COMERC prevê R$ 6 bi de investimento em energia renovável até 2023

June 09, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Após anunciar a aquisição das usinas solares da Energea e do BTG Pactual, o Grupo Comerc Energia pretende investir cerca de R$ 6 bilhões para aumentar a sua capacidade de geração de energia solar até o final de 2023, focada nos mercados de Energia Distribuída e Centralizada (grandes usinas).

A companhia espera que a geração renovável, solar e eólica, se torne responsável por aproximadamente ¾ da geração de caixa da empresa a partir de 2024, após a conclusão de todos os projetos de seu plano atual.

Segundo o CEO do Grupo Comerc Energia, Andre Dorf, o foco em energia solar está em linha com o business plan estabelecido pela empresa e o seu incremento impulsionará os ...

Continuar Lendo

Embraer finaliza negociação ter energia 100% renovável

June 06, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

A Embraer finalizou um contrato de compra de energia elétrica que assegura que 100% da eletricidade adquirida pela companhia no Brasil seja de fontes renováveis a partir de 2024. Com isso, a Companhia conseguirá antecipar em um ano o compromisso público anunciado pela empresa, previsto inicialmente para 2025.

“Esta ação representa um novo marco para a empresa e reforça o compromisso da Embraer com as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) na transição para um modelo de negócio de baixo carbono”, disse o Vice-Presidente de Pessoas, ESG e Comunicação da Embraer, Carlos Alberto Griner.

Com a aquisição do Certificado de Energia Renovável (C...

Continuar Lendo

Embraer fecha compra de energia renovável e antecipa metas

June 02, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Embraer finalizou um contrato de compra de energia elétrica que assegura que 100% da eletricidade adquirida pela companhia no Brasil seja de fontes renováveis a partir de 2024. Com esta ação, a Embraer antecipa em um ano o compromisso público anunciado pela empresa, previsto inicialmente para 2025.

Diante deste cenário, a Embraer vai zerar as emissões de carbono “Escopo 2” no Brasil, passando a comprar toda a eletricidade utilizada de fontes solar e eólica, além de contribuir para o crescimento do mercado de energia renovável. Em 2021, a Embraer consumiu cerca de 170.000 MWh globalmente, a maior parte deste consumo (67%) no Brasil.

“Esta ação representa um novo marco para a empresa e reforça o...

Continuar Lendo

Biomassa da cana pode ofertar mais 4,2 GW ao SIN

May 30, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A complementariedade com o sistema hidrelétrico brasileiro é uma das chaves para a boa concorrência das biomassas provenientes do processamento da cana, cujo potencial de agregação à matriz pode chegar a 4,2 GW nesse período de safra, entre os meses de maio a novembro, disse o diretor da Procknor Engenharia, Celso Procknor, durante o 21º webinar promovido conjuntamente pela Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única).

“O segmento canavieiro precisa divulgar mais exemplos de valores tangíveis para que possam ganhar maior visibilidade e terem seu potencial plenamente aproveitado”, opinou o executivo em sua palestra...

Continuar Lendo

FIERN e Emgepron assinam acordo de cooperação para energias renováveis

May 26, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

O Sistema FIERN, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron) da Marinha assinaram, na última terça-feira, 24 de maio, um acordo de cooperação para atuação conjunta em projetos voltados à “economia do mar”, com foco especial em energias renováveis.

A expectativa, segundo as instituições envolvidas, é a troca de experiências e um ambiente de contribuições mútuas para o desenvolvimento de soluções principalmente voltadas a eólica offshore, energia que será gerada por parques eólicos previstos para o mar. A atividade está à espera dos primeiros licenciamentos...

Continuar Lendo

EDPR anuncia acordo com Lhyfe para projetos de produção de hidrogênio renovável

May 24, 2022 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A EDP Renováveis assinou acordo com a empresa francesa Lhyfe para produção de hidrogênio verde renovável. A EDPR fornecerá eletricidade renovável aos projetos de geração de hidrogênio da Lhyfe e pretende alcançar 1,5 GW de capacidade de produção de hidrogênio verde até 2030.

“Acreditamos que o hidrogênio renovável pode complementar a eletrificação direta como o melhor meio para reduzir as emissões de CO2 e alcançar a descarbonização da economia, incluindo os setores mais difíceis de descarbonizar. Através deste acordo com a Lhyfe, reforçamos o nosso compromisso para a aceleração da transição energ&eacu...

Continuar Lendo

Brasil deverá aumentar capacidade de energia renovável.

May 20, 2022 | Categoria: Energy

MICHELE RIOS, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

Debate sobre fontes renováveis de energia mostrou novamente o poder do Brasil nesse segmento. Durante o Congresso Mercado Global de Carbono, realizado no Rio de Janeiro, Roberta Bonomi, líder da Enel Green Power Brasil, declarou que a Companhia vai triplicar globalmente sua capacidade de geração renovável até 2030.

“O Brasil tem um ponto interessante porque possui os melhores recursos solares e eólicos do mundo e que particularmente ficam no Nordeste, porém, tem os piores índices de desenvolvimento social e econômico e essa transformação energética permite que possamos redistribuir os investimentos para as regiões que precisam. Semana passada anunciamos uma nova us...

Continuar Lendo

Avança estímulo a produção de energia a partir do lixo de aterros

May 12, 2022 | Categoria: Energy

Fonte: Agência Senado

A Comissão de Infraestrutura (CI) aprovou nesta terça-feira (10) um projeto de lei do Senado que estimula a produção de biogás, biometano e energia elétrica a partir do aproveitamento do lixo de aterros sanitários. O texto segue para votação terminativa na Comissão de Meio Ambiente (CMA).

A proposta, do ex-senador Hélio José (DF), altera a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A matéria inclui entre as iniciativas que podem ser atendidas por medidas indutoras e linhas de financiamento a elaboração e a execução de projetos de aterros sanitários que contemplem a geração de energia elétrica. O texto também permite que empresas ded...

Continuar Lendo