Governo dispensa licitações na contratação de serviços de engenharia relacionados à Covid-19

May 07, 2021 | Categoria: Engineering

Por Rafael Marko 07/05/2021 08:46:05

O governo federal, por meio da Medida Provisória 1.047, de 3 de maio (DOU de 4/5/2021), autorizou a adoção, pelo poder público, de medidas excepcionais para a aquisição de bens e a contratação de serviços, inclusive de engenharia, e insumos destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19.

 De acordo com a MP, a administração pública dos entes federativos, de todos os Poderes e dos órgãos constitucionalmente autônomos está autorizada a dispensar licitações, realizá-las por pregão eletrônico ou presencial com prazos reduzidos, e prever em contrato cláusula que estabeleça o pagamento antecipado.

Nos casos de pregão, os pr...

Continuar Lendo

Concreto sem cimento revoluciona construção civil e protege o ambiente

May 03, 2021 | Categoria: Engineering

Pesquisadores japoneses desenvolveram um novo método de produção de concreto - sem usar cimento.

Eles ligaram diretamente as partículas de areia por meio de uma reação simples em álcool, na presença de um catalisador.

O material de construção mais utilizado hoje no mundo é o concreto, que é uma mistura de agregados (areia e brita), água e cimento. E a produção de cimento responde por 95% da pegada de CO2 do concreto - para cada quilograma de cimento produzido, 0,7 kg de CO2 são liberados para a atmosfera.

Além disso, apesar de haver uma grande quantidade de areia no mundo, a disponibilidade de areia para a produção de concreto é bastante limitada porque as partículas de areia devem ter u...

Continuar Lendo

Nível de emprego na construção civil cresce 264% no primeiro trimestre de 2021

April 30, 2021 | Categoria: Engineering

Dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério da Economia, mostram que a criação de empregos na construção civil foi 264% maior no primeiro trimestre de 2021 em comparação com igual período do ano passado.

No mês passado, foram gerados 25.020 novos empregos com carteira assinada, ante a perda de 18.124 postos em março de 2020. Em fevereiro deste ano, foram criadas 43.469 vagas, contra as 25.622 registradas em igual intervalo do ano passado. Em janeiro, ocorreram 43.498 admissões, volume superior aos 34.594 postos criados em igual mês de 2020. No acumulado, foram 111.987 novos empregos no setor no primeiro trimestre de 2021, contra as 42.092 contratações apontadas no intervalo ...

Continuar Lendo

Os desafios da construção civil em meio a pandemia

April 28, 2021 | Categoria: Engineering

O setor de construção civil foi um dos serviços considerados essenciais pelo governo federal em meio a pandemia gerada pelo novo coronavírus (covid-19). Contudo, embora a área tenha sido liberada para realizar obras, os profissionais tiveram que enfrentar desafios.

Decerto que a produtividade é um fator determinante para que as etapas sejam concluídas com sucesso. Mas, a alta nos preços dos materiais de construção ocorreu desde o segundo semestre de 2020, além da falta dos principais materiais no mercado, impactando significativamente nas produções.

Embora o segmento de construção tenha sido um dos setores que mais cresceu em meio a pandemia, os processos produtivos sofrem impactos significativos. 

Além disso, oportu...

Continuar Lendo

Concreto sem cimento revoluciona construção civil e protege o ambiente

April 23, 2021 | Categoria: Engineering

Concreto sem cimento

Pesquisadores japoneses desenvolveram um novo método de produção de concreto - sem usar cimento.

Eles ligaram diretamente as partículas de areia por meio de uma reação simples em álcool, na presença de um catalisador.

Se puder ser escalonada economicamente do laboratório para a indústria, a descoberta tem potencial para mudar não apenas todo o setor de construção civil, mas também reduzir drasticamente as emissões de carbono originadas da produção de cimento.

O material de construção mais utilizado hoje no mundo é o concreto, que é uma mistura de agregados (areia e brita), água e cimento. E a produção de cimento responde por 95% da pegada...

Continuar Lendo

Reequilíbrio dos contratos em decorrência do aumento de insumos será tema de webinar do Conjur

April 20, 2021 | Categoria: Engineering

O SindusCon-SP, por meio do seu Conselho Jurídico (Conjur), realizará no dia 10 de maio às 17 horas o webinar: Reequilíbrio dos Contratos em Decorrência do Aumento de Insumos.

Participarão do encontro virtual, a economista Ana Maria Castelo, que abordará o tema Panorama dos Aumentos dos Preços dos Insumos. Já Dr. Olivar Vitale Junior, advogado e membro do Conjur falará sobre Reequilíbrio de Contratos Privados.

Para tratar de Reequilíbrio de Contratos Públicos, o evento contará com a participação do Dr. Rodrigo Pinto de Campos – advogado e membro do Conjur.

...

Continuar Lendo

Gerdau lança nova empresa para atuar no mercado de grafeno

April 15, 2021 | Categoria: Engineering

SÃO PAULO (Reuters) - A Gerdau lançou nesta quinta-feira uma nova empresa focada no desenvolvimento e comercialização de produtos com a aplicação de grafeno, um nanomaterial composto apenas por carbono que apresenta benefícios de propriedades mecânicas, como a redução de peso e de atrito.

A Gerdau Graphene faz parte do portfólio de empresas da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau, e terá operação independente das divisões de negócio de aço. Nesta primeira etapa, focará nos mercados da construção civil, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas, baterias e sensores nas Américas.

O primeiro cliente será a própria Gerdau ...

Continuar Lendo

Construção civil deve ter alta de crescimento em 2021

April 08, 2021 | Categoria: Engineering

Fonte: Assessoria de Imprensa Revista Grandes Construções

A construção civil é conhecida no país como um setor de estabilidade na economia No ano de 2020, em meio a pandemia e na onda de desemprego, foram criadas quase 17 mil vagas de empregos relacionadas à construção civil no Brasil, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção divulgou recentemente uma retrospectiva sobre o desempenho do setor da construção civil em 2020 e as projeções da Indústria em 2021 deverá ter o maior crescimento para o setor em oito anos. Segundo projeções divulgadas o segmento deve avançar 4% neste ano, depois de recuar 2,8% em 2020.

Na v...

Continuar Lendo