta pela pandemia em 2021, o setor conseguiu encerrar os números no azul, com um crescimento que não se experimentava em dez ...

Continuar Lendo

Indústria alemã de construção deve crescer 1,9% em 2022

June 06, 2022 | Categoria: Engineering

GlobalData – Revista Grandes Construções.

Com investimentos em projetos de infraestrutura de transporte, espera-se que a indústria da construção civil da Alemanha recupere o impulso e cresça 1,9% este ano.

Apesar do aumento dos custos, a indústria registrou um bom início de ano, com o valor do mercado expandindo-se em 2,2% no primeiro trimestre na comparação ano a ano, como revela o mais recente relatório da GlobalData sobre o país (Germany Construction Market Size, Trends and Forecasts by Sector – Commercial, Industrial, Infrastructure, Energy and Utilities, Institutional and Residential Market Analysis, 2022-2026).

"A indústria alemã de construção deve registrar um crescimento médio anual de 1,8% entr...

Continuar Lendo

Otimismo moderado na Indústria de Materiais de Construção tem queda em maio

June 02, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

 A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou na semana passada a nova edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção.

A pesquisa de opinião realizada com as lideranças do setor indica que as empresas associadas estão mais cautelosas em relação aos resultados de maio. Para 35% dos associados da Abramat o mês apresentará resultado bom e 39% apontam o período como regular.

Para junho a expectativa é que haja certa regularidade, com 35% das empresas associadas estimando resultado bom, e 43% regular. A pesquisa também apresenta os dados consolidados de abril de 202...

Continuar Lendo

Juntos com o cliente: tecnologia é grande aliada da construção civil

May 30, 2022 | Categoria: Engineering

Por Redação Jornal de Brasília 

Eros Canedo

A alta dos juros combinado a fatores que diminuem o poder de compra de lojistas e consumidores nos faz perceber que o mercado precisa cada vez voltar sua atenção às inovações. Novas ideias e tecnologias que permitam o barateamento de produtos e proporcionam mais agilidade nas obras já existem e são nosso braço de apoio neste momento.

Sabe-se que a construção civil é hoje um dos ramos mais importantes para a economia brasileira, movimentando o PIB e gerando empregos. Só em março deste ano, foram criadas mais de 25 mil novas vagas, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência. O segmento foi o segundo que mais gerou emprego no país no per&ia...

Continuar Lendo

Tecnologia auxilia no gerenciamento de obras públicas

May 26, 2022 | Categoria: Engineering

Assessoria de Imprensa – Revista Grandes Construções.

A construção e o desenvolvimento de obras públicas impactam a vida da população. Acompanhar e assegurar a conclusão dos projetos é uma das principais ações dos gestores, prefeitos e governadores.

O Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), por exemplo, versa sobre essa obrigação, orientando na Resolução no 1010/2005, a verificação e o acompanhamento da execução de obras ou serviços.

Documentos impressos ajudam e servem como instrumentos jurídicos, mas, a tecnologia como ferramenta de trabalho vem conferindo precisão, prevendo prazos, facilitando o processo de pagamentos, permitindo uma mediç...

Continuar Lendo

O impacto da tecnologia na gestão de riscos

May 26, 2022 | Categoria: Engineering

Por Arthur Patricio e Ana Carolina Cayres – Revista Grandes Construções.

O avanço da tecnologia tem impulsionado a utilização de novas soluções em segmentos diversos.

No entanto, o mercado de construção civil ainda caminha a passos curtos no que diz respeito à inovação.

Tanto é que, para fomentar esta temática, o Governo Federal lançou o projeto Construa Brasil, que tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios no setor de construção civil, eliminar as atuais barreiras, bem como estimular a modernização das empresas, inclusive fomentando o uso da metodologia Building Information Modeling (BIM) nos projetos.

Tal conceito contribui para otimizar os processos da construç&a...

Continuar Lendo

Tecnologia aplicada pode reduzir em 40% o consumo de energia na construção civil até 2050.

May 24, 2022 | Categoria: Engineering

Fonte: Agência Brasil.- cidadeverde.com

O Ministério de Minas e Energia (MME) lançou um estudo que visa a estimular a discussão e o uso de tecnologias de eficiência energética no setor de edificações por meio da adoção de procedimentos de digitalização. Essas ferramentas podem ser usadas durante todo o ciclo de vida de um edifício. De acordo com o estudo, essa possibilidade de redução no consumo de energia no setor de construção pode chegar a 40% até 2050, o que representaria um ganho total de 161 TeraWhattshora (TWh). Esse valor, segundo o diretor do Departamento de Acompanhamento Energético do MME, Carlos Alexandre Pires, é comparável ao consumo anual de eletricidade de cerca de 3.360 mil domicíl...

Continuar Lendo

Construção registra melhor nível de atividade e de emprego no quadrimestre desde 2012.

May 23, 2022 | Categoria: Engineering

Revista Grandes Construções.

A Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que a indústria da Construção Civil teve o melhor nível de atividade e o número de empregados entre janeiro e abril nos últimos dez anos.

Foram entrevistadas 419 empresas, sendo 156 de pequeno porte, 175 de médio porte e 88 de grande porte, entre os dias 2 e 10 de maio.

O índice do nível de atividade ficou em 50,1 pontos em abril. O valor próximo da linha divisória dos 50 pontos, que separa aumento de queda do nível de atividade, sinaliza estabilidade.

O índice é 1,2 pontos menor do que março. No entanto, não apresentava valor acima dos 50 pont...

Continuar Lendo