Biomassa poderia injetar 1,8 mil GWh em energia adicional em 2021.

June 18, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Um levantamento feito pela Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) e a União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica) mostrou que as usinas de cogeração a biomassa têm capacidade de gerar uma produção adicional de energia a curto prazo de 1,8 mil GWh além dos contratos vigentes nos mercados regulado e livre. O estudo mostrou também que em 2022, este número pode chegar a 3,5 mil GWh.

Os dados apontam que essa energia adicional poderia vir de pelo menos 100 empreendimentos. “Só em 2022, poderíamos gerar o equivalente a uma hidrelétrica de 800 MW em capacidade instalada”, diz o presidente executivo da Cogen, Newton Duarte.

Essa energia aj...

Continuar Lendo

SENAI inaugura Instituto de Inovação em Energias Renováveis.

June 17, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Foi inaugurado no Rio Grande do Norte, na última terça- feira, 15 de junho, Dia Mundial do Vento, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER). Como impulso ao fortalecimento da indústria e à competitividade do Brasil, a unidade vai trazer soluções que prometem catapultar a sustentabilidade do país, com redução de custos, mais eficiência e geração de energias limpas.

O ISI-ER faz parte de uma rede formada por 26 Institutos de Inovação implantados pelo SENAI no Brasil para atender a diferentes demandas da indústria. É a maior rede de institutos privados do país para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do setor, com a unidade em Nata...

Continuar Lendo

Aposta da AES Brasil será na complementaridade de fontes.

June 09, 2021 | Categoria: Energy

ROBSON RODRIGUES, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO

Para não depender tanto de uma base de hidrelétricas e também atender as metas ESG, a AES Brasil vai focar suas operações e crescimento em geração eólica e solar. Hoje a empresa tem 4,2 GW de capacidade instalada, sendo que 1,2 GW são projetos eólicos.

Até 2017, toda base de operação da empresa era em fontes hídricas. Desde então houve uma diversificação em fontes solar e eólica, atingindo mais de 1/3 do portfólio atualmente. Atenta à crise hídrica que abala o Brasil, a CEO da AES Brasil, Clarissa Sadock, diz que a companhia mira na complementaridade de fontes.

“Hoje estamos crescendo mais em eólica por uma...

Continuar Lendo

Projetos de energias renováveis ganham linhas de crédito pelo BDMG.

June 07, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

Uma nova linha de crédito especiais para projetos de autoconsumo ou geração de energias renováveis em Minas Gerais está sendo lançada pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Os financiamentos podem ser contratados por empreendimentos de todos os portes, de micro a grandes empresas, mediante parcerias do banco com os integradores e distribuidores do mercado ou via contratação direta, conforme cada linha.

Segundo o BDMG, o objetivo da linha de crédito é dinamizar negócios especialmente no segmento fotovoltaico, seja para projetos de autoconsumo ou para projetos de longo prazo que envolvam geração de energia, como usinas solares. As linhas também contemplam o financiamento de pequenas centrais hidrel&ea...

Continuar Lendo

Crise hídrica: situação preocupa, mas não é de alarme, aponta PSR.

June 07, 2021 | Categoria: Energy

MAURÍCIO GODOI, DA AGÊNCIA CANALENERGIA, DE SÃO PAULO (SP)

A PSR classifica a situação para o suprimento energético deste ano como preocupante, mas ainda não é alarmante. Em sua avaliação o Brasil possui alternativas para gerenciar a atual crise hídrica, assim como já fez em um passado recente, que apresentou por situações complexas e similares. Para o suprimento de 2022 a consultoria diz que a situação pode mudar e que por isso ainda é cedo para se avaliar esse ponto, apesar da ‘luz amarela’ ter sido acionada quanto ao suprimento para o próximo biênio.

Essa é a fotografia do atual momento do país e que está na edição de maio da publicação E...

Continuar Lendo

Neoenergia antecipa construção de plantas solares para o mercado livre.

May 31, 2021 | Categoria: Energy

DA AGÊNCIA CANALENERGIA

A Neoenergia iniciou a construção dos parques solares Luzia, localizados no município de Santa Luzia, no Sertão na Paraíba. O início das obras estava marcado para o segundo semestre e foi antecipado com a emissão da licença de instalação pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente do Estado (Sudema), autorizando a instalação do parque Luzia III.

Com capacidade instalada total de 149,3 MWp, o empreendimento é o primeiro da empresa para geração fotovoltaica centralizada e será totalmente voltado ao mercado livre, aproveitando a sinergia operacional com outros negócios da companhia na mesma localidade, onde constam três parques eólicos e sistema de tra...

Continuar Lendo

Em alta, negócios de energia solar no Brasil já têm até troca de painéis por safra

May 27, 2021 | Categoria: Energy

A expansão acelerada da energia solar no Brasil tem incentivado empresários a criarem novos modelos de negócio, incluindo até operações junto a clientes do setor agrícola que preveem troca de painéis fotovoltaicos por safras futuras e um "marketplace" totalmente focado na tecnologia de geração limpa.

As permutas, comuns no setor rural, onde são conhecidas como "barter" e envolvem a entrega de produtos por agricultores em troca de insumos como defensivos agrícolas, passaram a ser oferecidas nos últimos meses na indústria solar do país, disse à Reuters o presidente da distribuidora de equipamentos Sunny Store, Hugo Albuquerque.

"O cliente consegue pagar o equipamento com três ou quatro safras, essa é a moeda dele. Essa...

Continuar Lendo

Comissão aprova projeto com benefício fiscal para produção de energia por biomassa em propriedade rural

May 26, 2021 | Categoria: Energy

A Comissão de Minas e Energia aprovou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei 6146/19, do ex-deputado Schiavinato (PR), que isenta do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) as propriedades que gerem energia elétrica por biomassa, como restos de colheita e esterco animal.

A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE). Ele concordou com o argumento de Schiavinato de que o aproveitamento da biomassa nas propriedades vem sendo dificultado pelos elevados custos de implantação dos sistemas de produção de energia.

 

Bismarck destacou também os benefícios da produção de energia a partir de biomassa. “Sua utilização para geração de energia gera baixa quantidade de polue...

Continuar Lendo